Tira-Dúvidas sobre o trânsito

interrogacao.pngQuando comecei a trabalhar com o trânsito, sempre tive muita vontade de poder passar o conhecimento que adquiri – e ainda estou adquirindo – a todas as pessoas que tem pouca informação sobre o tema. Como temos vários serviços pelo Brasil afora que tiram, por exemplo, dúvidas de gramática, eu gostaria de criar um serviço desse tipo para tirar dúvidas das pessoas sobre o trânsito.

Através do Tira-Dúvidas do Portal do Trânsito tenho conseguido atingir esse objetivo, é claro que sonho com o dia que este serviço possa chegar a toda a população que tem dúvidas sobre as leis em vigor, responsabilidade em caso de acidente, normas de circulação e conduta, entre outras. Mas já estou feliz com o resultado alcançado nesse começo de trabalho.

As pessoas que tem acesso as informações corretas, não tem mais desculpa para ter atitudes erradas. E sinto que o Trânsito é um segmento que precisa muito de conhecimento. As pessoas não sabem nem quem tem a preferência num cruzamento sem sinalização, quanto mais o conteúdo das últimas resoluções do Contran. É aí que entra o Tira-Dúvidas, um serviço importante que está a disposição da sociedade brasileira.

Acesse http://www.portaldotransito.com.br/duvidas/tiraduvidas.asp

401 respostas para “Tira-Dúvidas sobre o trânsito”

  1. Marisa escreveu:

    Entrei neste site,depois de ter passado por um enorme pavor.Meu companheiro parou na beira da estrada esperando os carros passarem para entrar na mesma e vinha uma carroça a nossa esquerda que atrapalhava a visão,ele mesmo assim ia atravessa-la ,quando viu um enorme caminhão e parou,esperou a carroça passar e atravessou,o carro falhou e depois conseguiu atravessar,só que vinham da nossa esquerda dois carros em alta velocidade e ficaram businando enlouquecidamente,botei as mãos na cabeça e fiquei em pânico.Meu companheiro não falou mais comigo de bravo que ficou,alegou que ele é que seria atingido,e eu fiquei pasma,pois teriamos dois carros vindos pela nossa esquerda e nós atravessamos pra pista da direita.Ele disse que não foi imprudente pode?

  2. Mariana Czerwonka escreveu:

    Marisa

    Nós mulheres geralmente somos mais assustadas que os homens, mas acho que isso não é negativo. Por causa dessa e de outras diferenças, as mulheres são mais precavidas no trânsito. Esta não é uma regra, são as estatísticas que nos mostram este fato, pois a maioria das mortes no trânsito é de homens. A única recomendação que posso dar é que todos, independente do sexo, devem dirigir com atenção sempre preocupados com todos os elementos do trânsito.

  3. Roberval escreveu:

    Gostaria de saber se não há problema em uma viagem à Cabo Frio, com dois casais e duas crianças de três anos

  4. Mariana Czerwonka escreveu:

    Roberval

    Você deve observar duas coisas: o limite de passageiros do veículo e se todos os ocupantes do veículo estarão de cinto de segurança. Com 4 pessoas atrás, alguém viajará sem cinto de segurança, o que é proibido e muito inseguro, inclusive para a criança. Existem formas de transporte seguro que devem ser respeitadas. Espero ter ajudado, se tiver mais dúvidas, volte a entrar em contato comigo.

    Agradeço pela participação.

    Mariana.

  5. Aline escreveu:

    FUI AUTUADA ESSE FIM DE SEMANA POR DIRIGIR COM HABILITAÇÃO DE CATEGORIA DIFERENTE E MEU NAMORADO Q ESTAVA NA GARUPA FOI AUTUADO POR ENTREGAR A DIREÇÃO A PESSOA NÃO HABILITADA, PODEMOS PERDER O DIREITO DE DIRIGIR? TEREMOS QUE FAZER CURSO DE RECICLAGEM?
    OBRIGADA..

  6. Mariana Czerwonka escreveu:

    Aline

    Segundo o Art.162, 163 e 164 do CTB dirigir com CNH ou permissão incompatível com a categoria do veículo é infração gravíssima, com acréscimo de 7 pontos no prontuário da CNH, multa de R$ 574,62, passível de recolhimento da CNH e apreensão do veículo. Já entregar a direção do veículo a pessoa nas condições previstas no artigo anterior (sem habilitação)também terá as mesmas consequências. Espero ter sanado a sua dúvida.

    Obrigada pela participação.

    Mariana.

  7. roberto escreveu:

    quero saber se um veiculo que está estacionado na contra mão e na porta de uma garage, sofrer um abalroamento acidental, o veiculo que bateu terá que arcar com às despeças do veiculo que estava na contra mão.

  8. marcus vinicius de souza escreveu:

    Boa Noite. Eu sofri uma colisão traseira ao frear bruscamente logo depois que o veiculo na minha frente frea-se tambem bruscamente queria saber se eu sou o culpado do acidente em relação ao veiculo que vinha atras de mim,que me impulsionou e me fez bater no veiculo da minha frente,queria saber se o veiculo da minha frente tem que pagar a parte da frente do meu carro e o de tras tem que pagar a parte traseira, ou carro que vinha atras de mim pagar tudo?
    OBS : O tempo estava chuvoso mais com boa visibilidade,e quando percebir que o carro da minha frente parou liguei o pisca lerta.
    OBRIGADO

  9. william escreveu:

    Olá a todos!!! Tenho algumas dúvidas sobre o processo para adquirir a carteira de habilitação “B” , pois já sou habilitado na categoria “A”. Em outubro do ano passado comecei o processo para adquirir minha tão sonhada letra “B” na minha CNH. Comecei as aulas práticas, tudo ia bem, mas percebi que o meu instrutor não me deixava dirigir em vias de maior movimento, e o que eu achei pior, não pude fazer minhas aulas na área onde seriam feitas as provas práticas com a alegação que o delegado de trânsito (o tão falado Cazé da Ciretran de Mogi das Cruzes) iria penalizar a auto-escola. O local de aprendizagem era muito diferente e precário e o local da prova com muito trânsito!!! Resultado: repeti duas vezes… Essa proibição é justa ? Tem alguma lei que ampare isto?
    Minha outra dúvida é sobre o periodo de validade do processo, uma vez que precisei me ausentar da minha cidade por alguns meses e a auto escola me disse que o praso máximo era de um ano!!! Informei-me no procon e disseram que só o exame médico e psicotécnico vencem, e não o processo todo!!! Gostaria muito de tirar essas dúvidas que estão martelando minha cabeça!!! Muito obrigado por ceder este espaço!!!

  10. Clovis escreveu:

    Gostaria de saber qual é cilindrada que se pode circular nas rodovias, existe alguma norma ou resolução, por exemplo motocicleta com menos de 100 cilindradas pode circular

  11. Jósé escreveu:

    oi meu nome é josé e não possuo cnh mas meu filho foi autuado por excesso de velocidade ele possui cnh mas o carro esta no meu nome…Nao vou recorrer e nem indicar o condutor ! Como posso perder 4 pontos sendo que eu nem tenho cnh ?

  12. Edilson escreveu:

    Oi,Fui Multado sobre Influencia de Alcool a um Ano,Gostaria de saber porquê a Multa não saiu do meu prontuario.Porquê me passaram que depois de um ano sairia do meu prontuario .
    Obrigado

  13. José Santana escreveu:

    Ola. SOS. :? :? :?
    Preciso de ajuda para defender uma tese.Podem me ajudar?

    Dados da ocorrência: Uma viatura da Policia Civil, ocupada por dois investigados (de serviço), os policiais avistam uma motocicleta sem placas, após bre acompanhamento o veículo e parado e fiscalizado, sendo constatado que além da falta de emplacamento o condutor estava com a CNH (permissionária) vencida.
    Os Policiais Civis não possuindo Talão de Autuação, solicitam apoio “rede rádio ” .
    Policiais militares comaprecem no local em fazem as autuações:
    1) Dirigir sem estar habilitado
    2) Veiculo sem placa

    Fica a questão:
    Os policiais militares poderiam e/ou deveriam efetuar as autuações.

    Os policiais militares não presenciaram o veículo em movimento, o estado de flagrancia, mas os policiais civis sim.
    A palavra dos Policiais civis + os indícios de prova material, ou seja a moto, a CNH vencida:

    fundamenta,
    torna legal a ação dos Policiais Militares?
    Torna Legitima ás autuações?

    Obrigado?

  14. Eronaldo escreveu:

    tenho a carteira provisória, e transferir um veiculo apos o prazo de 30 dias do recibo,e é multa grave, 5 pontos, então vou perder a carteira, ou por ser uma multa administrativa não perde-se a carteira nesse caso, o que acontece com os pontos, devo recorrer, é necessário? detran sc.

  15. daniel vilela escreveu:

    fui atuado em uma blitz
    por causa de algumas irregularidades no veiculo
    e tambem por causa de uma tranferencia naum feita
    e ainda estou com minha carteira provisória
    só que o seguinte a moto naum era minha e nem estava em meu nome
    e eu assinei os papeis que o guarda me deu
    será que perderei minha carteira provisória?

    DESDE JÀ AGRADEÇO

    DANIELVILELA7@gmail.com

  16. paulo cesar escreveu:

    Passei pelo um sinal de transito altas horas da madrugada,quando derepnte estava no meu lado uma moto particular,conduzida pór umn policial fardado,ele disse que furei o sinal e que ia me autuar,sem me dar nem um papel pra assinar.isso e correto,sei da minha inflaçao,mas isso pode acontecer?
    obrigado

  17. rafael anderson escreveu:

    nao possuo cnh e fui autuado o carro esta no nome de outra pessoa com carteira provisoria tem como ela nao sofrer os pontos

  18. Cristian escreveu:

    olá, gostaria de saber o que devo fazer no meu caso eu estou com a carteira provisória ainda, e tenho um carro em meu nome! estava em uma avenida no centro de florianópolis quando me deparei com a sinaleira
    já passando para o sinal vermelho parei o veiculo,mas encima da faixa de retenção..ai só vi os flash.será que a foto pega o motorista e o carona e a gente ainda estava sem o cinto.. eu não posso perder a minha habilitação será que posso alegar que não era eu?e o meu pai assumir?
    obrigado

  19. Leandro escreveu:

    Boa Noite, Fui atuado agora a pouco por conduzir um veiculo sem a CNH, mais o veiculo sendo de propriedade de um irmao meu, q tbm não tem a CNH, isso pode acarretar em que na minha futura carteira de motorista… ou outras situações… E com posso resolver tal situação??
    Agradeço desde jah… Obrigado!!!

  20. Vagner escreveu:

    Se possível gostaria que você me passa-se dados sobre acidente de percurso, pois tenho que fazer uma apresentação na empresa em que trabalho e estou achando poucos dados na internet

  21. Lemos escreveu:

    Fui multado por dirigir sem CNH,somente essa multa,mas a moto era do meu irmão,pode dar algum problema para ele? Não foi feita uma multa por dar oa mato nas mãos de um condutor sem Habilitação,podem tirar minha dúvida.obrigado

  22. emanuel soares escreveu:

    Comprei um veículo e deixei de transferir no prazo de 30 dias.Quais serão as penas adminstrativas com relação a autuação e pontos na minha CNH.

  23. emanuel soares escreveu:

    Compretando minha pergunta anterior,infatizo que até o final de 2008,quando da transferência de proprietário de veículo com prazo fora dos 30 dias exidos por lei,pagavasse apenas um valor relativo a averbação sem contuto sofrer qualquer tipo de punição na CNH do novo proprietário,sei que agora o novo proprietário após alguns dias recebe uma multa e estou na dúvida sobre os pontos na CNH.

  24. Itala Moradei escreveu:

    Sobre dirigir com CNH de categoria diferente, vc respondeu: Segundo o Art.162, 163 e 164 do CTB dirigir com CNH ou permissão incompatível com a categoria do veículo é infração gravíssima, com acréscimo de 7 pontos no prontuário da CNH, multa de R$ 574,62, passível de recolhimento da CNH e apreensão do veículo. Vai fazer um ano da autuaçao dia 08/08/2009, paguei a multa, amarguei os 7 pontos, mas nao recebi mais nenhuma comunicaçao, minha carteira nao foi suspensa, que eu saiba(pois nao consta nada no site do Detran), depois de passado um ano da infraçao posso adicionar a categoria A sem nenhum problema? Minha categoria e B.
    Obrigada.

  25. Rafael Cuzzuol escreveu:

    caros amigos, estou com um problema, um rapaz, sem habilitação , bateu no meu carro, em um cruzamento, a preferência era minha, e esta encrencando pra pagar o prejuízo, o que quero saber é o seguinte, posso pedir um apelo criminal por lesão corporal? além de pedir meus danos….????

  26. Dyonata Fraga escreveu:

    ola!
    Comecei a fazer a minha cnh, e transferir um veiculo apos o prazo de 30 dias do recibo, e ganhei uma multa de 5 pontos, neste caso vou perder a cnh, ou por ser uma multa administrativa não vou perder minha cnh? Eo que vai acontecer com os pontos?Devo recorrer, é necessário? Detran RS

  27. Thiago Figueiredo escreveu:

    Olá, boa tarde!

    Gostaria de saber se quando eu terminar o curso MOPP, o certificado vale como documento? Porque a segunda via da CNH com a descrição do curso nas observações demora de 40 a 60 dias para ficar pronta.

    Estou terminando meu curso essa semana e preciso começar a trabalhar o mais rapido possivel, preciso saber se as autoridades e as empresas aceitam o certificado como documento até o recebimento da nova CNH.

    Obrigado e aguardo uma resposta.

    Thiago Figueiredo

  28. Gedeão escreveu:

    Recebi uma multa por estacionar na faixa amarela, só que eu não assinei nada e não tinha nenhuma notificação no parabrisa isso é correto? Outra dúvida é a localização desta faixa, a rua onde parei é mão única (só sobe), a faixa amarela não deveria ser somente em mão dupla (sobe e desce), é possivel recorrer a essa multa?

  29. Dyana escreveu:

    Gostaria de saber, se posso ser multada em uma rodovia que corta uma cidade a outra dessa forma:
    Estava eu muito bem, quando aconteceu um acidente e onde tinha mais de 30 carros parados, eu por curiosidade fui até lá ver se tinha alguem conhecido pois a cidade é pequena e estava no local uma vizinha, poxa fiquei preocupada mais graças a Deus não havia acontecido nada com ela e nem com alguem conhecido, quando eu voltei notei que tinha um policial anotando a placa de vários carros e inclusive o meu, não parei pra questionar a situação peguei o meu veículo e fui para o meu destino, sendo que ele só anotou em um bloco numa prancheta e não tirou foto sem nda, nem pediu nenhuma documentação nada, e tb não me deu nenhum papel pra assinar. Sendo que lado que estava totalmente congestionado por mts motoristas pararem era oposto ao meu. Quero saber qual pode ser o meu procedimento nessa situação, se posso ser verdadeiramente multada dessa forma???

  30. Renan escreveu:

    Bom dia! Gostaria de saber se existe alguma lei que esteja do meu lado? Fui parado por um poilicial em minha cidade e meu carro foi guinchado por falta de licenciamento…porem o ipva e seg. obrig. estavam pagos! Sendo assim assinei uma multa e um outro papel azul que o poilicial fez e disse que eu precisaria do mesmo para retirar meu carro do pátio… Minha duvida é o seguinte… 1º Teria que ser guinchado mesmo? (talvez se eu pagasse pela internet e levasse o comprovante) andei lendo e vi que se a infração ser corrigida no local a multa existe porem não é necessario a remoção do veiculo… e a 2º duvida e pior… não fizeram vistoria nem assinei nada quanto ao estado do meu carro. objetos pessoais .. riscos.. aparelho de som.. nada foi retirado.. e se quando for retirar estiver danificado? como proceder? Obrigado

  31. alex escreveu:

    quanndo esta tendo britis se o veiculo parar antes dela eles tem o direito de vim ate esse veiculo e multalo pois o veiculo nao tinha passado por eles

  32. alex escreveu:

    a multa de uma britis e dada quando passamos por ela ou eles pode sair do lugar e multar o veiculoantes de chegar ate eles?

  33. edson escreveu:

    O condutor de um veículo pode ser multado se não estiver com os documentos de porte obrigatório, mesmo se o veículo estiver estacionado quando for abordado pelo agente de trânsito?

  34. CREIDE RITA DE OLIVEIRA escreveu:

    SOU CADEIRANTE E EU E MEU MARIDO ESTACIONOU O CARRO EM UM LUGAR ESPECIAL PARA DEFICIENTE E O CARRO ESTAVA COM ADECIVO DE DEFICIENTE E MESMO ASSIM QUANDO NÓS RETONAMOS PARA O CARRO,O MESMO ESTAVA COM UMA MULTA, COMO DEVEMOS CORRE COM ESTA MULTA POIS SÓ MEU MARIDO TEM ABILITAÇÃO E O CARRO ESTA NO NOME DELE…O QUE FAÇO???

  35. Pedro escreveu:

    Olá, sofri um acidente com o carro da empresa (estava em serviço), e tive de ir ao hospital, lá um dos policiais que acompanhava a ocorrência, me notificou que o doc do carro havia vencido um dia antes (31/12/09), e por isso estava sendo autuado, ok. Ele não soube me responder, mas quero saber o seguinte: A pontuação da multa vai para minha CNH?
    Obs.: O carro não estava revisado, o acidente ocorreu em razão dos pneus, ambos dianteiros, estarem totalmente carecas, e o carro é de locadora, não da empresa.
    Grato.

  36. thirson oliveira escreveu:

    eu estava numa preferencial arterial de motocicleta envolvi em um acidente , sabendo que o outro veiculo estava errado, mas, o outro estava todo certo, e eu não tenho habilitação. pergunto qual será minha penalidade e qual será do outro. se possivem me responda dentro dos artigos da lei do denatran ou contran . meus agadecimentos abraços

  37. Janaina Cristiane Giesel escreveu:

    Bati o carro, atravessando pela preferencial uma moto bateu na lateral do carro e o casal ficou ferido, assim assumi a culpa por ter “atravessado” a preferencial sem ter parado, mas o condutor da moto está com habilitação vencida há mais de um ano e disseram que os documentos da moto também estão atrasados. E agora estou tendo que ficar levando-os para fazer curativos, médicos, mas nem sempre posso por causa do horário de trabalho. O que posso fazer? Os pais do condutor disseram que irão ingressar com o processo. Gostaria de saber o que posso fazer … sou mesmo obrigado e culpado, sendo que o condutor não poderia estar conduzindo a moto? Ele também não seria culpado?

  38. Angeelica escreveu:

    Se eu comprei uma moto mais essa moto naum esta comigo mais ta no meu nome e acontece um acidente pra quem vai as consequencias após pra quem esta pilotando ou pro nome da pessoa que esta no documento dessa moto ?

  39. Angélica Martins escreveu:

    Ola Boa Tarde ?

    Se eu comprei uma moto,mais essa moto naum esta comigo,mais ta no meu nome e acontece um acidente pra quem vai as consequencias após, pra quem esta pilotando ou pro nome da pessoa que esta no documento dessa moto ?

  40. sandro escreveu:

    fui autoado por parar num lugar proibido, e fui multado com falta grave .perdi 5pontos e possuo a permissao .sera q ja perdi ou tenho chance ?

  41. val escreveu:

    atravessei uma avenida e parei num cruzamento para depois atravessar e seguir em frente e seguindo a avenida que eu estava a cruza uma mulher entrou no msm cruzamento parando do meu lado as esquerda sendo que ela ia entrar na msm direção que eu mais como eu tinha a visão da dir. e continuei do meu lado e olhando pra dir. pra atravessar , mas na hr que os carros pararam de vir ela tb entrou junto comigo e no meu campo de visão ela tinha subido a av. sendo assim colidi com ela amassando o paralama e o para-choque dela agora ela quer que eu pago pq eu disse pra ela que eu estou na permissão e não posso ter pontos na carteira e ela disse q só com o meu nome ela consegui meu cpf e rg no serasa gostaria de saber se isso é possivel e quem tava errado.

  42. val escreveu:

    atravessei uma avenida e parei num cruzamento para depois atravessar e seguir em frente e seguindo a avenida que eu estava a cruza uma mulher entrou no msm cruzamento parando do meu lado as esquerda sendo que ela ia entrar na msm direção que eu mais como eu tinha a visão da dir. e continuei do meu lado e olhando pra dir. pra atravessar , mas na hr que os carros pararam de vir ela tb entrou junto comigo e no meu campo de visão ela tinha subido a av. sendo assim colidi com ela amassando o paralama e o para-choque dela agora ela quer que eu pago pq eu disse pra ela que eu estou na permissão e não posso ter pontos na carteira e ela disse q só com o meu nome ela consegui meu cpf e rg no serasa
    gostaria de saber se isso é possivel e quem tava errado.?

  43. marcela alves escreveu:

    eu quero muito ser professora de auto escola. ja tenho as duas primeiras
    categorias. quanto tempo eu levaria para poder tirar proxima categoria?

  44. Marcelle Pinto escreveu:

    Olá, estacionei proximo a uma parada de ônibus, quando estava voltando para pegar meu carro o guincho já estava levando, quando fui retira-lo do orgãos percebi que o para-choque frontral estava deanificado, acho que as cintas que prendem a roda estava um pouco solta e acabou ocasionando o problema. Como devo proceder para que meu carro seja recuperado?

  45. helena escreveu:

    na ultima sexta feira levei uma multa por velocidade, o carro esta no meu nome, porem minha aula pratica no detran sera somente na segunda feira, sera que essa multa pode cancelar o processo da cnh?? posso perder o direito de diriigir e ter minha futura carteira cancelada?? estou apavorada!!!!

  46. marcelo escreveu:

    não pode ficar tranquila.

  47. TEREZINHA FERREIRA DE ACEDO escreveu:

    Tenho a primeira habilitação, mas não tenho a prática pois meu marido não deixa pegar no carro e raramente quando deixa me inibe me deixando nervosa e quando não diz que não sou capaz e eu sei que sou, e não quero desisitir por mais que ele queira ou insinue isso, o que devo fazer?Gostaria de ter resposta por favor….

  48. Barbosa escreveu:

    Olá tenho uma dúvida. Recebi uma multa diretamente pelo agente de transito da PRF alegando o mesmo que fiz ultrapassagem indevida pela contramão art 596.70 do CT. Ocorre a ultrapassagem se deu pq o caminhão a minha frente estava transportando brita e por várias vezes elas cairam sob o capô do carro e vidro, como já existia um outro carro atrás, ficaria difícil reduzir, assim temendo maiores perdas o ultrapassei. O caminhão trafegava devagar (menos de 50 no máx.) como a faixa era dupla e contínua eu não podia ultrapassar mas diante do material transportando pelo caminhão sua velocidade e a distância até a faixa que permitia a ultrapassagem, não vi outra possibilidade a não ser ultrapassá-lo temendo maiores danos. Depois fui surprendido pela prf e fui autuado.
    Dúvida: A notificação foi na hora. Assinei. Estou a 1 mes e meio de pegar a definitiva. Como posso recorrer e caso em recurso venha a definitiva corro o risco de perde-la?? Como funciona os prazos??

    Muitíssimo Obrigado.

  49. Gabriel escreveu:

    Boa noite. Tenho uma forte dúvida relacionada a locais de estacionamento. Vou contar uma rápida “história” para contextualizar: Moro em um Edifício que não tem vagas de garagem suficiente. Existe uma pequena área de estacionamente na frente do edifício que moro, onde costumo deixar o meu carro. No entanto, nem sempre há vagas disponíveis e, as vezes, uso o estacionamento análogo ao que existe na frente do meu prédio, porém do edifício vizinho. Inúmeras vezes já fui ameaçado de que meu carro seria guinchado, pois eu não poderia para-lo alí, já que eu não iria acessar o tal edifício (vizinho). Bem, a dúvida é essa. Eu estou errado em parar o carro na área que fica em frente ao edifício vizinho (que não é oficialmente a garagem do edifício em questão), ou eles estão errados em intimidar-me? Espero que eu tenha sido claro. Grato pela atenção!

  50. Taiana escreveu:

    Eu precisava muito de uma resposta….Pelo amor de Deus alguem me ajuda, pq cada um me responde uma coisa diferente…
    Bom…Meu marido trabalha com uma kombi…e as vezes ele quer que eu va junto em suas entregas…eu precisava saber se eu posso levar meu filho de um ano e meio junto (com a cadeirinha é claro). Se existe alguma lei que permita levar crianças no banco de frente em carros que não tem bancos de passageiros (kombi, caminhão, pick up)…
    Por favor alguem me ajuda…

  51. Laercio escreveu:

    Olá Tatiana, boa noite? a Resolução nº 277 (Contran), de 28 de maio de 2008, dispõe sobre o transporte de menores de 10 anos e a utilização do dispositivo de retenção para o transporte de crianças em veículo. Entra no site do Denatran e baixe que vc encontrará sua resposta na Art. 2º, Parágrafo único desta resolução.

    http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_277.pdf

  52. ELIONAI escreveu:

    OLÁ GOSTARIA DE SABER SE POSSO RECORRER A UMA MULTA DE TRANSITO COM UMA BIS C 100 POR NAO POSSUIR CNH A, MAIS POSSUO A HABILITAÇAO B, MAIS NO MOMENTO QU FUI ABORDADA NAO FALEI QUE TINHA CNH B, LEVEI A MULTA E NAO PEDIRAM PARA ASSINAR APENAS PEDIRAM, PARA ARRUMAR UMA PESSOA HABILITADA COM CNH A PARA RETIRAR A MOTO, MAIS COMENTEI QUE ESTAVA TIRANDO A CNH E CHOREI MUITO QUE QUASE ACHEI QUE NAO IRIA PARA DE CHORAR, PEDI PELO AMOR DE DEUS PARA DAR-ME UMA CHANCE MAIS O POLICILAL APENAS FICAVA CALADO, SERÁ QUE ELES VÃO TIRAR PONTO DA MINHA CARTEIRA B,TEM COMO ELES VOLTAR ATRAS E NAO MANDAR A MULTA? POR FAVOR MANDE-ME UMA RESPOSTA SÓ DEUS PODE FAZER UM MILAGRE!

  53. haedson escreveu:

    Narrativa da Ocorrência:

    SEGUNDO LEVANTAMENTO EFETUADO NO LOCAL, O V1, UM CAMINHÃO, SEGUIA O SENTIDO DO FLUXO PELA VIA LATERAL PELA FAIXA DA DIREITA E
    MANOBROU À ESQUERDA PARA TER O ESPAÇO NECESSÁRIO PARA ENTRAR NUMA RUA À DIREITA, NÃO PERCEBENDO A PRESENÇA DO V2, UMA MOTOCILETA,
    QUE PASSAVA PELA SUA DIREITA, INSTANTE EM QUE O CONDUTOR DO V2 PERDEU O CONTROLE DO VEÍCULO E TOMBOU SOBRE A PISTA.

    GOSTARIA DE SABER QUEM TA ERRADO OBRIGADO

  54. Rosi escreveu:

    ola gostaria de saber oque pode ser alegado para nao perder a cnh, fui multado por influencia de alcool, mas nao ha nenhuma prova material que comprove isso, nao posso perder minha cnh pois trabalho com ela, oq posso alegar

  55. Ane escreveu:

    Olá!! Boa tarde. Tenho um carro q tá no meu nome e não tenho habilitação, em novembro do ano passado recebi uma multa Grave por excesso de velocidade, aferição foi feita por radar. Acabei perdendo o prazo de indicar um condutor e a multa chegou no meu nome como dona do carro e condutor infrator. Em janeiro iniciei um processo para tirar a habilitação, a multa vencerá em maio. Minha duvida é esses pontos podem cair pra minha PPD? Já que a lei diz que não pode cometer multas Grave, nem Gravissima, nem ser reincidente em multa leve no periodo de um ano apartir da data de expedição da PPD. A minha multa foi antes. O que pode me acontecer?

  56. daniel escreveu:

    tenho 15 vou fazer 16 quero saber se eu comprar uma tipo motocicleta corre 60 uma bull quero comprar uma pra andar com tudocapacete protegido e pegar umas aulas na auto escola posso dirigir? ou não por favor gostaria da informação se eu posso andar sabendo com capacete e todo equipamento de segurança

  57. washington lucas escreveu:

    me envolvi em um acidente de transito. um rapaz cortou a preferencial e pegou a lateral do meu carro. ele estava totalmente errado devido a ocorrencia policial. porem, eu estava com o documento atrasado. e o rapaz por esse motivo nao quer pagar o concerto do meu carro. se eu processar ele, tenho muita chance de ganhar? ou não?

  58. Acacio escreveu:

    Olá, deixei de transferir o veiculo no praso de trinta dias posso perder minha CNH provisoria.

  59. Mário escreveu:

    Pode o agente de transito parar um veículo para averiguação quando ele também estiver em movimento?

  60. Eliane Martins escreveu:

    Olá, Tenho CNH provisória, fui abordada e autuada por dirigir com passageiros sem cinto no banco de traseiro . Não assinei nenhum notificação. Gostaria de saber se corro o risco de perder a carta? E qual o procedimento se houver alguma forma de recorrer?

  61. carlos escreveu:

    poderia mim dizer como posso dirigir sem o ipva,ele esta pago so que foi perdido e a moto esta em nome de outra pessoa que nao tem tempo de tirar a 2 via.estou andando de bicicleta por conta disso por favor salvem me

  62. Daniel carlos escreveu:

    tenho a carteira provisória, e transferir um veiculo apos o prazo de 30 dias do recibo,e é multa grave, 5 pontos, então vou perder a carteira, ou por ser uma multa administrativa não perde-se a carteira nesse caso, o que acontece com os pontos, devo recorrer, é necessário? detran ….posso continuar dirigindo ou não ???

  63. Daniel carlos escreveu:

    onde ficas as respostas dessas perguntas feita acima

  64. Fernando Senra escreveu:

    Minha dúvida é a seguinte, no ano de 2003 tirei minha permissão categoria B, aí pouco depois sofri um acidente e deram uma multa, até ai tudo bem… eu entrava todos os dias no site do Detran de Minas Gerais para consultar se a pontuação tinha entrado e nada… Então neste tempo dei entrada na auto escola e fiz todo o procedimento, paguei todas as taxas e fiz o exame para adicionar a cat. A, e fui aprovado… só que depois de um tempo a pontuação entrou e nada de habilitação AB… Em 2005 dei entrada em tudo de novo e tirei a cat. B… E queria reaver a cat. A que não teve nada haver com a historia sendo que esta foi tirada bem depois… cabe algum recurso? algum processo? Por favor me ajude!! Ninguem soube me responder nem no 155, nem na delegacia!

  65. Miriam Goulart escreveu:

    Olá, tenho o contran paraver como posso instalar ao assento de elevação para meu filho de 6 anos no carro, e não tenho obtido resposta.

    O caso é que meu carro só possui cinto de segurança de dois pontos e a lei diz que o cinto deve ser de três pontos , o que posso fazer?

    Agurdo resposta.

  66. Evanilson escreveu:

    Levei uma multa no inicio do mes de Março (infração: dirigir sem possuir CNH). Comecei tirar a CNH em Abril.
    Corro o risco de perder minha CNH por causa dessa multa?

  67. alexandre escreveu:

    minha cnh era provissora mais estava vencida,leveiuma multa , posso tira minha cnh permanente?

  68. Andeia escreveu:

    Boa noite. gostaria de uma unformação, fiz a vistoria na minha moto já peguei o 2010 verdinho agora a vendi mais apareceu multas de 24/04/2010, 31/03/2010, e pasme de 20/01/2008, multas estas que antes não existiam, o que devo fazer e a quem recorrer? Desde já agradeço pela atenção.
    Andreia.

  69. Mis escreveu:

    Gostaria de saber se posso perder a minha carteira provisória(2010), pois fui abordada sem o licenciamento ano passado (2009)o que fazer

  70. ernani escreveu:

    o policial militar podera autuar o veiculo, por falta de transferencia de propriedade, ou por falta de transferencia de municipio,quando devidamente comprovada a infraçao, em que caso ,quais os procedimentos e qual o enquadramento legal?

  71. Claudia escreveu:

    Sou do Rio de Janeiro comprei um carro para meu pai em fevereiro pois ele não podia tira pois estava com restrição em seu nome sendo que não sabia da tal transferencia em trinta dias pelo detran pois a agência nao informou ja que decide fazer a transferencia por minha conta, 1 de maio passei na prova pratica e peguei minha habilitacao em junho, sendo que ouvi uma pessoa comentando desta multa e liguei para o detran para me informa e para minha surpresa era verdade assim que vistoriar o carro levarei uma multa administrativa, a atendente do detran me informou que o melhor e deixar o carro na garagem até pegar minha carteira definitiva, procurei uma amiga que é advogada para saber se tinha uma outra solução, mas ela não soube me informar e pediu que soubesse com um despachante, pois está mas inteirado sobre este assunto e minha pergunta é tem como fazer alguma coisa com esta situação? se tiver me oriente, pois não levarei uma multa de transito e sim administrativa o que fazer?
    Aguardo seu contato
    grata

  72. Raquell escreveu:

    Boa Noitee…
    tenho uma duvida
    meu carro esta tudo certo agora, documentação ok, + antes disso ele estava atrasado, foi preso.. o carro foi liberado porém levei uma multa… por dirigir com o carro sem estar com o documento certo..
    éis a questão, a multa caiu no sistema agora, e xegou a multa em casa
    ainda nao paguei,venceu ontem com o disconto….

    Posso andar tranquilamente com o carro???
    Ou se parar numa blitz meu carro pode ir preso novamente?

    O dpvt,e seguro obrigatorio ta pago já o 2010

    desde de já obrigada;

  73. Mariana Czerwonka escreveu:

    Claudia

    Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, ao final do prazo de um ano, o condutor receberá a CNH definitiva, desde que não tenha, neste período, sido multado por qualquer infração gravíssima ou grave (isso inclui a de transferência do veículo), nem seja reincidente em multa por infração média. Se incorrer em um destes casos, o candidato terá que reiniciar todo o processo de habilitação.

    Atenciosamente,

    Mariana.

  74. Mariana Czerwonka escreveu:

    Raquell

    Se a documentação está toda paga e correta, não há com o que se preocupar.

    Atenciosamente,

    Mariana.

  75. Patricia escreveu:

    olá ,necessito saber sobre a seguinte questão: tenho uma Biz 125 ano 2005 ,comprei pelo financiamento do banco finasa,está quitada e não sabia da tal transferencia em 30 dias,o que tenho que fazer? como agir? e pior todos os IPVA em dia desde 2005 ate´2010 ,no dia 22 de setembro de 2010 a moto foi abordada,em uma bliz policial e apreenderam a moto.como faço p retira-la com urgencia. obrigada.

  76. dorival escreveu:

    pergunta:
    coloquei um carro no nome de minha namorada e ela esta com a carta vencida,mais a minha não esta e quem dirige sou eu
    posso ter problemas ao dirigir,por ela estar com a carta vencida e o carro estar no nome dela?…aguardo.
    prolemas como : blits..e assim vai.
    ps: o carro esta em dia com todos os impostos.

  77. sirlene escreveu:

    quero saber se depois de um ano os pontos saem da carta provisoria????

  78. Fabrício escreveu:

    Tenho uma dúvida a respeito de uma colisão que ocorreu comigo e que terei que prestar um boletim de ocorrência.
    No seguinte caso, gostaria de saber como a legislação de trânsito interpretaria esta colisão, na qual acredito ser inocente.

    Na seguinte situação, encontrava-se meu veículo que estava estacionado em uma avenida preferencial. No momento que realizei a manobra para sair da vaga, liguei o pisca alerta à esquerda e verifiquei no retrovisor que um caminhão que estava nesta avenida principal me dava a vez para entrar na pista. Então, comecei a sair de minha vaga cuidadosamente tomando a preferencia nesta avenida. Enquanto realizava esta manobra, visivelmente e corretamente sinalizada, outro veículo entra de uma rua paralela nesta avenida, aproveitando que o caminhão estava parado me dando prefêrencia. Como a manobra deste veículo ocorreu por trás do meu, continuei efetuando a manobra na qual eu estava na preferência, quando, sem a motorista do outro veículo ter observado que eu estava realizando esta manobra, corta minha frente, de modo em que colidimos. A parte dianteira lateral esquerda do meu carro colidiu na lateral direita da porta traseira do veículo dela.

    No momento, tiramos os veículos do local para não bloquear o tráfego, estacionamos os carros e decidimos trocarmos contatos para uma consiliação, abdicando assim imprudentemente da perícia. Eis que no momento, a motorista alegou não ter me visto e que combinaríamos uma forma de acerto. Quando entrou novamente em contato comigo, alegou não ter culpa, que eu colidi imprudemente sem ver que ela estava passando no determinado momento. Decidimos então registrar um B.O., porém como ambos achamos estar certo, provavelmente será aberto um processo a ser julgado. Porém, antes de registrar esse B.O. resolvi pedir auxílio, pois se a legislação me considerar incorreto, assumirei a culpa sem necessitar uma audiência. E se ela estiver errada, terei argumentos para pedir a consiliação.

  79. Fabrício escreveu:

    Tenho uma dúvida a respeito de uma colisão que ocorreu comigo.
    No seguinte caso, gostaria de saber como a legislação de trânsito interpretaria esta colisão, na qual acredito ser inocente.

    Na seguinte situação, encontrava-se meu veículo que estava estacionado em uma avenida preferencial. No momento que realizei a manobra para sair da vaga, liguei o pisca alerta à esquerda e verifiquei no retrovisor que um caminhão que estava nesta avenida principal me dava a vez para entrar na pista. Então, comecei a sair de minha vaga cuidadosamente tomando a preferencia nesta avenida. Enquanto realizava esta manobra, visivelmente e corretamente sinalizada, outro veículo entra de uma rua paralela nesta avenida, aproveitando que o caminhão estava parado me dando prefêrencia. Como a manobra deste veículo ocorreu por trás do meu, continuei efetuando a manobra na qual eu estava na preferência, quando, sem a motorista do outro veículo ter observado que eu estava realizando esta manobra, corta minha frente, de modo em que colidimos. A parte dianteira lateral esquerda do meu carro colidiu na lateral direita da porta traseira do veículo dela.

    Quem estaria incorreto?

  80. Fabrício escreveu:

    Tenho uma dúvida a respeito de uma colisão que ocorreu comigo.
    No seguinte caso, gostaria de saber como a legislação de trânsito interpretaria esta colisão, na qual acredito ser inocente.
    Na seguinte situação, encontrava-se meu veículo que estava estacionado em uma avenida preferencial. No momento que realizei a manobra para sair da vaga, liguei o pisca alerta à esquerda e verifiquei no retrovisor que um caminhão que estava nesta avenida principal me dava a vez para entrar na pista. Então, comecei a sair de minha vaga cuidadosamente tomando a preferencia nesta avenida. Enquanto realizava esta manobra, visivelmente e corretamente sinalizada, outro veículo entra de uma rua paralela nesta avenida, aproveitando que o caminhão estava parado me dando prefêrencia. Como a manobra deste veículo ocorreu por trás do meu, continuei efetuando a manobra na qual eu estava na preferência, quando, sem a motorista do outro veículo ter observado que eu estava realizando esta manobra, corta minha frente, de modo em que colidimos. A parte dianteira lateral esquerda do meu carro colidiu na lateral direita da porta traseira do veículo dela.

  81. ivanilde escreveu:

    Oi meu marido estva com acnh provisória e levou uma multa será que ele vai pereder a habilitação ele tava sem placa.

  82. Diones escreveu:

    Olá sou Cabo do exercito e fui cumprir uma missão “viajar”, e voltando da missão entreguei a direção para um tenente e ele tbm era habilitado e numa curva ele fez uma ultrapassagem ñ permitida, e os policias abordaram a viatura e fizeram uma atuação no prontuario do tenente mais como era carro de empresa e a ficha esta no me nome corre o risco dos pontos ser descontado na minha CNH?
    mais deixo bem claro q qm assinou a autuação foi o tenente os policias nem sabia q sou habilitado pois não pegaram nenhum documento meu..

  83. ronildo escreveu:

    tenho um carro em meu nome mas nao sou abilitado meu cunhado pegou uma multa pra quem vai esta multa o carro esta em meu nome

  84. rosana escreveu:

    ola tenho cnh plovisoria e coloquei uma transferencia ……en meu nome da moto que complei eu corro o risco de perdela se nao fizer a trasferencia . com 30 dias a minha cnh….

  85. André Felipe escreveu:

    Olá bom dia, Comprei um carro e passou do prazo de 30 dias para passar para meu nome, recebi uma multa de averbação sendo que eu não tenho CNH, mais estou tirando já fiz todos os exames e passei em todos.
    minha duvida é minha CNH será emitida do mesmo jeito?
    ou será cancelada no ato?
    O que eu posso fazer nesse caso?

    obrigado desde já

  86. Pamela Cristina escreveu:

    BOA NOITE!

    GOSTARIA DE TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS POR FAVOR!
    COMPREI UM CARRO EM NOVEMBRO DE 2009, E POR MOTIVOS FINANCEIROS E ENTRE OUTROS NÃO TRANSFERIR O CARRO,
    NO ENTANTO, HOJE TENHO UM PROBLEMA, MINHA HABILITAÇÃO DEVE
    SAIR NA PROXIMA TERÇA 16/11/2010, HOJE EU TENHO O DINHEIRO PARA TRANSFERIR E FAZER TD CERTO, MAS QUERO SABER, A DATA DO RECIBO É DE 2009 E A DATA DE MINHA HABILITAÇÃO É DE 2010, POSSO TRANSFERIR O CARRO OU VOU PERDE MINHA HABILITAÇÃO?

    GRATA

  87. Sandra Candida escreveu:

    Vendi um carro o ano passado e já recebi duas multas e só tenho permissão para dirigir e não consigo contato com os compradores para assumir as multas mais já comuniquei a venda ao Detran, no entanto continuo recebendo multas o que devo fazer….

  88. vagner escreveu:

    eu estava sem habilitação meu carro foi guinchado e agora pra retirar o carro do pateo, eu não tenho o recibo do carro mais o carro está em meu nome o que faço ?

  89. vagner escreveu:

    eu tenho um carro financiado perdi meu recibo ai no fim de semana me pegaram sem a habilitação o que faço para retirar do pateo?

  90. Maisson escreveu:

    Olá pocos dias sofri acidente e tenho algumas multas, meu carro entreguei para financiadora abater o restante e vo pagar o restante das parcelas as multas sai do sistema com o tempo, ow não.

  91. Pedro Haddad escreveu:

    Oi, estou desesperado, comprei uma moto, ela está no nome do antigo dono e fui multado totalizando 14 pontos…
    Quero saber se eu posso transferir a moto para meu CPF, ou para a CNH do meu irmão que está a disposição…
    ele é pai de família, e trabalhador, e depende dessa carteira para sobreviver….
    desde já agradeço…
    pedro

    p-haddad@hotmail.com

  92. MARCOS escreveu:

    gostaria de saber porque esse pessoal de moto faz o que quer e ninguém os pune, seria medo…

  93. Leandro escreveu:

    Tenho uma moto e naum possuo carta. Dai esses dias estava numa lanchonete e moto estava estacionada na calçada (local proibido) dai chegou os policias e me enquadraram, pegaram minha moto e levaram. Sei qe isso é errado da parte deles, mas fazer oq né…eles saum a lei =\
    Dai me falaram qe é pra ir alguem com carta buscar. A minha duvida é. Vou pagar multa ? de qtos ? Quem for pegar a moto perdera pontos na carteira ? muito obrigado

  94. maria da gloria macedo pinto escreveu:

    comprei um carro e emprestei ocara foi multado ele disse que já trsfiriu as mutas mas elas continuam no meu nome e aí´????????/

  95. anderson ferreira escreveu:

    olá fui ameaçado por um cabo da policia militar,por que tenho insul filme escuro no meu carro?vou tiralo mas toda vez que ele me vê ele me para e vive revistando meu carro como se eu fosse um bandido isso ja virou perseguissao,detalhe vivo em uma cidade de 7.000 habitantes e sou frentista no posto onde eles abastecem a viatura não sei o que fazer?

  96. CRISTIANE escreveu:

    Considerando que o art 181, inciso I do CTB preconiza ser proibido estacionar nas esquinas, a menos de 5 metros do bordo do alinhamento da via transversal, pode o município – através de suas autoridades de trânsito, proibir esse estacionamento – por metragem superior ao estabelecido no presente artigo?

  97. hebert escreveu:

    apreenderam minha moto por eu nao te cnh categoria A ME DERAM 11 DIAS DE PATIO sou obrigado a ficar com meu bem 11 dias la?

  98. Milena Matos escreveu:

    Boa tarde! Minha permissão venceu na quinta, dia 24/03/2011. Fiz o formulário do site para enviarem a definitiva, imprimi o boleto mas nao pude pagar hoje, sexta-feira (25/03). Como todos sabem, sexta é um dia lotado de blitz principalmente aqui em Brasília. Gostaria de saber quais as consequencias se eu for pega em uma blitz, uma vez que minha permissão venceu ontem e não pude pagar o boleto que anexado à carteira, me atorizaria a andar por mais 20 dias em meu estado! Aguardo resposta urgente!!!! Grata, Milena.

  99. Thaísa Fernanda escreveu:

    Eu vou fazer 15 anos,e quero uma lead da honda 110cc,queria saber se conseguiria alguma permissão para dirigi-la?

  100. Maurício escreveu:

    Pego a minha CNH provisória daqui a 15 dias, o que eu não devo fazer para que eu possa renová-la pela CNH definitiva daqui a 1 ano, tendo em vista que o meu carro está no nome de outra pessoa? Ouvi que não posso cometer nenhuma infração, de qualquer tipo, mesmo as leves, procede? E mesmo que eu cometa, seu eu não for reconhecido (parado e autuado) no local da infração, a multa vai para o nome do dono do meu carro, sem que nada acontece a mim, procede? Ou seja, resumindo, se eu fizer a cagada, é meter o pé do local e ir embora???

  101. Gisa escreveu:

    o que acontece se eu for pega numa blitz estando eu com minha cnh provisória e o ipva do carro (em nome de outra pessoa) não estiver pago?
    valeu!

  102. Gisa escreveu:

    o que acontece se eu for pega numa blitz estando eu com minha cnh provisória e o ipva do carro (em nome de outra pessoa) não estiver pago?
    blz

  103. Ricardo escreveu:

    Gostaria de saber,se carro de placa branca,pode andar na seletiva na Av. Brasil?

  104. reginaldo escreveu:

    Gostaria de saber se posso transferir minha cnh que esta com 20 pontos, de MG para SP, sendo que não tem nenhum processo administrativo.

  105. alex escreveu:

    meu carro foi guinchado por esta parado em frente a um porta ,qual é o falor correto da multa , e do guincho . mecobrarao 53 reais de multa ,e 191 pelo guincho e 23 por dia q tiver no patio , so de candodo mota interior de sp esse falor ta correto

  106. erika escreveu:

    estava passando pelo semafaro quando um outro carro me fechou e tive que reduzir a velocidade entao o semafaro ficou vermelho e fui multada.
    o problema é:
    tenho CNH mas o carro esta no nome do meu marido que esta tirando a habilitaçao dele, posso recorrer ou pelo menos transferir a pontuaçao para minha CNH?
    ele vai perder o direito de continuar tirando sua habilitaçao?
    o devo fazer?

  107. Lilian escreveu:

    Era um feriado prolongado e as rodovias estavam muito cheias. Eu e meu marido estavamos na casa de praia e entre o condominio e a praia de Massaguaçu passa a Rodovia.
    Estavamos parados aguardando o melhor momento para atravessar a Rodovia, inclusive haviam varios pedestres tentando atravessar também. Não vinham carros na altura de nossa visão, então, fomos atravessar, qdo derrepente um pedestre que estava querendo atravessar gritou que vinha um carro; Este carro estava em alta velocidade e bateu no meio do meu carro.

    Agora esta me pedindo ressarcimentos por danos materiais…..Gostaria que esclarecesse se fomos imprudentes uma vez que atravessamos no local permitido, mas o outro carro vinha acima do limite de velocidade pela rodovia e colidiu com meu veiculo.

  108. monica reis escreveu:

    existe alguma punição pra motorista que esta em carro e de proposito joga lama no motociclista

  109. CELESTE escreveu:

    Olá..
    Fui pego embriagado no volante em dezembro de 2006, e fiz o bafometro agora veio uma intimação do delegado para mim me defender… oque é isso?
    depois de quase 5 anos ainda posso perder a carteira?

  110. vitorio escreveu:

    chegou uma notificacao de multa ano 2008 sendo que comprei o veiculo em 2009 licenciei por duas vezes e nao constou nada o que faco para recorrer

  111. saulo escreveu:

    eu to tirando minha carteira mais q fui pego numa blitz sem carteira , agora a questao é acontece alguma coisa com minha pauta ?

  112. rogerio melo escreveu:

    esqueçi o documento da moto ha 50 metros de onde fui parado numa blits da transalvador que prendeu a moto mais em 05minutos apresentei o documento ao mesmo que mim disse que tinha que assinar a multa pra que ele liberasse minha moto eu trabalho a noita tinha acabado de largar serviço assinei pra ser logo liberado mais quando a multa chegou em minha casa eu tinha sido altoado no art.230 quando deverio ter sido no art 232 como posso recorrer

  113. Bruno escreveu:

    boa tarde, acabei de tirar minha cnh, e comprei um carro que transferio para meu nome, minha mãe vai utilizar o carra mais está com a habilitação vencida, posso transferir multas para minha mãe caso ele cometa alguma infração. Corro risco de perder minha permissão?

  114. moises escreveu:

    vendi uma moto e o cara nao passou pro nome dele, ele levou umas multas.
    agora que tirei minha cnh, os pontos vieram para a minha carteira… como eu posso transferir esses pontos para ele ja que ele nao tem carteira.
    sera que eu posso transferir para o cpf dele?

  115. souza escreveu:

    bom dia. sobre a resolução 362 que trata do relatório de avarias. gostaria de saber como podemos confeccionar este relatório se o agente de trânsito (pm) não é perito em mecânica e desconhece vários itens do veículo, como por exemplo, “chassi com deformação torcional…”?? como é possível verificar isto. não podemos simplesmente assinlar NA e deixar darem baixa no veículo. a pm tem qualificação para isso???

  116. David Silva escreveu:

    olá,
    Fui parado em uma blitz e eu não possuo carteira de habilitação mais o veiculo q eu estava que no caso era uma moto ainda não possuía placa(o veiculo está em meu nome),o guarda fez o auto da infração e disse q eu ia receber a multa mais já faz dez dias e no site do detran nada consta e em minha residencia nao chegou a multa.A minha duvida é a seguinte eu ainda vou receber a multa ou não pois o veiculo ainda não possuia renevam?

  117. André escreveu:

    Olá tudo bom, sou novo aki, bom vou contar oque aconteceu comigo, e se possivel, gostaria de uma orientação sua.
    Eu estava dirigindo o carro da minha Mãe e aconteceu uma colição isso faz uns tres meses e chegou uma intimação para minha Mãe comparecer para esclarecimentos e um acordo para danos materiais mas a minha abilitação é de categoria de ferente (A) com todo esse tempo passado eu ainda posso ser autoado em alguma infração ou é só arca com os danos causado ao veiculo da pessoa? Obrigado

  118. Jordana escreveu:

    Olá! Gostaria de tirar um dúvida com vcs!
    Minha Cnh é provisória e meu carro está em meuy nome. Levei um multa de classificação média por ultrapassar a velocidade de um radar. Identifiquei minha mãe como condutora do veicúlo quando a notificação chegou. Isso não vai me atrapalhar a pegar minha CNH definita não, né?

    Obrigada!

  119. Fabrício Gonçalves escreveu:

    Boa tarde, pesquisei o renavam de minha moto e constatei uma multa por dirigir pelo acostamento art. 193. essa multa foi do dia 06/05/2011 só que está com vencimento 00/00/0000 e até hj não chegou para mim. Existe algum problema em vijar com essa multa pendente na minha CNH?
    Obrigado!

  120. Mariana Czerwonka escreveu:

    Fabrício

    Não há problema em viajar se você estiver com o licenciamento em dia. Para licenciá-lo é preciso quitar os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas.

    Mariana.

  121. Jackson de oliveira escreveu:

    Ola estou precisando esclarecer uma duvida.?
    eu estava terminando minhas aulas praticas e fui multado dia 08/10/11 por dirigir sem cnh fiz a prova pratica dia 24/10/11 tudo certinho e passei agora estou esperando a ppd chegar . Nesse caso a minha cnh vai ser cancelada ou não???aguardo resposta

  122. Mariana Czerwonka escreveu:

    Jackson

    Isso dependerá do processo no Detran, a partir do momento que você tem o número RENACH, a multa pode ficar atrelada a ele e aí sim prejudicar o seu processo de habilitação. Além disso, dirigir sem ser habilitado, segundo o Art.309 do CTB é crime de trânsito e a pena prevista é detenção de seis meses a um ano, ou multa. Além de Art. 162. Dirigir veículo: I – sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir: Infração – gravíssima e – multa (três vezes) e apreensão do veículo. E ainda segundo o Art. 293 a penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou a habilitação, para dirigir veículo automotor, tem a duração de dois meses a cinco anos. Isto quer dizer, que dependendo do processo administrativo no Detran você pode ficar impossibilitada de tirar a CNH por até cinco anos. Espero ter ajudado.

    Mariana.

  123. Edna Regina escreveu:

    oi acabei de tirar a minha Habilitação meu filho saiu com o meu carro e levou duas multas como que eo fasso pra nao perder a minha carteira pois faz menus de um mês q eu comcluir a carteira !sera ke eo posso passar o pontos para outras pessoas? e qual é o prazo que tenho que fazer para eo nao poder perde-la?

    Obrigado .Edna

  124. fatima rodrigues escreveu:

    boa tarde.estou na provisoria e quem dirigi meu carro e meu marido,o veiculo esta no meu nome,o que tevo fazer.

  125. Patricia escreveu:

    Gostaria de elucidar uma dúvida, sei que dirigir sem CNH é infração, todavia, tenho uma amiga que é habilitada e sai próxima a sua residencia sem portar habilitação, a mesma foi parada em uma blitiz e apesar de ter pedido ao seu irmão que fosse pegar a habilitação e mesmo após apresenta-la, não teve o veículo liberado é certo esse procedimento ?
    antecipadamente grata ,
    Patricia

  126. Mariana Czerwonka escreveu:

    Patricia

    Se foi apenas essa a infração cometida, o Código de Trânsito Brasileiro diz:
    Art. 232. Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código:
    Infração – leve;
    Penalidade – multa;
    Medida administrativa – retenção do veículo até a apresentação do documento.

    Mariana.

  127. cesar escreveu:

    precisando de uma cnh com urgencia entre em contato autoescoladf@hotmail.com 62.93442816

  128. marcelo escreveu:

    ola, é eu levei uma multa de radar dentro do municipio de hortolandia sp , e já paguei a msm antecipada com desconto, já faz tres meses isso ..

    mais até agora , não foi dado baixa no sistema do detran sp. oque eu faço. demora tudo isso ms … aguardo reposta .. obrigado…

  129. Isabelle escreveu:

    Olá!

    Meu primo estacionou o seu carro em frente à uma casa que tem uma garagem, ou melhor, tinha, pois agora esta referida garagem é um restaurante que tem por dono a dona da casa. A mesma durante determinado horário fecha o restaurante e coloca uma placa dizendo que é uma garagem sujeita à guincho, sendo que não é mais uma garagem.
    Meu primo viu que se tratava de um restaurante e não de uma garagem, então estacionou.. a dona chegou para estacionar o carro em uma via pública, ou seja, em frente ao seu restaurante e viu que não havia a sua vaga e na hora mandou guinchar o carro do meu primo! Ela pode fazer isto? E o departamento de trânsito pode realmente guinchar? Ela quer ter uma vaga de garagem em plena rua só porque se desfez da sua garagem para transformar em um restaurante?
    Aguardo ansiosa desde já sua resposta!
    Agradeço desde logo!
    Espero que tenha compreendido minha história!

  130. Mariana Czerwonka escreveu:

    Isabelle

    Você deverá observar no local se há guia rebaixada. Se houver, até a dona do local pode levar uma multa se estacionar no local.

    Mariana.

  131. Adriana Vidal escreveu:

    Olá. Gostaria de esclarecer uma dúvida. Bateram meu carro em meu carro na saída de um supermercado, esta sem nenhuma visibilidade por se encontrar numa curva. Estou com o seguro a quase 30 dias em atraso e a seguradora nem aceitou o veículo. Tenho algum direito que a seguradora participe dos danos da colisão. Grata.
    Aguardo resposta

  132. leandro escreveu:

    Olá fui parado em um comando eu estava com a minha habilitação caçada me aplicaram uma multa de conduzir veiculo com cnh caçada , eu tinha uma pessoa devidamente habilitada que poderia conduzir meu carro no entanto o policial me disse que no caso de dirigir com habilitação caçada tira o meu direito de que alguém habilitado posso conduzir meu carro, é obrigatório ser guinchado ? ou o policial se equivocou ?

    Obrigado aguardo uma resposta.

  133. Mariana Czerwonka escreveu:

    Leandro

    O policial não se equivocou. Segundo o Art. 162 do CTB, a infração de dirigir com a CNH cassada prevê também a apreensão do veículo.

    Mariana.

  134. Felipe Fernandes escreveu:

    Eu não tenho CNH e fui pego na estrada pilotando uma moto que não está no meu nome. Os agentes solicitaram o meu CPF e aplicaram a multa, mas, me deixaram seguir viagem mesmo sem habilitação.
    Minha dúvida:
    Esse fato pode atrapalhar ao tirar minha 1ª CNH?

  135. Mariana Czerwonka escreveu:

    Felipe

    Primeiro, a conduta dos policiais não foi correta, eles deveriam ter apreendido o veículo e a habilitação do proprietário. Quanto ao seu processo: Dirigir sem ser habilitado, segundo o Art.309 do CTB é crime de trânsito e a pena prevista é detenção de seis meses a um ano, ou multa. Além de Art. 162. Dirigir veículo: I – sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir: Infração – gravíssima e – multa (três vezes) e apreensão do veículo. E ainda segundo o Art. 293 a penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou a habilitação, para dirigir veículo automotor, tem a duração de dois meses a cinco anos. Isto quer dizer, que dependendo do processo administrativo no Detran você pode ficar impossibilitado de tirar a CNH por até cinco anos.

    Mariana.

  136. marco antonio escreveu:

    Estava na preferencia e outro carro bateu em mim..porem nao tenho CNH ..estou errado por nao ter..porem isso determina que o outro motorista nao pague o estrago..ja agradecendo ..

  137. Mariana Czerwonka escreveu:

    Marco Antonio

    Cada um deve assumir seus erros. O responsável pela colisão deverá arcar com seu erro e quem está sem habilitação deverá responder pelo seu ato.

    Mariana.

  138. felipe batista escreveu:

    Sou proprietario de um veiculo porem nao sou habilitado..chegou em minha residencia uma multa gravissima de passageiro sem capacete 7 pontos..o real condutor é meu cunhado e ele esta com sua CNH vencida..o que acontecerá caso ele assuma essa multa?eu tomarei outra por entregar o veiculo para ele?ou ele tomara outra?lembrando que ele nao foi abordado

  139. Iolanda escreveu:

    Minha filha ia saindo do portão de ré e o outro carro vim tbém de ré ai minha filha bateu o carro, quem estava errado???

  140. Mariana Czerwonka escreveu:

    Iolanda

    Apenas com esses dados fica difícil opinar sobre as causas do acidente. Preciso de mais informações para tentar te ajudar.

    Mariana.

  141. gilvan escreveu:

    Ola amigo(a) eu queria saber si nas lei de transito permite que uma veiculo
    seja rebocado de um estacionamento regularizado publico sem dono esta presente (obs veiculo esta irregula)

    Si pode considera roubo ou a lei permite

  142. Mariana Czerwonka escreveu:

    Gilvan

    Somente o órgão de trânsito poderá guinchar o veículo se ele estiver irregular.

    Mariana.

  143. guilherme escreveu:

    bem antes mesmo de tirar a permissão para dirigir ,fui parado em uma blits pego sem habilitção….as multas chegaram…o proprietário do veiculo levou 7 pontos na carteira por permitir…então hoje estou com a minha permissão pra dirigir e estou aguardando no dia em q vou pegar a definitiva há então existe essa dúvida caramba se agarrou alguma coisa ñ era nem pra ter saido a permição..estranho!!! mas acho q ñ deu em nada graça a Deus…só fiquei chateado pelos pontos no qual o dono do veiculo levou….mais aconselho ñ peguem veiculos sem habilitação….isso funciona com uma descriminação total.. e faz com q vc seja penalisado rigorosamente e vc acaba mal depois de tudo isso…é muito chato…vam pra auto escola tirar a carteira ..é muito facíl só vai tomar o teu tempo…infelizmente…obg

  144. Mariana Czerwonka escreveu:

    Guilherme

    Ainda bem que hoje você pensa desse jeito. Muitas vezes é errando que se aprende. Vale o conselho.

    Mariana.

  145. SERGIO COSTA escreveu:

    POSSUO CNH CATEGORIA “A” E DIRIGIA UM AUTOMÓVEL SENDO MULTADO EM UMA BLITZ NO ART 162, I DO CTB. POSSO NESSE CASO ENTRAR COM RECURSO??

  146. Mariana Czerwonka escreveu:

    Sergio

    Todo motorista tem direito a recorrer, mas nada garante que o pedido seja deferido.

    Mariana.

  147. jonathan escreveu:

    tenho a cnh provisoria gostaria de saber se posso fazer o curso do mopp antes de trocar de categoria C e e se eu tenho q espera o vencimento da permisao para comecar a trocar de categoria

  148. Mariana Czerwonka escreveu:

    Jonathan

    Para realizar o curso MOPP você deve procurar uma instituição credenciada pelo Detran a ministrar o curso, ser maior de 21 anos, possuir CNH correspondente, ser aprovado em avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental, não ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por falta média nos últimos 12 meses, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação de CNH, decorrente de crime de trânsito e ser aprovado em curso específico da especialização pretendida.

    Mariana.

  149. Karoline escreveu:

    qual é a multa que a pessoa leva sem tira o carro de casa?
    obs:o carro todo legalizado eu com tudo em dia .

  150. Ricardo escreveu:

    Olá Bom Dia!, Mariana tenho a seguinte dúvida. Comprei um veiculo em 14/11/2011 e logo transferi para o meu nome. Porém agora recebi o boleto para pagamento de 02 multas(proprietário anterior 01/11/2011) do período anterior a transferencia para o meu nome.
    Para quem vai os pontos de tais multas já que no boleto que recebi para pagamento não vem com aquelas informações para colocar o condutor infrator.

    Atenciosamente,

    Ricardo

  151. everson escreveu:

    Mariana boa tarde! fiz algumas vezes o que é proibido, passar junto com outro carro no sem parar. a ultima vez chegou uma multa. o carro esta em nome de pessoa juridica e tenho medo de nao indicar e chegar outra multa. Preenchi o campo de indicação de condutor e quqndo tirei xerox da carta me dei conta que estou com ela vencida! o que faço? ja preenchi o formulario e nao quero pagar outra multa

  152. Pamela escreveu:

    Ola, boa noite, hoje, um menor de idade que obviamente nao tinha a CNH, fez ultrapassagem pelo lado errado, isto é, ele fez entre meu carro e o meio fio, com a nossa sorte os dois, estavam em baixa velocidade, ele só sofreu um pequeno ferimento na perna, levei-o ao hospital, e quando voltei sua mãe estava no local me pedindo para não chamar a policia, mas mesmo assim o fiz, abri um B.O, e ela disse que não pagaria os estragos feitos em meu carro, tenho medo, e se ela mentir sobre alguma coisa ou querer indenização, mas nem na moto, e nem com o menino aconteceu nada de grave, na verdade a moto dele meio que ficou intacta, o que devo fazer , devo cobrar a familia pelos danos causados ou deixar para lá? Obrigada desde já.

  153. Ana Claudia Leoncio escreveu:

    Bom dia.
    Meu marido estava aguardando para cruzar uma preferencial,quando o transito na mesma parou(fechou sinal),para dar fluxo a via que meu marido estava o carro que parou na preferencial logo a frente fez sinal pra ele passar,ele começou a atravessar devagar,mas uma moto veio pelo corredor e colediu com a lateral do carro de meu marido.Agora ele quer reparação por danos materiais. O que fazer.

  154. Mariana Czerwonka escreveu:

    Karoline

    Fica difícil responder assim. Se o veículo está totalmente correto, não vejo como poderia ser multado.

    Mariana.

  155. Mariana Czerwonka escreveu:

    Ricardo

    Vão para o proprietário. Você pode entrar em contato com o Detran e com o antigo dono para tentar um acordo quanto a multa e os pontos na CNH.

    Mariana.

  156. Mariana Czerwonka escreveu:

    Pamela

    Sim, quem deve arcar com as consequências é o causador do acidente. Você pode tentar entrar em contato com testemunhas que podem afirmar tudo que você disse, assim não teria como a outra parte “inventar mentiras”.

    Mariana.

  157. Mariana Czerwonka escreveu:

    Ana

    É uma situação complicada, pois não é proibido o trânsito de motos nos corredores, então ele estava na preferencial. Sugiro que tente um acordo com a outra parte explicando a situação.

    Mariana.

  158. Luis Henrique Martins escreveu:

    Bom dia,

    Meu caso é o seguinte,

    o carro da minha mãe está em meu nome, e eu tenho a PPD (tinha até o dia 14/01/12) e quando eu fui fazer o pedido da minha CNH Definitiva estava constando que eu tinha uma multa gravíssima.
    Falei com ela e ela me disse que tinha identificado condutor, mas ela tentou recorrer a multa pq eram 00:00hr (meia noite) e ela ficou com medo de ser assaltada esse horário, e a multa veio para meu nome.

    Agora não posso pegar minha CNH definitiva por causa disso, o que posso fazer ??

    Obrigado.

  159. Daniel Leal escreveu:

    Tomei uma multa grave de transferencia de propriedade, por que eu não transferi o carro em 30 dias, pois acabei deixando pro ultimo dia por problemas pessoais, porem o carro esta no meu nome mas eu não tenho CNH ainda estou em processo de retirar a mesma, eu perderei o direito de tirar minha CNH? O que ira acontercer com o processo? ou assim que eu terminar minha carteira ja será recolida? o que acontecera? Grato desde ja

  160. Fernanda escreveu:

    Boa tarde,

    Meu caso é o seguinte. No início de 2008 eu dei início ao processo e exames para tirar a CNH. realizei todos os exames, passei na prova de legislação e fiz o exame de legislação, infelizmente não passei e a minha pauta venceu. Hoje, quero tentar tirar a CNH novamente e me disseram que as aulas de legislação e de rua são válidas por 5 anos, o que quer dizer que para tentar tirar a CNH, hoje eu só precisaria de realizar os exames e as provas. Essa informação está correta?
    Desde já agradeço,

    Fernanda

  161. Gleise Kelly escreveu:

    Boa tarde
    preciso que tirem uma duvida minha, eu iniciei o processo para tirar minha cnh fiz os exames médicos, e na prova teorica e fui reprovada.
    Aconteceu uns problemas e não fui mais atras pra terminar de tirar a cnh.
    Tem alguma validade isso? Posso tentar tirar novamente sem pagar tudo denovo?

    Desde ja agradeço.

  162. Mariana Czerwonka escreveu:

    Luis

    Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, ao final do prazo de um ano, o condutor receberá a CNH definitiva, desde que não tenha, neste período, sido multado por qualquer infração gravíssima ou grave, nem seja reincidente em multa por infração média. Se incorrer em um destes casos, o candidato terá que reiniciar todo o processo de habilitação.

    Mariana.

  163. Mariana Czerwonka escreveu:

    Daniel

    Isso dependerá do processo no Detran, a partir do momento que você tem o número RENACH, a multa pode ficar atrelada a ele e aí sim prejudicar o seu processo de habilitação.

    Mariana.

  164. Mariana Czerwonka escreveu:

    Fernanda

    Não é bem assim. Esta norma está no Art. 2º da RES.168/04, que diz:

    “§3º O processo do candidato à habilitação ficará ativo no órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, pelo prazo de 12 (doze) meses, contados da data do requerimento do candidato.”

    Se esse prazo foi expirado, você deve recomeçar todo o processo. Porém, tivemos a informação de que em alguns Detrans a norma está funcionando de forma diferente. Entre em contato com o Detran e verifique como está funcionando em seu estado.

    Mariana.

  165. Mariana Czerwonka escreveu:

    Gleise

    Esta norma está no Art. 2º da RES.168/04, que diz:

    “§3º O processo do candidato à habilitação ficará ativo no órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, pelo prazo de 12 (doze) meses, contados da data do requerimento do candidato.”

    Se esse prazo foi expirado, você deve recomeçar todo o processo.

    Equipe Portal.

  166. Edson escreveu:

    Eu nao tenho carro, dirijo o veículo da minha esposa, cometi uma inflação e, o veículo esta no nome de minha esposa que não sabe dirigir e nem carteira tem, e como pode os pontos perdidos ir para a minha esposa se nem carteira ela tem?

  167. Edson escreveu:

    Eu nao tenho carro, dirijo o veículo da minha esposa, cometi uma inflação e, o veículo esta no nome de minha esposa que não sabe dirigir e nem carteira tem, e como pode os pontos perdidos ir para a minha esposa se nem carteira ela tem? Pode me explicar?

  168. Paulo escreveu:

    boa tarde,nesta cemana fui fazer uma cobrança com a moto da empresa ,mas o policial me parau a moto era de leilão e a placa era fria eu não sabia então pedio minha cartera eu tomei 14 pontos e eu estou na provisoria por estar em horario de trabalho tem algo q posa fazer pra n perder a carteira??

  169. Mariana Czerwonka escreveu:

    Edson

    Essa é uma questão complicada. Teoricamente os pontos se perdem. A multa sim é cobrada do proprietário do veículo. Da mesma forma como são cobradas aquelas em que o condutor não é identificado. Existe um Projeto de Lei em tramitação no Congresso que pretende acabar com isso.

    Mariana.

  170. Mariana Czerwonka escreveu:

    Paulo

    A moto é de sua propriedade?

    Mariana

  171. thiago escreveu:

    ola se eu tirar carteira categoria a em um dia e no outro dia tiver uma multa de recibo eu perco minha carteira sendo que eu ja tenho a cnh b

  172. thiago escreveu:

    ola se eu tirar carteira categoria a em um dia e no outro dia tiver uma multa de recibo eu perco minha carteira sendo que eu ja tenho a cnh categoria b.

  173. thiago escreveu:

    ola se eu tirar carteira categoria a em um dia e no outro dia tiver uma multa de recibo eu perco minha carteira sendo que eu ja tenho a cnh categoria b

  174. Graziele escreveu:

    Olá, tenho a carteira provisoria, comprei um carro e por conta de um acidente não fiz a transferencia em 30 dias. O que acontece? Perco a carteira? È uma infração grave, certo? O que posso fazer pra não perder a tão suada CNH?

  175. Graziele escreveu:

    tenho a carteira provisoria, comprei um carro e não fiz a transferencia em 30 dias. o que acontece?

  176. Mariana Czerwonka escreveu:

    Thiago

    Se você já tinha a CNH B e só adicionou nova categoria não volta a ter Permissão.

    Mariana.

  177. Mariana Czerwonka escreveu:

    Graziele

    Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, ao final do prazo de um ano, o condutor receberá a CNH definitiva, desde que não tenha, neste período, sido multado por qualquer infração gravíssima ou grave (isso inclui a de transferência do veículo), nem seja reincidente em multa por infração média. Se incorrer em um destes casos, o candidato terá que reiniciar todo o processo de habilitação.

    Mariana.

  178. MAURICIO CESAR escreveu:

    COMPREI UMA MOTO E AINDA NAO PASSEI PRO MEU NOME, TENHO CIENCIA QUE TEREI QUE PAGAR UM DUDA DE TRANSFERENCIA E UMA MULTA POR NAO CUMPRIR O PRAZO DE 30 DIAS. O QUE EU QUERO SABER É QUAL MEDIDA DEVO TOMAR PARA TROCAR MINHA PLACA POIS ELE QUEBRO E NAO POSSO ANDAR SEM PLACA POIS É UMA INFLAÇÃO. ELA ESTA EM DIA E SEM NENHUMA MULTA..

  179. marcelo s. melo escreveu:

    Olá; pergunto,eu fui multado por estar parado na contra-mão,o f…. da p… do pulicial depois que multou que me botou pra correr de onde eu estava parado.acho que faltou dialogo.né? e o pior de tudo é que depois que tirei o carro ele parou a viatura no lugar que eu estava parado,ou seja… tambem na contra mao quem é o errado? fiz essa perg pra ouvidoria da pm nao tive resp. rsrs grato

  180. Mariana Czerwonka escreveu:

    Marcelo

    Todos estão errados. O policial deve dar o exemplo e também respeitar as regras.

    Mariana.

  181. Josue escreveu:

    Tenho um carro no guincho so ele não esta no meu nome foi apreedido por documentação atrasada eu posso removelo do guincho sem passar para meu nome que eu posso fazer

  182. Mariana Czerwonka escreveu:

    Josue

    A restituição dos veículos removidos só ocorrerá mediante o pagamento das multas, taxas e despesas com remoção e estada, além de outros encargos previstos na legislação específica.

    Mariana

  183. Josue escreveu:

    Muito obrigado Mariana descobri hoje meu carro encontra-se com a numeração do motor pela metade ilegivel nao se sabe se é raspado ou danificado procurei um orgão competente como o carro nao passou na vistoria por conta deste numero eu não consegui transferilo para meu nome Meu carro é um ford maverick 79 v8 teria outra saida para transferilo no meu nome ou seria melhor tentar devolver o veicolo ?

  184. rossi escreveu:

    no site do detran de minha cidade consta um auto de infração contra meu veículo, alegando que eu não reduzi a velocidade ao passar por blitz da PM.
    sendo que eu estava em uma rodovia estadual andando no limite da velocidade e ao avistar as viaturas imediatamente reduzi a velocidade para passar na área da blitz. haviam 2 carros parados sendo averiguados e não me mandaram parar e muito menos esborçaram alguma reação, porém além de eu estar em uma velocidade segura para passar na blitz, o policial q fiscalizava o trafego não fez movimento algum ou apitou para que eu reduzisse mais ainda minha velocidade. No auto de infração está alegado que desrrespeitei os gestos ou sinais sonoros do agente de transito. minhas dúvidas são:

    Se em rodovias onde não há placas de limite de velocidade podemos andar a 110km/h qual seria a velocidade segura para passar na tal blitz? levando em conta que passei a 60 ou menos.

    A percepção de velocidade segura para o agente de transito não é a mesma para mim ou outra pessoa, como ele alega que não passei com velocidade compatível? quem determina o qual a velocidade segura?

    Onde no CTB estipula a velocidade que devemos passar em blitz?

    Como o agente pode alegar que não reduzi a velocidade? ele não tinha aparelhos que mediram a velocidade do veículo ao entrar na zona da blitz e outro medindo a velocidade do veiculo ao sair da blitz.

    Como eu poderia passar pelos cones da pm sem derrubalos se eu estava em alta velocidade?

  185. Mariana Czerwonka escreveu:

    Rossi

    Realmente é uma situação complicada. Acredito que você possa recorrer da multa alegando todos os fatores citados acima.

    Mariana.

  186. Eliana escreveu:

    Olá … comecei tirar minha cnh e tive alguns problemas, e com isso a minha auto escola disse que vou perder tudo que já fiz, porque vai vencer o praso que o detram da[ que é um ano] para tirar, poderia me exclarecer isso porque eu nunca parei ,já paguei toda a carta e agora perder tudo ninguem merece né, me ajude por favor

  187. Mariana Czerwonka escreveu:

    Eliana

    Esta norma está no Art. 2º da RES.168/04, que diz:

    “§3º O processo do candidato à habilitação ficará ativo no órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, pelo prazo de 12 (doze) meses, contados da data do requerimento do candidato.”

    Se esse prazo foi expirado, você deve recomeçar todo o processo.

    Mariana.

  188. Claudemir escreveu:

    Quero tirar uma dúvida, se eu estiver em uma rua preferencial,e uma outra pessoa cortar a minha frente e tiver uma colisão (sem vitimas) e o meu veiculo estiver com o licenciamento atrasado, eu tenho o direito de exigir que o condutor pague o estrago do meu veículo? sendo que foi feito o BO e meu carro foi guinchado, ainda tenho o direito? obrigado!

  189. Cristiane Alves escreveu:

    Bom dia!!!

    Vê se vcs podem me ajudar. Paguei o duda e fiz o exame psicotécnico para a 1ª habilitação. Já matriculada na auto escola, que adquiri através de 01 promoção da internet, até hoje desde novembro na péssima auto escola que entrei (pouca estrutura física, desorganizada) e também a meu horário restrito (só podia fazer auto escola nos horários de 18:00 e 19:00 hs) e mesmo assim tentando encaixe, marcar aulas na auto escola quando fui lá pela 1ª vez, só tinha vaga em abril. Agora estou eu sem as aulas, tentando reaver meu dinheiro, só fiz 1 aula teórica até hoje. Gostaria de saber se de alguma forma eu teria como reaver o dinheiro do meu exame psicotécnico e do duda, já que no momento, não tenho como disponiobilizar mais dinheiro para entrar em uma outra auto escola. Como devo fazer?

  190. Mariana Czerwonka escreveu:

    Claudemir

    Sim, você responderá por estar com o documento atrasado, mas esse não foi o motivo da colisão. O responsável deverá arcar com os danos.

    Mariana Czerwonka

  191. Mariana Czerwonka escreveu:

    Cristiane

    Você deve procurar o órgão de defesa do consumidor de sua cidade e ver quais os seus direitos nesse caso. Eles poderão te orientar.

    Mariana Czerwonka

  192. Ivan escreveu:

    Bom Dia,

    Bateram no meu carro que estava parado.Não fiz B.O,pq a pessoa é vizinha e me disse que ia pagar, e não cumpriu com a palavra, já se passaram 20 dias e nada, a documentação do meu carro esta atrasada,posso fazer B.O,mesmo assim? No que me implica?Tenho fotos,testemunhas e gravação da pessoa falando que ia pagar o conserto do meu carro.O meu carro estava parado em cima da calçada da casa da minha mãe, a vizinha da casa do outro lado da rua não sabe dirigir direito e ao tirar o carro dela perdeu o controle e veio de ré para cima do meu. o que devo fazer? Por favor me ajude. Obrigada

  193. Alexson escreveu:

    Bom Dia
    Em outubro de 2011 me acidentei, bati em um carro parado. Eu não tenho a cnh, e os doc ainda estavam no nome do ex-proprietário, tinha apenas feito a comunicação de venda, nesse caso é correto vir duas multas pra mim? Uma por dirigiir sem cnh/permissão e entrega sem cnh/permissão? Tenho como recorrer alguma delas e ganhar? E dexei vencer a data pra fazer a transferência, recebo uma multa de 120? , Me disseram que por eu não ter a cnh essa multa vem em dobro? E acumula juros? Obrigado amigo!!!

  194. Mariana Czerwonka escreveu:

    Ivan

    O prazo para registrar uma ocorrência é de três dias, mas procure um advogado, especialista na área, ele pode te dar orientações sobre como agir agora.

    Mariana.

  195. Mariana Czerwonka escreveu:

    Alexson

    Dirigir sem ser habilitado, segundo o Art.309 do CTB é crime de trânsito e a pena prevista é detenção de seis meses a um ano, ou multa. Além de Art. 162. Dirigir veículo: I – sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir: Infração – gravíssima e – multa (três vezes) e apreensão do veículo. E ainda segundo o Art. 293 a penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou a habilitação, para dirigir veículo automotor, tem a duração de dois meses a cinco anos. Isto quer dizer, que dependendo do processo administrativo no Detran você pode ficar impossibilitado de tirar a CNH por até cinco anos.

    Mariana

  196. Arthur escreveu:

    Boa noite!!

    Em Novembro de 2010 levei uma multa por excesso de velocidade, aliás, foram 2. Em novembro de 2011 e até o presente momento, quando faço a consulta de meus pontos no site do Detran ainda consta as mesmas junto com os pontos que somam 8 no total. Estou com 19 pontos no presente momento e estou com medo de tomar outra e minha cnh ser cassada.
    OBS: As multas não foram pagas !!

    Obrigado!!

  197. Mariana Czerwonka escreveu:

    Arthur

    Os pontos valem por 12 meses após o cometimento da infração, para fins de suspensão do direito de dirigir.

    Mariana.

  198. Natalie escreveu:

    Boa tarde ! eu recebi uma multa de rodizio em meu nome, mas eu não dirijo e estou tirando minha cnh, pedi para meu marido passar para o nome dele e ele acabou esquecendo. E agora eu vou conseguir terminar de t6irar minha carta ? tem alguma coisa que eu possa fazer? estou desesperada pois preciso marcar meu exame pratico e estou sem tempo de ir a auto escola!
    Por favor me ajude!!!!

  199. Vini escreveu:

    Comprei um veículo e deixei de transferir no prazo de 30 dias.Quais serão as penas adminstrativas com relação a autuação e pontos na minha CNH.

    É a mesma pergunta do Eronaldo em 25/03/2009.
    às 19:50

    Obrigado!

  200. Vini escreveu:

    Comprei um veículo e deixei de transferir no prazo de 30 dias.Quais serão as penas adminstrativas com relação a autuação e pontos na minha CNH.

    É a mesma pergunta do Eronaldo em 25/03/2009.
    às 19:50

    Preciso saber se corro o risco de perder a minha CNH provisória?

    Obrigado!

  201. jennifer escreveu:

    bom dia ,
    estou com muitas duvidas o meu namorado tem um carro , ele não possui abilitação ainda pois ele esta tirando
    estava tendo uma brites e o policial parou e pedio a abilitação ele falo que não tinha e que estava tirando o policial mandou ele aguardar ficamos esperando o policial falou que o carro ia para o patio e ia colocar como ele estivesse sem documento e a multa seria leve e mandou levar uma xerox do rg do dono do carro e ir la retirar o carro no detran.
    sera que esse policia não prejuticou ele a tirar a carta depois?

  202. jennifer escreveu:

    bom dia ,
    estou com muitas duvidas o meu namorado tem um carro , ele não possui abilitação ainda pois ele esta tirando
    estava tendo uma brites e o policial parou e pedio a abilitação ele falo que não tinha e que estava tirando o policial mandou ele aguardar ficamos esperando o policial falou que o carro ia para o patio e ia colocar como ele estivesse sem documento e a multa seria leve e mandou levar uma xerox do rg do dono do carro e ir la retirar o carro no detran.
    sera que esse policia não prejuticou ele a terminar de tira a carta depois?

  203. Mariana Czerwonka escreveu:

    Natalie

    Isso dependerá do processo no Detran, a partir do momento que você tem o número RENACH, a multa pode ficar atrelada a ele e aí sim prejudicar o seu processo de habilitação.

    Mariana.

  204. Mariana Czerwonka escreveu:

    Vini

    Segundo o Art.233 do Código de Trânsito Brasileiro, é infração grave não registrar a transferência de categoria ou propriedade em 30 dias, com multa de R$ 127,69, acréscimo de 5 pontos na CNH e retenção do veículo.

    Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, ao final do prazo de um ano, o condutor receberá a CNH definitiva, desde que não tenha, neste período, sido multado por qualquer infração gravíssima ou grave (isso inclui a de transferência do veículo), nem seja reincidente em multa por infração média. Se incorrer em um destes casos, o candidato terá que reiniciar todo o processo de habilitação.

    Mariana.

  205. Mariana Czerwonka escreveu:

    Jennifer

    Dirigir sem ser habilitado, segundo o Art.309 do CTB é crime de trânsito e a pena prevista é detenção de seis meses a um ano, ou multa. Além de Art. 162. Dirigir veículo: I – sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir: Infração – gravíssima e – multa (três vezes) e apreensão do veículo. E ainda segundo o Art. 293 a penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou a habilitação, para dirigir veículo automotor, tem a duração de dois meses a cinco anos. Isto quer dizer, que dependendo do processo administrativo no Detran ele pode ficar impossibilitado de tirar a CNH por até cinco anos.

    Mariana

  206. erick william escreveu:

    eu estava de MOTO, transitando em pista de linhas continuas dupla amarelas, eu utrapassei pela esquerda, mas sem invadir a pista contraria.. só passei do lado do veiculo, sem ao menos encostar na linha. eu tava errado????grato…

  207. Lucia Elena S.Santos escreveu:

    Eu paguei o licenciametno de 2011 no dia 26/01/2012, eu posso viajar com o comprovante emitido pelo caixinha do banco? Grata

  208. Mariana Czerwonka escreveu:

    Lucia

    Se o novo documento não chegou, você poderá dirigir com o comprovante, mas corre o risco de ser multada por dirigir sem documento de porte obrigatório.

    Mariana.

  209. Rodolfo escreveu:

    recebie minha ppd e vie que faltava a perna do a na assinatura o que devo fazer sera se tem algum problema!!grato..

  210. HEITOR escreveu:

    boa tarde si minha irma tem uma biz e tah no nome dela e ela ta fazendo CNH ainda se eu for pego com a moto dela prejudica a carteira dela ou nao nao so vo leva uma multa….

  211. Erica escreveu:

    Estava no carro ,quase perto do sinaleiro quando ,estava bem proximo vi que ficou amarelo e freei o carro,com isso derepente so senti o back,o carro que tava atras bateu em cheio na minha traseira,nao chamanos a policia e nem o detran pois ,o carro de tras era o meu padrasto que dirigia!!!ele ficou com a despeza dele e eu com a minha,mais gostaria de saber se eu tivesse chamado ,quem estaria certo?

  212. Mariana Czerwonka escreveu:

    Rodolfo

    Nesse caso, entre em contato com o Detran de seu estado, apenas eles poderão te ajudar.

    Mariana.

  213. Mariana Czerwonka escreveu:

    Heitor

    Sim, pode prejudicar o processo dela. Isso dependerá do processo no Detran, a partir do momento que ela tem o número RENACH, a multa pode ficar atrelada a ele e aí sim prejudicar o processo de habilitação dela. Fique atento.

    Mariana.

  214. Mariana Czerwonka escreveu:

    Erica

    Está escrito no Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9503 de 23 de setembro de 1997), Art. 29, inciso II:
    “O condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas…”
    Este artigo é a base da afirmação que quem bate na traseira é culpado em caso de acidente, pois não manteve essa distância de segurança.

    Mariana.

  215. Edson escreveu:

    Prezada,

    Estava eu trafegando em meu caminhão em uma via de sentido único, quando fui entrar a direita, acontece que nós sabemos que para um caminhão entrar a direita ou esquerda, precisará abrir um pouco para o lado contrário que irá entrar, foi isso que fiz, puxei para o lado para poder entrar a direita, só que, um carro ao meu lado direito acelerou quando fui entrando a , daí colidiu na minha lateral, ele chamou a pericia e o laudo já saiu a favor dele, relatando o seguinte. Efetuar manobra de conversão à direita, interceptando a trajetória do veículo. Daí a pergunta está certo esse laudo? Já que o caminhão precisa abrir um pouco para lateral antes de entrar, não esquecendo que a sinaleira estava ligada. qual o fundamento na lei sobre esse fato.

  216. Mariana Czerwonka escreveu:

    Edson

    Não tenho como ir contra a perícia que esteve no local, pois de longe a gente não consegue analisar todos os fatores que levaram ao acidente. Sugiro que converse com o órgão que realizou a perícia e tente entender como eles chegaram a essa conclusão.

    Mariana Czerwonka.

  217. Michele escreveu:

    Boa noite

    Comprei um veículo em um concessionaria e o vendedor me deu papel dizendo que o vepiculo não tinha multas.Quando fui agendar a vistoria fui impedida,pois constava 2 multas.Para agravar a historia ainda estou com a permissão.Caso não consiga transferir a tempo perco minha permissão,tenho como recorrer junto ao detran caso consiga provar que não sabia dessas multas?Caso perca a minha permissão tenho como processar a concessionaria por isso?

  218. Nalva escreveu:

    Boa noite ,quero fazer o curso mopp mas levei uma multa e ganhei 4 pontos na carteira ..isso me impde de fazer o curso?

  219. Nicollas escreveu:

    Olá, eu estava saindo do cinema com minha namorada e tinha dois carros de policia fazendo ronda em e mandaram eu passar rapido, passei o primeiro semafaro e virei a direita, onde havia outro e como eu fiquei nervoso e minha namorada tmb e com medo pediu para eu ir embora rapido pois o local era perigoso e era de noite (meia noite e meia) e havia carros de policia ali atras de mim. Eu passei o sinal vermelho com medo (em pani) e bem nessa hora veio outro carro carro de policia na rua paralela onde eu cruzei o sinal vermelho entao essa viatura da policia me parou e me deu uma multa de 7 pontos gravissima e eu assinei o papel, porem minha cnh é provisoria e faltam 2 meses para chegar a cnh permanente… E agora tem alguma solução/recurso para eu nao perder a carta, e ter q esperar um ano e fazer tudo de novo?

  220. Mariana Czerwonka escreveu:

    Nalva

    Para realizar o curso MOPP você deve procurar uma instituição credenciada pelo Detran a ministrar o curso, ser maior de 21 anos, possuir CNH correspondente, ser aprovado em avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental, não ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por falta média nos últimos 12 meses, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação de CNH, decorrente de crime de trânsito e ser aprovado em curso específico da especialização pretendida.

    Mariana.

  221. Mariana Czerwonka escreveu:

    Nicollas

    Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, ao final do prazo de um ano, o condutor receberá a CNH definitiva, desde que não tenha, neste período, sido multado por qualquer infração gravíssima ou grave, nem seja reincidente em multa por infração média. Se incorrer em um destes casos, o candidato terá que reiniciar todo o processo de habilitação. Você pode recorrer explicando a situação, mas nada garante que o processo seja deferido.

    Mariana.

  222. Rodrigo escreveu:

    Ganhei uma multa em minha moto , não tenho carteira e a moto esta no meu nome, estou concluindo o processo de habilitação ainda, sera que corro o risco de perder minha habilitação quando concluir o curso?

    Aguardo resposta

  223. Mariana Czerwonka escreveu:

    Rodrigo

    Sim, existe essa possibilidade. A partir do momento que o candidato tem o número RENACH, a multa pode ficar atrelada a ele e aí sim prejudicar processo de habilitação ou até mesmo a multa constar na PPD do infrator.

    Mariana Czerwonka.

  224. Ketley Matarazzo escreveu:

    fui autuada em uma blitz por causa de algumas irregularidades no veiculo e ainda estou com minha carteira provisória só que o seguinte o carro nao era meu e nem estava em meu nome eu assinei os papeis que o guarda me deu será que perderei minha carteira provisória?

  225. Aline Zago escreveu:

    Eu acho que passei no radar de 70 a 110 o que é 50% acima de limite permitido e preciso saber se fui realmente multada o mais rapido possivel, estou tentando me cadrastar no site do dentran a dois dias e não consigo.. o que faço é muito importante, preciso saber se perdi minha carta ou não e se eu realmente passei a 110 no radar, sei que estava bem acima… preciso dessa multa

  226. Sheila Aparecida escreveu:

    Emprestei minha moto,mas a pessoa estava sem cnh,entao os policiais apreenderao,mas eles são de uma cidade e a apreensão foi em outra e eles colocaram o endereço errado na guia,tem varias testemunhas desse fato.quero saber se mesmo nós estando errados podemos recorrer de alguma forma por que os policiais tambem erraram, e vamos ter q pagar a multa e a diaria do patio.

  227. Mariana Czerwonka escreveu:

    Ketley

    Se as irregularidades são referentes ao veículo como manutenção, documentação e equipamentos obrigatórios a responsabilidade é do proprietário do veículo.

    Mariana Czerwonka

  228. PABLO escreveu:

    Uma pergunta:

    Eu to com a provisoria da cnh ah uns dois dias, aih prenderam a moto de um amigo meu que nao tinha habilitação…aih levaram pro detran, aih ele tinha que pagar a multa e levar alguem q tenha a cnh pra tirar a moto do detran, aih eu fui la e levei a xerox da minha cnh provisoria…o caso eu perco a minha cnh? pq eu fui la e depois fiquei imaginando q eu fiz uma coisa sem saber….por favor me esclarece essa duvida.

  229. Mariana Czerwonka escreveu:

    Pablo

    Não por este motivo.

    Mariana Czerwonka

  230. Fabio Carvalho escreveu:

    Boa noite Mariana,

    Em Junho de 2011 fui parado numa lei seca e me recusei a fazer o bafômetro. Fiz os procedimentos, e recebi pouco tempo depois a multa em casa. Perdi o prazo para recorrer e ainda não paguei.

    Existe alguma maneira de recorrer mesmo depois de tanto tempo?
    Existe um prazo para pagamento da multa? O que acontece se eu continuar sem pagá-la?

    Atenciosamente,

    Fabio Carvalho

  231. Mariana Czerwonka escreveu:

    Fabio

    Se você não pagar, não conseguirá o licenciamento do veículo a que ela estiver relacionada. O que pode levar a apreensão do veículo. Não poderá também renovar a sua CNH enquanto a multa estiver pendente.

    Mariana Czerwonka

  232. Talles Roberto escreveu:

    Boa tarde Mariana.,

    Comprei um carro e a propria concessionaria foi paga por mim para fazer a transferencia…já se passaram 3 semanas e não consigo saber com a agencia o motivo da demora. Existe alguma lei que me proteja e agilize este fato?
    Agradeço a atenção

  233. Mariana Czerwonka escreveu:

    Talles

    Como o comprador tem até 30 dias para legalizar a transferência, você, caso seja o vendedor, deve tomar algumas precauções:
    Redija um termo de responsabilidade, em duas vias, do qual constem seu nome (vendedor), o nome do comprador, os dados do veículo e a data e hora da transferência. Peça então ao comprador que o assine. Depois, você deve reconhecer a firma, ficar com uma via do documento e dar a outra ao comprador.

    Assim que entregar o veículo ao comprador, comunique a venda ao órgão de trânsito da sua cidade e guarde os documentos autenticados relativos
    transferência de propriedade.

    Mariana Czerwonka

  234. Mariana Czerwonka escreveu:

    Talles

    Como o comprador tem até 30 dias para legalizar a transferência, você, caso seja o vendedor, deve tomar algumas precauções: escreva um termo de responsabilidade, em duas vias, do qual constem seu nome (vendedor), o nome do comprador, os dados do veículo e a data e hora da transferência. Peça então ao comprador que o assine. Depois, você deve reconhecer a firma, ficar com uma via do documento e dar a outra ao comprador.

    Assim que entregar o veículo ao comprador, comunique a venda ao órgão de trânsito da sua cidade e guarde os documentos autenticados relativos
    transferência de propriedade.

    Mariana Czerwonka

  235. Mariana Czerwonka escreveu:

    Talles

    Como o comprador tem até 30 dias para legalizar a transferência, você, caso seja o vendedor, deve tomar algumas precauções:
    Redija um termo de responsabilidade, em duas vias, do qual constem seu nome (vendedor), o nome do comprador, os dados do veículo e a data e hora da transferência. Peça então ao comprador que o assine. Depois, você deve reconhecer a firma, ficar com uma via do documento e dar a outra ao comprador.
    Assim que entregar o veículo ao comprador, comunique a venda ao órgão de trânsito da sua cidade e guarde os documentos autenticados relativos à transferência de propriedade.

    Mariana Czerwonka

  236. Telma escreveu:

    Boa tarde!

    Estou precisando muito de ajuda!!!!

    Fui viajar com meu carro, e o mesmo estava com IPVA atrasado, infelizmente sofri um acidente em uma cruzamento, onde não fui a culpada, o rapaz estava em alta velocidade.
    Gostaria de informações de como devo proceder.
    Meu carro foi guinchado para ir para o depósito, o carro do rapaz foi liberado, fizemos BO na hora do acidente e teve vitimas, sendo que havia uma criança no banco de trás do veículo.
    Todos ficaram bem, graças a Deus, mas meu carro esta ainda no depósito e não sei o que devo fazer, além de pagar o IPVA é claro.
    O carro dele, não é dele, tem seguro, mas não cobre quando menor de 21 anos esta dirigindo e ele tem 19 anos.
    Estou muito confusa…o IPVA atrasado pode interferir no processo???Por ser em um cruzamento quais as provas que tenho que ter para comprovar a culpa dele???

    Aguardo a resposta séria de alguém…

    Obrigada!!!
    Tenho que entrar com um processo contra o rapaz???

  237. Mariana Czerwonka escreveu:

    Telma

    O fato de estar com o IPVA atrasado não atrapalha o processo. Apenas para liberar o veículo você terá que quitar os débitos.
    Quanto ao acidente, as regras para cruzamentos são as seguintes:

    Nos cruzamentos com semáforo: planejar a travessia com antecedência, em função do fluxo dos demais veículos, não parar sobre a faixa de pedestres, não parar no cruzamento, sobre a área de interseção das vias, jamais passar com sinal vermelho nem acelerar para aproveitar o sinal amarelo, ao abrir o sinal verde, somente avançar se todos os pedestres tiverem concluído a travessia, e se o cruzamento estiver livre.

    Nos cruzamentos sinalizados, mas sem semáforo: nos cruzamentos sinalizados com a placa de “Via Preferencial”, o condutor deverá reduzir a velocidade, obedecer a preferência e seguir em frente. Nos cruzamentos sinalizados com a placa de “Pare” o condutor é obrigado a parar completamente o veículo antes de seguir em frente.

    Nos cruzamentos não sinalizados, terá preferência de passagem: no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela, no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela, nos demais casos, o que vier pela direita do condutor.

    O melhor é tentar um acordo entre as partes, se isso não ocorrer, o único caminho é a justiça.

    Mariana Czerwonka

  238. Leone escreveu:

    gostaria de saber o que faço tomei uma multa gravissima por transportar
    uma pessoa sem capacete so que a moto ñ esta no meu nome e sim da minha filha a policia ñ me paro somente viu o numero da placa e multo
    3 dias depois veio a notificação para recorre artigo 704-8 1/244*11

    sem mais no aguardo Leone

    04/04/2012

  239. Mariana Czerwonka escreveu:

    Leone

    Quando você recebe a notificação da infração, você recebe também um formulário para indicação do condutor do veículo. Você tem o prazo de 15 dias, para apresentar este condutor, então os pontos serão colocados na carteira dessa pessoa. Caso o condutor não seja apresentado, o proprietário do veículo que receberá essa pontuação.

    Mariana Czerwonka

  240. Vanessa Smolareck Gaspar escreveu:

    Olá, gostaria de saber o que posso fazer na seguinte situação, deixei meu carro estacionado num estacionamento de farmácia que o tempo max é 15 min e o dono da farmácia ligou para o guincho em menos de completar 10 min, então meu carro foi guinchado que faço agora, posso recorrer a algum recurso?

  241. Mariana Czerwonka escreveu:

    Vanessa

    Sim, se você sentiu-se prejudicada, você tem o direito de recorrer.

    Mariana.

  242. josé da silva escreveu:

    eu estava trafegando na via e derrepente o carro saiu do nada cruzando a pista e acertou a lateral do meu veiculo, pegando da porta dianteira e raspando até a trazeira do veiculo. mas o condutor do veiculo que bateu fugiu do local, mas a placa dele ficou grudada no meu carro. acionei a policia que veio e registrou o boletim de acidente, e me deu o endereço do veiculo, então consegui o telefone e entrei em contato para negociarmos e ele negou e ainda me ameaçou. como procedo agora para poder ser ressarcido?
    eu fiquei com a placa e essa é minha prova. estou com medo pois não me perece com uma pessoa digna, e estou muito chateado com o ocorrido.
    fico no aguardo.

  243. Milton Zerbetto escreveu:

    José da Silva

    Penso que, pelo fato do outro motorista ter cruzado a pista (preferencial), ele seja o culpado pela colisão, ainda mais porque ele fugiu do local. Neste caso, para se ver ressarcido do prejuízo, deverá antes de mais nada procurar três oficinas idôneas para que te forneçam orçamentos do prejuízo sofrido. De posse de todos os documentos necessários (placa, B.O. orçamentos, documentos pessoais e endereço do acusado) procure um advogado ou vá diretamente ao JEC Juizado Especial Cível de sua cidade para ingressar com uma ação de ressarcimento de danos.
    Quanto a ameaça feita por telefone, você deve fazer um B.O. de ameaça, para ver assegurado os seus direitos.

  244. Marco Tulio escreveu:

    Tenho uma ford pampa e gostaria de saber se posso transportar uma criança de 3 anos de idade, sem a cadeirinha, apenas com o cinto de segurança. Se transportar quais consequencias posso sofres.
    Marco Tulio

  245. PAULO NAKANO escreveu:

    BOM DIA !
    ALUGUEI UM CARRO UM UMA LOCADORA DE VEICULOS DAQUI DE MINHA CIDADE,SOU CLIENTE DELES A 3 ANOS,NUNCA TIVE O QUE RECLAMAR,NO ULTIMO DIA 05/05/2012,PEGUEI UM CARRO DELES NOVAMENTE UM CORSA CLASIC 4 ETC…,FUI BUSCAR MEU IRMÃO NA CIDADE VIZINHA A CERCA DE 100KM DAQUI,EM UMA RETA TINHA REECAPIADO A PISTA E TINHA ALGUMS PEDRISCOS,QUANDO ENTREI O CARRO COMEÇOU A DANÇAR ESTAVA A CERCA DE 90KMH,QUANTO + EU TENTAVA CONTROLAR PIOR FICAVA NÃO ACEIONEI OS FREIOS PQ FIQUEI COM MEDO DE CAPOTAR,ENFIM BATI O CARRO NA DEFENSA,HOUVE DANOS MATERIAS + POUCA COISA PELO FATO DE ESTA DE VAGAR,EU JA ESTAVA CONFORMADO QUE ERA EU O CULPADO E POR ESTE MOTIVO ACHEI MELHOR MEN FAZER O B.O,SEGUI EM FRENTE O CARRO FUUNCIONANDO NORMALMENTE,QUANDO CHEGUEI QUE FUI FAZER O ORÇAMENTO O FUNILEIRO CONSTATOU QUE OS PNEUS DIANTEIROS ESTAVA CARECAS PIOR QUE ABAIXO DO TAL (TWI)QUE É 1.6 OS PNEUS DIANTEIROS ESTAVA COM 1.0,FIQUEI FURIOSO ,QUESTIONEI O FATO NA LOCADORA E ELES ALEGAM QUE NÃO FOI OS PNEUS QUE CAUSOU A BATIDA E QUE EU TEREI QUE PAGAR O CONSERTO SIM,OU SEJA EU NÃO ENTENDO NADA DE PNEUS NA HORA DO TAL DE CHEK LIST ELES ALEGARAM OS PNEUS BOM EM PERFEITO ESTADO E QUE EU DEVERIA TER VISTO,É BEM COMPLICADO PQ P/ MIN OS PNEUS ESTAVA BOM E NÃO ESTAVA,AGORA SERA QUE ELES ESTÃO CERTOS DE COBRAR DE MIN O CONSERTO?

  246. Mariana Czerwonka escreveu:

    Marco

    Antes de pensar na multa, o importante é pensar na segurança da criança. Com uma cadeirinha, a criança tem até 71% de chance a mais de sobreviver a um acidente. Segundo a Resolução 277/08 do Contran que regulamenta o transporte de crianças:

    “Art. 2º Na hipótese de a quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, será admitido o transporte daquela de maior estatura no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança do veículo ou dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura.

    Parágrafo único. Excepcionalmente, nos veículos dotados exclusivamente de banco dianteiro, o transporte de crianças com até dez anos de idade poderá ser realizado neste banco, utilizando-se sempre o dispositivo de retenção adequado ao peso e altura da criança.”

    Você pode transportar a criança, desde que respeitado o limite de passageiros do veículo e utilizando o dispositivo de retenção que para crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos é a “cadeirinha”. Se não respeitar essa regra, o condutor está sujeito a multa de R$ 191,54, retenção do veículo para regularização e 7 pontos na CNH.

    Mariana.

  247. Mariana Czerwonka escreveu:

    Paulo

    Nesse caso sugiro que entre em contato com um advogado, ele poderá te orientar.

    Equipe Portal

  248. Alan escreveu:

    comprei uma moto que tem uma autuação, quando eu transferi-la para meu nome tenho que pagar a multa (o antigo proprietario já me repassou o valor), porém, os pontos virão para o meu prontuário?
    att
    Alan

  249. Mariana Czerwonka escreveu:

    Alan

    Não. As multas ficam para o antigo proprietário.

    Equipe Portal

  250. Cidelmar escreveu:

    ajuda ugente
    Ola,
    gostaria de saber de quem e a preferencia em retornos ,
    e gostaria de saber quem e o culpado nessa situação
    http://imageshack.us/photo/my-images/42/imagemrmi.png/

    nota que V1 acusa V3 de esta em alta velocidade e
    V3 acusa V1 de não olha antes de entra .
    e V2 afirma que V1 entrou de uma vez .

    quem tem que arca com os prejuízos ?

  251. Cidelmar escreveu:

    ajuda alguem?

  252. Mariana Czerwonka escreveu:

    Cidelmar

    Não entendi exatamente como ocorreu a colisão e como não estava no local não tenho como afirmar, porém o CTB diz:

    Nos cruzamentos não sinalizados, terá preferência de passagem: no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela.

    Isto quer dizer que o veículo que transita pela rodovia tem a preferência sobre os demais. Espero ter ajudado.

    Mariana.

  253. Cidelmar escreveu:

    obrigado Mariana

  254. SOL escreveu:

    Boa noite.
    Queria tirar uma dúvida. Numa rua onde existe duas vias, onde as suas laterais tem estacionamento, uma no sentido reto e a outra transversal, o carro que está no estacionamento reto sai e entra na via e tenta passar para a outra via, quando derrepente o carro estacionado na transversal dá uma ré e colide com o que estava na via, quem está errado? o carro que estava na via bateu a parte lateral esquerda do carro( farol,e eixo da roda) e o que estava dando ré levou um leve amassado na parte traseira direita.aguarda uma resposta. obg

  255. Mariana Czerwonka escreveu:

    Sol

    Fica difícil opinar sem estar no local do acidente. Teoricamente, quem estava saindo do estacionamento deve dar preferência para quem já trafega pela via.

    Mariana Czerwonka.

  256. jose roberto escreveu:

    se eu tnho minha permicao para dirigir e tomar 2 multa leve recebo minha cnh definitiva

  257. Mariana Czerwonka escreveu:

    José Roberto

    Sim, somente estas infrações não levam a perda da PPD.

    Mariana Czerwonka

  258. renata escreveu:

    boa tarde , dia 19/06/2012 recebe uma multa de carteira e a moto está em meu nome só que estou em processo de habilitação estou já na prática posso perder meu processo me ajuda.

  259. Mariana Czerwonka escreveu:

    Renata

    Pode interferir sim, isso dependerá do processo no Detran. A partir do momento que o candidato tem o número RENACH (que você é inscrito ao dar entrada no processo), a multa pode ficar atrelada a ele e aí sim prejudicar processo de habilitação ou até mesmo a multa constar na PPD do infrator.

    Mariana.

  260. lourival ferreira froz escreveu:

    venho pedir ajuda, tenho um carro que nao estava em meu nome, o mesmo sofreu pt em 2010, porem nao consegui dar baixa junto ao detran, agora em 2012 encontrei a pessoa cujo carro esta no nome, minha duvida é: tenho que pagar ipva e licenciamento que venceram posteriormente ao acidente? alguem por favor me ajude, grato.

  261. Mariana Czerwonka escreveu:

    Lourival

    Se você não deu baixa no veículo junto ao Detran, deverá arcar com as taxas até a data da baixa.

    Mariana Czerwonka

  262. veridiane escreveu:

    gostaria de saber o que eu fasso emprestei meu carro pra um rapais que disse que foi num velorio uma hora depois recebie um telefonema dele dizendo que foi pego numa blitis por enfluencia de alcoo eu fui pegar o carro fui pra casa depois ele disse que ia paga gando a multa vinhecir passou uns messes guando fui atras dele ele tinha indo embora pra sao paulo o que posso fazer posso recorrer

  263. Mariana Czerwonka escreveu:

    Veridiane

    É um caso complicado, sugiro que procure um advogado, especialista na área, para que ele possa te orientar.

    Mariana.

  264. andressa escreveu:

    boa noite meu marido foi pego numa blitz com meu carro sem habilitaçao sobre influencia de alcool ele esta tirando a cnh as multas vem para mim ou vai atrapalhar ele

  265. Mariana Czerwonka escreveu:

    Andressa

    Vocês dois responderão por isso, você por entregar o veículo a pessoa não habilitada e embriagada e ele por dirigir nestas condições. Os dois cometeram crimes de trânsito. Além disso, dirigir sem ser habilitado, segundo o Art.309 do CTB é crime de trânsito e a pena prevista é detenção de seis meses a um ano, ou multa. Além de Art. 162. Dirigir veículo: I – sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir: Infração – gravíssima e – multa (três vezes) e apreensão do veículo. E ainda segundo o Art. 293 a penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou a habilitação, para dirigir veículo automotor, tem a duração de dois meses a cinco anos. Isto quer dizer, que dependendo do processo administrativo no Detran você pode ficar impossibilitado de tirar a CNH por até cinco anos.

    Mariana Czerwonka

  266. renata escreveu:

    boa tarde , dia 19/06/2012 recebe uma multa de carteira e a moto está em meu nome só que estou em processo de habilitação estou já na prática posso perder meu processo me ajuda.
    no dia 12/09 fiz meu exame passei a minha carteira já chegou pode acontecer de cair a pontuação..

  267. Mariana Czerwonka escreveu:

    Renata

    Pode sim. A partir do momento que o candidato tem o número RENACH, a multa pode ficar atrelada a ele e aí sim prejudicar processo de habilitação ou até mesmo a multa constar na PPD do infrator.

    Equipe Blog do Trânsito

  268. NILSON MARQUES escreveu:

    MARIANA
    SOFRI UMA BATIDA LATERAL,OBS CRUZAMENTO NAO SINALIZADO

    O OUTRO VEICULO ESTAVA COM A DOCUMENTAÇAO IRREGULAR,ELE PERDE O DIREITO POR ESTAR IRREGULAR, EU ESTAVA A DIREITA DELE POREM JA HAVIA PASSADO O CENTRO DO CRUZAMENTO ?
    QUEM ESTA CERTO.

    DESDE JA OBRIGADO

  269. Je escreveu:

    Olá na quinta Feira dia 18 /10 um ônibus na tentativa de me ultrapassar bateu no meu carro.Chamei uns policias q estava ali perto e eles disseram que como não ouve vitima eu teria q ir ate o DP e fazer um B.O …o policial q fez o meu B.O disse q eu teriaa q tirar umas fotos do veiculo ,do local e levar o veiculo em 3 oficinas pra fazer o orçamento,e levar la no fórum,o meu pai disse q isso é uma dor de cabeça,q vai demorar muito pra arrumar o carro e é melhor arrumar o carro e deixar isso pra la,pq nem teve tantos danos ,mais por fim.
    a minha duvida mesmo é porque a minha CNH é PROVISORIA ,gostaria de saber se isso ira me prejudicar na hora de renovar a minha CNH ??

    e se eu nao for no forum e nao der continuidade se tem algum problema ??

  270. fernando escreveu:

    ola .. tenho uma duvida em minha rua tem uma casa em frente a minha e tanto como a minha como a do meu vizinho tem garagem e ambas enfrente a outra …as vezes ele ou amigos dele estacionam em frente a garagem dele mas isso me atrapalha ou eu tentar entrar ou sair de minha garagem … as vezes tenho uma enorme dificuldade em sair tenho que manobrar varias vezes para não bater no outro carro se um dia houver uma colisão por parte minha no caso eu tentando sair de minha casa e eu bater se querer mas pela dificuldade de sair por causa do outro carro tem alguma lei que faz com que a outro pessoa no caso o dono ou responsavel do carro que eu bati a pagar os prejuízo

  271. Daniel escreveu:

    Fui passar em um cruzamento e o sinal passou do verde para o vermelho direto, e nesse semafaro tem um camera.Voltei no local pra ver se estava acontecendo direto isso,mas o problema nao aconteceu novamente. Liguei na prefeitura e registrei queixa.O que faço nesse caso?

  272. davidson escreveu:

    o vencimento da transferencio do meu veiculo venceu no sabado entao posso transferir na segunda sem sem gera multa em meu nome e nao perco pontos na minha carteira.

  273. giovanni escreveu:

    estou fazrndo aula pratica e fui multado corro o risco de perde a cnh?

  274. giovanni escreveu:

    estou fazrndo aula pratica e fui multado corro o risco de perde a cnh?
    me ajudem

  275. adriana escreveu:

    gostaria de saber se existe alguma lei a favor de uma van na seguinte situação: a van esta parada no ponto de onibus para embarque e desembarque em frente a uma escola, quando um auto faz uma ultrapassagem a direita, pois vai entrar a direita ao sair a van bate no auto atras lado esquerdo.

  276. adriana escreveu:

    gostaria de saber se existe alguma lei a favor de uma van na seguinte situação: a van esta parada no ponto de onibus para embarque e desembarque em frente a uma escola, quando um auto faz uma ultrapassagem a direita, pois vai entrar a direita ao sair a van bate no auto atras lado esquerdo. o que quero saber e referente a van que lei a favorece?

  277. adriana escreveu:

    gostaria de saber se existe alguma lei que favorece uma van que esta parada para embarque e desembarque em caso de ultrapassagem

  278. adriana escreveu:

    existe possibilidade da pessoa que bate na parte traseira está certa?

  279. rinaldo escreveu:

    quando há um acidente quanto tempo a pessoa tem para recorrer

  280. Luciano escreveu:

    Boa noite eu quero saber quando eu pegar um CNH Provisoria eu posso andar em outra cidade cem for a minha que eu morro ,ou só posso andar da cidade que eu morro

  281. Fernanda escreveu:

    Estava no meio do processo de primeira habilitação, quando recebi em minha casa uma multa ref a um carro que estava em meu nome, o condutor estava com habilitação cassada e eu recebi multa por conceder alguem com habilitação cassada dirigisse, porém não recorri a multa, esta venceu e o condutor já pagou, e eu que já havia feito o exame teórico parei com tudo e não fiz aulas práticas, minha pergunta: perdi tudo que já fiz e paguei? tenho que fazer tudo de novo? Quanto tempo devo aguardar para fazer as aulas práticas (se for o caso), estou desesperada não sei o que fazer me ajudem.

  282. Stefania escreveu:

    Bati minha moto na traseira de um carro no istante em que ele parou e freiou com tudo a chegar a ponto de cantar pneu, nao sei o motivo por qual ele freio mas o sinal estava verde , tentei freiar mais nao consegui e acabei quebrando o farol dele na ponta! Queria saber nessa historia quem esta errada , ainda bem que atras de mim nao havia mais nenhum carro se nao teria sido pior . Obrigado…

  283. aliana escreveu:

    Boa noite! fui abordada e estava sem o documento da moto, o policial apreendeu a minha moto, o problema foi que ele sai andando nela. isso pode acontecer de um policial sair andando nela para o patio da pollicia. acredito q tem que ter um guincho ou não? por favor preciso tirar essa dúvida.

  284. claudia escreveu:

    ESTAVA TRAFEGANDO QUANDO UMA SENHORA SAIU DE UMA GARAGEM E ENTROU NA MINHA FRENTE.PAREI E ESPEREI QUE ELA DESSE RÉ.ELA NÃO DEU ,ENTÃO SEGUI EM FRENTE PASSANDO POR TRAS DO CARRO DELA,QUANDO ELA SAIU E BATEU EM MEU CARRO.DISSE QUE NÃO TINHA CULPA E QUE EU ESTAVA ERRADA.FIQUEI NADUVIDA,MAS ACHO QUE ELA DEVERIA TER ESPERADO QUE EU PASSASSE.ESTOU ERRADA?
    FIZ OCORRENCIA POIS ELA DISSE QUE NÃO IA PAGAR O CONSERTO DE MEU CARRO.

  285. Marcelo escreveu:

    Boa noite tenho uma duvida a respeito de um acidente com onde estava eu,meu fillho e meu sobrinho.
    Vamos lá
    Esva trafegando em uma avenida com duas mão para ambos os lados
    quando um veiculo fez uma terceira mão e colidiu de frente com meu carro,felizmente ficamos bem porem teve que acionar o seguro pois não teve como redar com o carro e o transito ficou somente com uma faixa ,
    Minha duvida ,o militar que que fez a ocorrência vou a posição que estavam os carros e solicitou que tirasem o carro pois esta congestionando o transito
    ok
    Quando foi fazer o BO. ele colocou na ficha do outro rapaz que ele tentava fazer uma utrapassagem ele sinplesmente arrancou seu parachoque trocou a roda e foi dirigindo seu carro normalmente ,fiquei indiguinado com a situação pois estou sem carro a mais ou menos 1 mes e não vai pegar nada com o outro cara
    a atitude do policial foi correta ou não por favor

  286. Marcelo escreveu:

    Boa noite tenho uma duvida a respeito de um acidente com onde estava eu,meu fillho e meu sobrinho.
    Vamos lá
    Estava trafegando em uma avenida com duas mão para ambos os lados
    quando um veiculo fez uma terceira mão e colidiu de frente com meu carro,felizmente ficamos bem porem teve que acionar o seguro pois não teve como redar com o carro e o transito ficou somente com uma faixa ,
    Minha duvida ,o militar que que fez a ocorrência viu a posição que estavam os carros e solicitou que tirassem os carro pois estava congestionando o transito
    ok
    Quando foi fazer o BO. ele colocou na ficha do outro rapaz que ele tentava fazer uma ultrapassagem ele simplesmente freou por cinco metros antes de colidir arrancou seu par-achoque trocou a roda e foi dirigindo seu carro normalmente ,fiquei indi guinado com a situação pois estou sem carro a mais ou menos 1 més e não vai pegar nada qual teria que ser a atitude do policial com o outro cara
    a atitude do policial foi correta ou não por favor

  287. hernandes escreveu:

    tirei a habilitaçao na categoria b em minas agora dia 19/03/2013, mas minha pauta do exame medico vence no dia 08/04/2013 e nao entendi pq tenho que esperar lançar no sistema minha aprovaçao e fazer de novo o exame medico.

    hernandes flavio dos santos

  288. Kamel escreveu:

    Estava dirigindo sem CNH pois ainda estou tirando a mesma, e os policiais me param na rua, gostaria de saber se poderei continuar tirando minha CNH ou terei de esperar mais 1 ano?

  289. Thaila escreveu:

    Estava em um posto de combustivel quando estava me direcionando para sair veio um carro de uma avenida e ao começar a entrar no posto colidiu com o meu carro, vale ressaltar que meu veiculo ainda estava dentro do posto quem esta certo e quem está errado nesse caso?

  290. RITA escreveu:

    Gostaria de saber,, eu esva na preferencial, de carro na permissao B, VEIO UMA MOTO QUANDO O MEU SINAL JA ESTAVA ABERTO, E ASSUSTEI FREANDO ENCIMA DELE NO MEIO DA VIA, O QUE FEZ ELE CAIR PARALELO A RUA QUE ELE SEGUIA, NO CANTO ESQUERDO/CALÇADA QUE ELE SEGUIA DA SUA VIA, COMO NAO FOI FORTE E EU NA PPD, SO TIVE A REAÇÃO DE SEGUIR ENFRENTE, HOJE A VITIMA CONHECEU O CARRO ENFRENTE AO MEU TRABALHO PELA PLACA, E VIERAM ME PROPOR ACORDO PARA TIRAR O BO, NAO DAR ENTRADA EM PROCESSO JUDICIAL.
    ELE DISSE QUE TEM PERMISSAO DE CATEGORIA B E TAVA DIRIGINDO A, EU TENHO A OMISSAO. E FIQUEI DE FAZER UM ACORDO COM ELE, E A PM, CONHECIDO INSTRUIU Q E PRA OMITIR.QUE NAO ERA EU Q DIRIGIA

  291. claudia santos escreveu:

    bom dia!!
    olha só o que me aconteceu.vendi minha moto pro meu primo só que nao passei pro nome dele , devido a umas parcelas que ainda restam.fui verificar no site sobre minhas multas e vi que tava com 4 pontos na minha carteira.mais o que posso fazer sobre os pontos que tomei se ainda nao tenho carteira?e como mudei de endereço nao recebi a carta informando sobre os pontos.o que fazer nesse caso? ainda posso tirar a minha carteira? e os pontos que levei injustamente ainda poderao ir pra carteira de quem tava com a moto?ou continuara na minha carta?como faço pra corrigir esse erro??
    obrigada……

  292. vinicius escreveu:

    oque acontece se aprenderen meu filho menor dirijindo sem meu concentimento eu perco minha CNH

  293. Ingrid escreveu:

    preciso saber se tenho como recorrer duas multas de transito pois fui parada numa blitz e eu estava alcoolizada e sem porte de carteira pois tenho a provisoria de categoria B como fasso para nao perder minha carteira e legalizar tudo?

  294. Ronaldo escreveu:

    Boa tarde, queria tirar uma dúvida… estava indo trabalhar quando meu celular tocou.. parei em um posto de gasolina para atender o celular e posteriormente abastecer, após atender o celular, manobrei na ré… como e fiorino não tem visão central ou seja retrovisor central, apenas o direito e esquerdo.. estava bem devagar dando a ré… quando cruza na parte de traz do carro.. uma minivan em auto velocidade… o cara conseguiu acertar a parte esquerda da minha traseira. …. agora a questão.. o cara não quer pagar….
    em primeiro lugar eu estava manobrando… e tenho uma visão limitada por usar somente dos retrovisores… por prevenção estava bem devagar..já o cara tinha visão total, e me viu manobrando…e mesmo assim… cruzou o veículo…. na minha concepção ele achou q iria dar tempo de passar… porém não deu…. portanto eu não tinha campo de visão… e ele sim… poderia ter parado e esperado.. ou então businado avisando q iria passar….. gostaria de saber quem é o culpado???

  295. deborah escreveu:

    oi o que faço.mudamos muito por causa do trabalho,tenho um carro no meu nome e meu marido levou uma multa sinal vermelho,e venceu o prazo de identificar,só que minha carteira e provisória oque faço?

  296. deborah escreveu:

    oi o que faço.meu marido foi multado,sinal vermelho eo carro esta no meu nome,mudamos muito por trabalho e o prazo de indentificar venceu, e minha carteira e provisória eo que faço?

  297. sandro alexandre escreveu:

    oi eu estava manobrando meu carro saído de um estacionamento de um shopping olhei no retrovisor não vi ninguém ai um cidadão apareceu de repente atras ai bateu quem ta errado
    o cidadão podia pelo menos ter buzinado ele quer que eu pago que eu faço?

  298. Tiago borges escreveu:

    bom tenho uma multa no meu cpf de 2006 mais meu carro nao tem nenhuma multa esta com o 2013 pago e ja vistoriado no gas queria saber se posso fazer a vistoria do carro normal ou a multa do meu cpf vai aparecer la

  299. Sérgio Luiís escreveu:

    Boa Noite ! Meus parabéns pelo blog, é EXCELENTE ! Eu li vários comentários e tirei muitas dúvidas, porém, restou uma:
    - Meu carro foi apreendido decorrente de documentação em atraso. No momento ele se encontra em um pátio credenciado pelo detran, porém, ouvi inumeros comentários sobre “pequenos furtos” de peças e acessórios de veiculos que estiveram lá. No ato da apreensão, o policial fez um pequeno checklist “CRR” onde consta alguns detalhes !

    - Minha dúvida: E se no momento em que for buscar esse veiculo, notar alterações ou falta de peças, assim como acessórios ! O que fazer ?
    (muito obrigado)

  300. Renan escreveu:

    Boa tarde! Sofri um acidente de transito, estava fazendo uma curva e o ônibus da Coletivo estava vindo na contra mão para tbm fazer a curva, dei de cara com o nibus e pra não bater desviei a moto que acabou derrapando e cai, mas sai do local sem esperar o guarda de transito (Codetran). depois de uma hora fui no Codetran para fazer o B.O. o mesmo informou para não fazer o B.O. e procurar a Coletivo já que todos os ônibus daqui agora tem câmera e tem seguro. Se eu for na coletivo e pedir a gravação eu consigo que o seguro pague o conserto da minha moto já que o ônibus estava na contra-mão?

  301. Claudio Alves escreveu:

    VI UM RAPAZ SENDO PEGO PELOS GUARDAS DE TRANSITO SEM CAPACETE, O RAPAZ FICOU NERVOSO E OS GUARDAS PEDIRAM PARA QUE ELE OS SEGUISEM PARA A BLITS. SEGUIR OS GUARDAS PARA BLITS E OBRIGADO OU O RAPAZ PODIA TER DESLIGADO A MOTO E DEIXA ALI PARADA.

    MAS DIRETO NA LEI DE TRANSITO EXISTE ALGUM CODIGO, O QUE DEVE SER FEITO IR COM OS GUARDAS E GERA MAS PROVAS CONTRA SI OU POSSO DEIXAR A MOTO OU CARRO ALI PARADO E QUE ELES VENHA REBOCA O MEU VEICULO SEI QUE VAI EXISTIR A MULTA IR COM NÃO SOU OBRIGADO SOU. MAS FOI CONSTRANGEDOR TANTO PARA ELE QUANTO PARA A ESPOSA QUE ESTAVA DE CARONA POR OS GUARDAS PEDIRAM PARA QUE ELA DESCESE.

    ME DE UMA ORIENTAÇÃO O QUE DEVO FAZER SE POSSA DESLIGA MEU VEICULO E FICA ALI PARADO JA QUE ESTOU ERRADO.

  302. Daniel zen escreveu:

    na BR116 um caminhão estava parado com metade dele no acostamento (muito curto por sinal) e a outra metade na pista, naquele trecho é mão dupla e já tinha fila de carros atrás dele, então com todo o cuidado passamos pelo caminhão, eis que logo a frente aparece a Policia rodoviária federal e nos manda encostar e nos autua, pergunto:A PRF não deveria estar sinalizando o local para que o trânsito ocorra de forma segura? isso cabe defesa?

    Obs: Enquanto estávamos parados sendo autuado o caminhão passa lentamente ao nosso lado.

  303. everton escreveu:

    olá queria saber se um guarde de transito pode multa uma pessoa mesmo a pessoa não cometendo nem uma infração . pois recebe uma multa onde dizia q eu estava trafegando com meu veiculo sem umas das placas. e eu nunca trafeguei com meu carro em via publica sem placa . a única pessoa que dirige meu carro é só eu como isso é possível ? e como faço pra recorrer ?

  304. everton escreveu:

    olá queria saber se um guarde de transito pode multa uma pessoa mesmo a pessoa não cometendo nem uma infração . pois recebe uma multa onde dizia q eu estava trafegando com meu veiculo sem umas das placas. e eu nunca trafeguei com meu carro em lugar nem um sem placa . a única pessoa que dirige meu carro é só eu. como isso é possível ? e como faço pra recorrer ?

  305. yudi escreveu:

    Bom dia, levei uma multa de moto, posso passar os pontos para a carteira da minha esposa?porem ela só tem habilitação categoria B.

  306. Maxwell Krolow escreveu:

    Boa Noite, Poderia me tirar uma duvida, Tiro sempre minha moto de dentro de casa todos os dias, e a coloco em meio a Um estacionamento Na rua, Onde é Permitido Estacionar… GOstaria de saber se Ela estando com o LICENSIAMENTOANUAL E IPVA ATRASADOS, ela pode ser guinchada? e eu autuado? Aguardo

  307. Maxwell Krolow escreveu:

    Ela estando Estacionada…. Naquele Local..

  308. Marcia escreveu:

    Se eu pagar o IPVA, licenciamento, seguro DPVAT, mas não estiver com documento novo e so comprovanye de pagamento eu sou multado? meu carro e guinchado? Se ocorrer tão coisa posso recorrer?
    meu email lemoaml@hotmail.com

  309. michael douglas rodrigues da silva escreveu:

    amigo cair em uma britz sem capacete estava indo busca meu pai no hospital tenho ate o atestado , eu sair nas pressa nevoso ai nem lembrei de capacete minha carteira ainda é provisoria (PPD) , tem como eu entra com uma defesa pra mim não perder ?

  310. Mauricio escreveu:

    Eu entrei hoje na auto escola para tirar minha carteira de motorista,e tinha uma moto em meu nome a qual eu vendi a semana passada e amanhã transferirei para o nome do novo comprador tera problema para eu receber minha provisoria?
    E quanto a um carro que eu tenho,eu posso transferir de nome enquato tiver tirando a carteira de habilitação?

  311. Tatiana Pereira escreveu:

    Oi boa tarde,
    Tenho um amigo que sofreu um acidente de moto. Ele estava com a razão e o motorista que bateu no carro assumiu a culpa. Neste caso, meu amigo perde a CNH, uma vez que é provisória? Ou não interfere em nada?

  312. Gleidson pereira escreveu:

    Boa noite, poderiam me ajudar, pois recebi uma nitificação de infr. de trans. por conduzir por marcas de canalização. e na notificação dizia que o mesmo aconteceu na AV. Mario Covas em frente o numero 2319 às 13:00h na data 09/05/2013, so que na Av Mario C. em frete o numero 2319 nao existe nenhuma sinalização muito menos marcas de canalização. vou recorer, mas fazer isso, com que palavras, como vou provar que tal nao aconteceu, to mais perdido do que cego em tiroteio pois nao entendo nada disso. poderiam me ajudar por favor pois ja se passaram 5 dias que recebi a notificação

  313. Carlos escreveu:

    gostaria de saber se a policia me parar e eu tiver sem DOK do carro oq acontece mais esta tudo pago so naun chego ainda

  314. AMANDA escreveu:

    Olá tudo bem. hoje discuti no estacionamento do mc donalds ´por uma vaga.. o cara estava errado mesmo assim pensei q tinha morrido o assunto. porém a mulher dele tirou foto da placa do meu carro . . corro algum risco com isso ?

  315. Vania Souza escreveu:

    Uma mulher embriagada bateu no carro que eu dirigia (nem é meu) e fugiu, mas alcancei ela e parei uns policiais… Enquanto conversávamos com os policiais a mina deu fuga de novo dessa vez não consegui acompanhar, mas consegui a placa, posso fazer B.O não tenho habilitação?

  316. Jaffer dos santo escreveu:

    O curso feito pelo buzzerro online e reconhecido pelo detram do MS só com ele posso trabalhar com caminhões normal fiz o curso do mopp com carga horária de 50 horas me responda por email obrigado

  317. Eduardo S Pinto escreveu:

    Estava entrando no estacionamento no recuo da calçada e manobrando para estacionar meu carro de ré. Nesse instante, passou uma viatura da CET com dois agentes dentro que sem sequer pararam para ver o que estava acontecendo ou ao menos saber porque estava parado naquele local onde todas nós sabemos ser proibido e de passagem ( sem parar ) me lavrou uma multa cuja notificação recebí ontem (20/6). Agora vou recorrer e minha dúvida é: COMO VOU PROVAR QUE EU ESTAVA SÓ MANOBRANDO O CARRO NA CALÇADA PARA DEPOIS PARAR NO RECUO? SOU EU QUEM DEVO PROVAR QUE ESTOU CERTO OU ELES ATRAVÉS DE FOTOS QUE ESTOU ERRADO? VALE A PENA CONTESTAR ESSA NOTIFICAÇÃO OU VAI PREVALECER A LEI DO MAIS FORTE QUE É A AUTORIDADE DO TRÂNSITO? ESTOU MUITO REVOLTADO COM ESSA SITUAÇÃO E POR ISSO AGUARDO RETORNO.
    Obrigado.

  318. Feh Mallmann escreveu:

    Olá, fui atuada por dirigir sem cinto de segurança e estou na provisória, porém o carro está no nome da minha mãe.. Assinei a multa, o que não deveria ter feito..
    Há alguma coisa que possa fazer para não perder a permissão? A multa irá para o meu endereço ou para o endereço do proprietário do veículo?

    Desde já obrigada.

  319. Dayvisson Lupnon escreveu:

    Olá No dia 24/12/2012 fui atuado por dirigir sem possuir CNH mais estava com uma pessoa abilitada e os pontos e a multa foi pra carteira dessa pessoa ate ai tudo bem. ja resolvi… Mais uns dos policiais falou que eu não poderia tirar minha Habilitação nem tão cedo….

    minha pergunta é… QUANDO PODERREI TIRAR MINHA HABILITAÇÃO?

  320. ana escreveu:

    como é que posso paga concerto de uma moto que eu bati… se estou sem dinheiro…
    qual é o prazo mim dar para fazer o reparo.??

  321. francisco escreveu:

    se eu for pegue em uma blitiz com meu veiculo todo atrazado, licenciamento, cheio de multas e etc.. eu apenas perdo meu veiculo ou tambem posso responder algum crime na justiça

  322. alessandro escreveu:

    olá!
    Comigo aconteceu um acidente quando eu estava com meu carro aguardando para cruzar uma via de transito rápido com 4 pistas.Então eu vi que estava vindo um caminhão na terceira pista,este me dando condição para atravessar então fui atravessar, mas não consegui reparar que uma moto estava ultrapassando ele pela quarta pista, então ela bateu na traseira de meu carro no momento em que eu estava terminando de atravessá-la.
    Então o motoqueiro caiu no chão e eu não consegui parar imediatamente para socorre-lo então dei a volta na quadra e voltei para trás dele e permaneci no local até a chegada da polícia e do socorro.
    Contudo agora ele está me processando por lesão corporal, omissão de socorro e fulga do local do crime.
    Gostaria que me desse uma ajuda para que eu possa saber como devo proceder daqui pra frente.
    Desde já agradeço.

  323. alexsandro / recife-pE escreveu:

    chegou três multas de transito com a placa da minha moto no mesmo dia (25/05/2013) e intervalos de minutos (18:20, 18:24 e 18:28), onde eu estou cicurgiado desde o dia 26/03/2013 e até hoje estou sem pilotar moto, onde a referencia dada pelo esta Agente de Transito incorrecto, endereço e numero (n 80, que não existe) onde a suposta multa foi dada. Aguardo resposta.

  324. Bruno Equipe Encarnado'S escreveu:

    Minha Esposa tomou uma multa de 4 pontos com meu carro ela estava com a provisória no prazo de validade pois havia vencido mais tem prazo de 30 dias para renovação ainda porém a multa chegou hoje onde a permissão dela já venceu posso passar para ela mesmo já vencida quais são as consequências disso grato aguardo resposta.

  325. rafael escreveu:

    fui pego numa blitz com permissão vencida a mas de 30 dias .o carro é no nome da minha espoza a pontuação vai pra ela

  326. Maria Ap. escreveu:

    Olá, colidi na traseira de um Vectra em uma BR, porém a colisão ocorreu pois no local do acidente à um pote que liga um bairro à BR, no acostamento havia um caminhão próximo a ponte sinalizando para entrar e um Vectra que havia acabado de sair da ponte, o Vectra entrou na BR cuja a velocidade é de 80Km/hr e não consegui evitar a colisão no dia em questão estava chovendo, o que me leva a acreditar que o condutor do Vectra não chegou a me ver. Não tinha como desviar para o acostamento, pois o caminhão se encontrava no mesmo. O que devo fazer? Ouço todos falar que quem bate atrás é sempre culpado!

  327. cintia escreveu:

    meu carro está com multas de radar só que o carro está em nome do meu marido hoje quem dirige sou eu se eu for parada em uma blitz o carro é recolhido? e eu ganho pontos na carteira visto que a minha ainda é provisória ,os documentos estão em dia!

  328. james campos mendes escreveu:

    olá gostaria de saber se terei que pagar um retrovisor, quando um carro esbarrou em minha moto assim que estava saindo, dei a seta e sai lentamente quando tal carro veio muito rapido raspando a moto a sorte que consegui equilibrar, mas depois o condutor do carro queria que pagasse o retrovisor alegando que ele tava na preferencia e eu saindo para a via já que a moto estava estacionada, tire minha duvida… agradeço ;) e parabéns pelo blog ;)

  329. alexandre escreveu:

    comprei um carro de um amigo que estava financiado, já quitei o carro, mas não passei para o meu nome por infelicidade fui parado em uma blitz e rebocaram meu carro paguei o ipva que faltava, foi dado baixa no gravame, só que o recibo está em nome do antigo gostaria de saber se existe algum documento que a pessoa a qual está o nome do documento possa fazer para que eu retire o carro do depósito?

  330. Aline escreveu:

    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA
    AFF MUITA PERGUNTA POUCA RESPOSTA

  331. RAFAEL escreveu:

    Boa tarde. gostaria de tirar algumas duvidas sobre um procedimento policial. um colega fui deixar a namorada em casa, e na volta, como ja estava amanhecendo o dia, estacionou o carro fora da pista para dorme um pouco, momento depois a policia militar(viatura da area, nao sendo de transito), abordou o mesmo neste local estacionado. os policiais ao notar sinais de embriagues, chamou a guarda municipal para ser aplicada a multa, apos uns 40 minutos os guardas chegaram e quiseram colocar o bafometro, porem o mesmo negou, mesmo assim aplicaram a multa e conduziram o mesmo para a delegacia para fazer o auto de prisão em flagrante.
    A minha duvida é a seguinte, o código de transito diz QUE: o agente de transito tem que presenciar a infração para aplicar a multa e não valendo as informações ditas por terceiros. neste caso nem o agente de transito nem e nem a policia militar presenciou tal fato haja vista que o carro estava estacionado, e que os guardas de transito so chegarm 40 minutos apos a policia militar.

  332. Josi escreveu:

    Eu gostaria de saber quais os riscos de ter um carro de outra pessoa no meu nome. Obs.: Não tenho habilitação, tampouco experiência no assunto!
    Peço urgância na resposta, por favor, me ajudem!!!

  333. Taciano Araujo escreveu:

    BOA NOITE !
    Por usar uma cadeira de rodas optei por estacionar na contra mão para facilitar a decida pela calçada mais sinalizei o carro ligando as setas de frete ao cemitério e logo que estacionei 5 minutos veio um veiculo e bateu no meu carro. quero saber se como fica essa situação porque o o cara me botou na justiça no outro dia estou para ser julgado o que devo fazer , na perecia DIZ que meu carro o V1 estava fixo de fato como estava na verdade,
    essa é minha duvida tenho chances de me livrar ?o abalroamento no meu veiculo iria acontecer de qualquer forma, correto ?caberia uma infração no veículo, correto?, e tenho chances de reverter para que o veiculo que bateu terá que arcar com às despeças do meu veiculo quais são as chances? Ne ajuda nesse raciocino URGENTE ,FICO NO AGUARDO ABRAÇO

  334. SONARIA escreveu:

    MEU MARIDO FOI MULTADO PELA A POLICIA FEDERAL E ELE NÃO DE HABILITAÇÃO AI O POLICIA DEU 5 MULTAS 3 DE SEM HABILITAÇÃO E MAIS DUAS Q
    NEM SEI POR QUE ? ERA PRA ELES DAR SO UMA DE SEM HABILITAÇÃO MIM AJUDEM

  335. viviane escreveu:

    estou com minha provisoria e meu marido saiu com minha moto e estacionou em lugar que nao podia levei uma multa tenho como recorrer ainda nao recebi a multa

  336. Helena escreveu:

    Olá Mariana ,eu estava estacionada em uma via publica após sai sinalizando com seta em uma velocidade menor a 10km/h percorri uns 15 metros ainda sinalizando pois iria fazer uma conversão para entrar em uma rua a minha esquerda e aguardei um automóvel q vinha subindo sentido contrario.Assim e iniciei conversão e ao estar entrando na rua uma moto em alta velocidade tentou ultrapassagem e veio a colidir de frente à lateral esquerda do meu carro causando danos no paralama ,roda frontal e retrovisor .Sendo assim a moto empinou projetando-se ao solo e junto seus ocupantes.A frente do meu carro já estava dentro da outra rua quando houve a colisão. É certo q estes venham a cobrar de mim o conserto da moto e me indiciam por lesão corporal.

  337. Claudia escreveu:

    Ola boa noite
    Meu namorado vendeu uma moto e nao fez o recibo e desde que ele vendeu a moto o novo proprietário não pagou o IPVA e ainda por cima descobrimos duas multas gravissimas
    Acontece que meu namorado não tem habilitação e o novo proprietário quer um recibo nome da esposa dele
    Como podemos resolver essa situação por favor vc poderia nos orientar
    Desde já agradeço

  338. claudya escreveu:

    Ola bom dia
    O meu namorado tinha uma moto e vendeu só que ele não fez a transferencia
    e agora ele descobriu que o novo dono não pagou IPVA desde 2009 e tem duas multas
    O novo dono por sua vez quer fazer a transferencia mais quewr colocar a moto no nome da esposa dele que nao tem habilitaçao e agora o que fazemos com a multa que veio no cpf do meu namorado ele tb nao tem habilitação

  339. Ademilson escreveu:

    Ultrapassei pela direita mas não fui abordado por nenhum guarda de transito, dias apos chegou a notificação em minha casa. eu posso recorrer?
    att

  340. eliene escreveu:

    e obrigatório usar sinto de segurança dentro da cidade?

  341. Nicolas escreveu:

    Tenho um veiculo no estado do Rio Grande do Sul, onde acabei de receber uma multa por excesso de velocidade em uma cidade no estado de São Paulo, sendo que não estive lá . Já entrei em contato com o Detran de SP onde me confirmarão que foi um erro de digitação por isso que a multa veio para meu nome. Mas até o momento nada foi resolvido e a multa esta para vencer daqui uns dias, oque devo fazer ?

  342. Leandro Müller escreveu:

    Se eu me envolvi em um acidente de transito e a policia rodoviária federal aparecer, NÃO registrar o BO (Boletim de Ocorrência) e eu não assinar nada, eu perco a CNH provisória?

  343. luis carlos escreveu:

    o cara pediu demissão.pois muitas pergunta ele não aguentou e não responde mais nada.
    ,
    mais por falta de respeito ao usuário. ele deveria tirar o site do ar e dizer que não responde mais. portanto talvez nem seja certo sua resposta pois não dar a mínima a ninquem e sinal que deixa duvida…………

  344. Junior escreveu:

    Fiz as aulas práticas e teoricas, meu renach estava vencendo e a auto escola não consegui agendar minha prova prática, tenho como aproveitar as aulas que eu já fiz?

  345. Carlos Neves escreveu:

    Bom Dia, gostaria de saber se vou perde a minha cnh provisoria pós o veículos esta no meu nome sendo q eu não estava dirigindo o veiculo ! eu poderia transferir pra o condutor q estava conduzindo o veiculo e transferir os ponto para ele da inflação?!!

  346. Raphael escreveu:

    Boa noite!Sofri um acidente com o carro da empresa há 15 minutos depois de sair do expediente no caminho de casa num engavetamento fui o ultimo carro e todos colocaram a culpa sobre mim.O Boletim de ocorrencia foi feito em meu nome mais o caro é da empresa nesse caso queresponderá o processo?Eu ou a empresa?
    Posso ser descontado pelos prejuizos?

  347. Stephanie escreveu:

    Tirei minha carteira de habilitação e no mesmo dia fui parado por uma blitz, e levei uma multa. Perco minha carteira por causa disso? os pontos vão para o prontuario do veiculo, ou para o meu prontuario? e quantos dias demora para a multa cair no sistemas do detran?

  348. Robert escreveu:

    Bom dia, fui parado em uma blits, e gostatia de saber, se eu posso exigir que apenas minha moto seja rebocada, pois o guincho leva todos as motos em uma unica viagem e é cobrado a taxa individual do reboque?tem alguma lei que eu possa exigir?

  349. Stephanie escreveu:

    A infração cometida é pilotar ser a habilitação, só que nesse mesmo dia que aconteceu isso eu tinha acabado de ser aprovada, ou seja tirado minha carteira e foi no dia de ontem 09/10/2013. Ai eu queria saber também se eu posso perder minha carteira ou alguma coisa do tipo, se eu tinha falado que não tinha carteira. Perco minha carteira por causa disso? os pontos vão para o prontuario do veiculo, ou para o meu prontuario? e quantos dias demora para a multa cair no sistemas do detran?

  350. IGOR FERNANDO escreveu:

    MINHA MOTO FOI PRESA PORQ EU TAVA SEM O DOCUMENTO 2013 E TBM LEVARAO MINHA CNH OQ EU FAÇO? POSO PEGAR MINHA CNH DE NOVO ? E ONDE EU PEGO ? MINHA CNH SO TEM 3 MESES, POSSO PERDER ELLA?

  351. Stephanie escreveu:

    A infração cometida é pilotar ser a habilitação, só que nesse mesmo dia que aconteceu isso eu tinha acabado de ser aprovada, ou seja tirado minha carteira e foi no dia de ontem 09/10/2013. Ai eu queria saber também se eu posso perder minha carteira ou alguma coisa do tipo, se eu tinha falado que não tinha carteira. Perco minha carteira por causa disso? os pontos vão para o prontuario do veiculo, ou para o meu prontuario? e quantos dias demora para a multa cair no sistemas do detran? Mais como o veiculo está no meu nome e ainda eu não era habilitada, eu gostaria de saber também se vai constar que eu tinha tirado a carteira e se eu posso perder minha carteira que eu tinha acabado de ser aprovada e se os pontos vão só para o veiculo ?

  352. Daniel escreveu:

    Bom dia!
    Procurando um lugar para estacionar no estacionamento da faculdade um carro colidiu no meu quando este estava dando ré. Meu carro tinha passado pelo outro carro quando este iniciou a ré e colidiu no meu carro. Aparentemente, o motorista do outro carro seria o culpado, porém existe uma única sinalização da via (seta no chão – sinalização horizontal) que indica que eu estava na contramão. Os agentes de trânsito colocaram no BO, o outro carro como culpado e me isentaram de culpa.
    Um conhecido falou que se não existe sinalização vertical indicando sentido obrigatório, a sinalização horizontal (neste caso a seta indicando que eu estava na contramão) não possui validade suficiente constatando que sim, o culpado foi o outro carro, pois no momento da marcha ré não foi prudente suficiente e acabou atingindo meu carro.
    Muito obrigado pela ajuda.

  353. adailton escreveu:

    estou com a habilitação provisoria (ppd) e fui pego em uma blits com 0,007 de alcool no teste do bafometro e o agente recolheu minha carteira oque eu posso fazer agora, eu posso pegar ela na delegacia ou tenho de esperar um ano para tirar outra ?

  354. andreia oliveira escreveu:

    Boa tarde!!!
    Meu pai sofreu um acidente de carro batendo em uma moto com 2 pessoas, onde meu pai estava errado, o condutor teve ferimentos leves a garupa quebrou a perna e vai precisar colocar pino, so que o condutor da moto não tem habilitação (ele é maior mais não tem habilitação), ele quer que meu pai arque com tudo, tirar moto do pátio (foi presa por ele não ter habilitação) ele levou 2 multas (1 por não ter habilitação outra para a proprietária da moto por emprestar a moto para uma pessoa sem habilitação), tem 200,00 de guincho, o conserto da moto. Mais alguns valores para tirar a moto do pátio.
    Neste caso o que é obrigação do meu pai pagar?
    O carro do meu pai teve um estrago bem grande, somos obrigado a pagar nosso estrago e o dele? Multa ? todos os gastos dele?
    Ele esta nos ligando e pedindo para irmos buscar ele para fazer as coisas, pois a única forma de locomoção que ele tinha era a moto e agora esta presa… sou abrigado a ficar indo e voltando com ele para resolver as pendencias da moto?

    Como devo proceder?

  355. Maria de Lourdes Araujo escreveu:

    Olá!

    Meu filho dirigiu meu carro após tomar uma cerveja e foi autuado. Fui chamada para buscar o carro e o policial me garantiu que a multa viria em nome dele (meu filho). O policial estava correto em sua informação
    Não consigo licenciar o automóvel porque a multa veio em meu nome.

    Posso recorrer?

  356. Cristiane escreveu:

    olá gostaria de saber se ao estacionar um veículo em um recuo particular pode estar sujeito a guincho???? e quem tem autoridade para guinchar já que é área particular??? Guarda municipal, Policia Militar?? O que fazer neste caso?

  357. Wanderson escreveu:

    Boa noite, meu carro ta com os documentos todos pagos inclusive 2013, porém ainda não estou com o documento “verdinho”, por ter comprado o carro recentemente, existe risco de eu ser parado, e meu carro guinchado para o patio, mesmo com os documentos em dias, e a ausencia do “verdinho” ?
    Obrigado.

  358. Maria de Lourdes Araujo escreveu:

    Olá!

    Obrigada pela atenção em responder à minha dúvida.
    Só um esclarecimento: não entreguei meu carro a meu filho alcoolizado. Ele tomou a cerveja depois de sair de minha casa. De qualquer forma, ao ser parado, a besteira já estava feita.

    Muito obrigada

    Lourdes

  359. cristina silva escreveu:

    Boa tarde, gostaria de saber até quantos pontos eu posso perder na minha permissão, que não vai me impedir de tirar a CNH permanente.

  360. fernanda escreveu:

    Olá no dia 31/07/2013 estava fazendo um conversão a esquerda , parei dei sinal e entrei , quando fui entrando a esquerda vei um outro veiculo e bateu na minha direita o mesmo vinha correndo a pista tava olhada nao conseguiu freiar , o mesmo tava com documento atrasado do carro e o passageiro dele estava sem sinto e bateu a cabeça no parabrisa , não sei o que fazer meu carro ficou com a frente destruida e carro dele tambem teve danos, ele estar alegando que eu estava errada por fazer a conversão, agora nao sei pois o mesmo vinha em alta velocidade em uma pista molhada o que devo fazer estou desesperada, não tenho como pagar nem o prejuizo do meu carro que tah avaliando em mais de 6.000,00

  361. pedro escreveu:

    Bom dia meu carro venceu o documento dia 23 de outubro 2013 ,se for parado numa blitz os policiais podem rebocar meu carro

  362. joao pedro escreveu:

    preciso saber quais serão minhas penalidades, sendo que sou portador de permissão para dirigir (categoria b), e fui pego em uma blits em que me notificaram por transitar com o licenciamento vencido

  363. Sibeli28 escreveu:

    Boa tarde,

    Possuo CNH definitiva A, estou em processo de adição para ‘B’ , levei duas multas, uma por dirigir sem CNH, a outra p/ o proprietario do veiculo, que sou eu mesma, sendo que ainda nao fiz a transferencia do veiculo p/ meu nome, apenas esta registrado em cartório. Será que os pontos vão para o antigo proprietario? :/

    Logo, minha duvida é se isso interfere no meu processo de adição, e como fica essa multa p/ o proprietario, qe logo sou eu mesma!!

  364. suelen giorgia escreveu:

    ola meu esposo bateu o carro foi pra delegacia flagrante por estar alcoolizado ele perdeu a carteira podemos recorrer ele nunca havia perdido ponto nem se envolvido em acidentes

  365. luzia escreveu:

    Olá vc pode me ajudar. Tenho um carro velho e deixei na rua próximo ao portal de entrada do prédio onde moro, não está atrapalhando a entrada e ninguém, porém existe algumas pessoas que estão se sentindo incomodadas com o meu carro na porta do prédio. É uma rua super concorrida pra estacionar e claro quando tirar o meu carro de lá, alguém vai estacionar. Então não sei pq. as pessoas se sentem tão incomodadas. Isso é proibido, eles podem pedir pra alguém tirar ou denunciar, alegando que o carro é velho?Fico no aguardo de uma resposta, por enquanto obrigada.

  366. marcia rodrigues escreveu:

    oi perdi a minha moto numa blitz porque eu nao tenho cnh so que os documentos da moto ainda e no nome do antigo dono eu gostaria de saber se so o dono ou qualquer pessoa habilitada
    pode tirar a moto pagando todas as taxas e multas URGENTE POR FAVOR ME RESPONDA

  367. Ismael Marques escreveu:

    Bom dia a todos,
    Hoje pela manha, um motoqueiro passou no lado do passageiro buzinando feito louco e ao passar na minha frente freiou bruscamente na minha frente para causar um acidente, sorte que consegui desviar. Ele passou ao meu lado e me informou que era para eu ter respeito. Eu informei que estava vendo ele passar ao meu lado e ia deixar ele passar. Ele informou que iria me mandar uma multa. Parou na frente do meu carro e anotou a minha placa e o horario. Esse rapaz tem autonomia de fazer tal tarefa?

  368. kelle escreveu:

    Bom dia!
    Passei em uma barreira eletrica que a velocidade permitida é 40km e passei a 47km levarei multa?

  369. elivelton antonio escreveu:

    queria tirar uma duvida. tenho um amigo que passou no enxame de rua a 8 dias, e prendeu a moto dele que esta nome dele.queria saber se ele corre risco deperder a carta ??? olhei no site do detran la ta dizendo que o cpf nao pertece ao candidato ?

  370. GÉSSICA escreveu:

    meu namorado esta fazendo a carteira,só fez o pscotecnico e o fisico,foi pego numa blitz,dirigindo apos beber duas latas de cerveja,fez o bafometro deu 0,37 o teor alcolico, na intimaçao que ele assinou sem ler … estava escrito que ele se recusou a fazer o teste, ele assinou todas as multas… quais as consequencias, ele vai poder continuar a fazer a carteira? ele comprou o carro mas ainda nao transferiu porque o dono do carro morreu, o que acontece?

  371. Jonas escreveu:

    Bom dia.
    Um guarda pode dar uma multa por dirigir embriagado sem parar o condutor e avaliar se ele realmente está embriagado??

  372. Priscila Almeida escreveu:

    Olá, Estou em processo de habilitação, ainda faltam algumas aulas práticas, mais tenho um carro em meu nome e chegou uma multa por excesso de velocidade. Está multa se eu não transferir para outra CNH, vai automaticamente para a minha PPD, me impedindo de recebe-lá? Ou como a minha PPD ainda não está registrada esses pontos não irão prejudicaram ninguém?

  373. Thiago escreveu:

    Boa tarde,

    poderiam me esclarecer qual atitude tomar diante de um ocorrido?!
    Estacionei meu veiculo na Avenida Atlantica no dia 27/12/2013 para dia 28/12/2013, devidamente identificado com o bilhete azul do estacionamento para o local.
    Ocorre que no dia 28 quando fui sair com o meu carro, para minha surpresa, este havia sido removido do local. Ao questionar ao guarda municipal que ali estava, este me relatou que os veiculos que estavam ali estacionados foram removidos, pois fora colocada no dia 28/12/2013, antes de estacionar meu veiculo uma placa de proibido estacionar.
    Vejam bem, um dia após estacionar meu veiculo, a prefeitura do rio de janeiro simplesmente colocou ali uma placa de proibido estacionar e guinchou todos os veiculos ali sem aviso previo, diferentemente do que fazem nos dias 30 e 31, quando avisam à população que nao poderá se estacionar em determinados locais.

    Desde já agradeço a atenção.

  374. Felipe Alves escreveu:

    Olá, Boa tarde! Meu nome é Felipe e venho aqui pra tentar tirar uma dúvida que eu tenho. Ontem dia 01/01 eu estava dirigindo na Br 101 sentido Angra dos Reis quando eu entre em uma curva fechada mais ou menos a 60km por hora pelo motivo dela ser tão fechada pra direita eu tive que pisar de leve nos freios, mas eu não contava com uma possa d’áqua e óleo na pista quando eu vi a traseira do meu carro já estava saído para a esquerda quase subindo numa divisão da pista com o morro a minha direita, sendo que eu consegui freia e jogar o carro para o outro lado pra eu não bater no morro sendo que eu entrei na pista de quem estava vindo de Angra sentido Rio eu estava sem controle do carro sendo que eu consegui desviar dos carros que vinham. Resumindo eu consegui parar o carro pelo o incrível que pareça de frente placa com placa com um táxi sem ninguém se ferir mais sendo que o carro que vinha atras do táxi bateu na traseira dele mas o meu não bateu em nenhum mesmo assim eu tenho que pagar o prejuízo dos dois carros? Obrigado pela atenção.

  375. joao paulo queiroz escreveu:

    fui pedir ajuda para um policial por que uma menina foi roubada, ai a primeira coisa que o policial fez foi pedir o documento do carro , e o carro esta com o lisenciamento atrasado, ai ele me multou mas nao levou o carro. e levou o documento do carro , queria saber se perco a permissao para dirigir

  376. alexandre escreveu:

    O condutor envolvido em acidente de transito com vitima fatal, tem que ser apresentado ao delegado, estando este sem nenhuma uma irregularidade.

  377. ana escreveu:

    Oi eu peguei a mpto do meu irmao empreztado e tava com documento atrasado e a policia prendeu ela comigo ela ja tinha multa quem paga as multa os documento ea estagia e eu sozinha

  378. diego escreveu:

    Oi gostaria de saber se meu veiculo for guinchado se eu tenho direito de exigir so ele no guincho pois eu vou pagar pelo mesmo que o veiculo seja uma moto?

  379. Ivete escreveu:

    Boa noite, gostaria de saber como recorrer, de uma multa que paguei para que pudesse dirigir sossegada, já que sou deficiente e uso o carro para me locomover para todos os lugares.
    Ocorre, ao marcar vistoria ano passado outubro/2013, fui informada de que não poderia enquanto não pagasse a multa, então procurei saber e vi que havia sido multa por estacionamento em uma rua que nunca passei, não existe o numero de que falam que estacionei na porta, não fui notificada e não houve reboque. Acho um abuso ser multada por algo que não fiz, e ainda pagar para poder fazer vistoria, pois quando fui no Detran, mandaram ir na prefeitura, pois são eles que multam e me disseram (falei: nunca passsei neste lugar e responderam o guarda municipal tem fé publica) se recorrer não vai poder fazer vistoria e ficará sujeita a ser parada nas fiscalizações. Paguei e quero recorrer, posso mesmo já tendo pago?

  380. Dyei escreveu:

    Olá, em uma avenida a noite a eu realizar uma conversão a esquerda no sentido contrário vinha um motociclista com velocidade incopativel com a da via e sem iluminação na mesma, desde não houve visibilidade da motocicleta e houve a colisão frontal. O motociclista não possui habilitação e a motocicleta possui vários itens iregulares. Quem é culpado nesse caso?

  381. eric rafael escreveu:

    quando estamos com a carteira provisoria e batemos na traseira de um carro parado, podemos perder a provisoria??

  382. iago silva escreveu:

    olá eu consegui tirar minha carteira mais ainda nao peguei a ppd sera que eu ja posso dirigir

  383. railson escreveu:

    OLA PESSOAL BOA NOITE,POR FAVOR TIRE UMA DUVIDA, EU COMPREI UM CARRO COM UMA PESSOA E O CARRO FICOU NO NOME DESSA PESSOA,AGORA QUEREMOS PASSAR PRO MEU NOME, A ,EU NÃO GOSTARIA DE TRANSFERIR AGORA, QUERIA FAZER ISSO SO NO MEIO DO ANO, PERGUNTA É EU POSSO LEVAR NO CARTORIO COM O PROPIETARIO RECONHECER FIRMA, E POR MEUS DADOS E SO NÃO POR A DATA?
    desde ja obrigado

  384. Andréia escreveu:

    OLÁ , PESSOA SUA AJUDA! FUI PEGA NA BLITZ FIZ O TESTE DO BAFOMETRO, FUI A DELEGACIA PAGUEI A FIANÇA E FUI LIBERADA. DIA 25 VOU RESPONDER AO PROCESSO, EU VOU PERDER A CNH? ME AJUDE POR FAVOR

  385. Benedito escreveu:

    eu vendi uma moto e ficou de transferir depois e a anos nada foi falar com o comprador ele achou ruim oque faço agora ? por favor ajude me!

  386. rose escreveu:

    Bom dia
    Tenho uma dúvida.
    Meu marido está ainda no processo de retirar a CNH , mas ele possui um carro em seu nome e já possui 6 multas por excesso de velocidade.
    Gostaria de saber se quando sair a CNH provisória ele corre o risco destes pontos irem pra carteira e acabar perdendo e tendo que fazer o processo tudo novamente

  387. cleberisa escreveu:

    Me mandarao uma multa por estacionar na vaga para deficientes….mas trnho a certeza que coloquei naquela faixa branca entre a vaga de deficientes e a vaga para carga e descatga.eles nao teriao que tirar uma foto pra mandar junto com a multa? Aguardo resposta, espero que possa me esclarecer.

  388. jessica escreveu:

    gente fui pega pela policia de moto eu estava sem carteira. eu gostaria de saber se o patio o guincho e a multa tenho q pagar tudo na hora?

  389. Cleber escreveu:

    ola.
    Entreguei uma moto para uma garagem vender, a mesma foi vendida, e antes de terminar a transferência para o novo dono, o mesmo levou quatro multas na qual totaliza 26 pontos (incluindo pilotar alcoolizado). obs: o individuo não possui CNH.
    Para liberar a moto, teve que ser feita a transferência, na qual eu já tinha bloqueado o documento antes do fato acontecido.
    neste caso a multa e os ponto virão para mim?

    obrigado.

  390. nao passo no teorico escreveu:

    quero saber se tem algem possa meajudaoqdevo faser nao consigo passar provateoricanacidadesaocarlos

  391. mari escreveu:

    uma outra pessoa bateu o meu carro,estava embriagado e ele ainda não está em meu nome com ficam as multas,ainda não tenho a carteira o que faço?

  392. BENEILSON escreveu:

    A MINHA MOTO FOI PEGO NA BLITS COM OUTRA PESSOA E ELA ESTA SEM PLACA, MAIS AGORA ELA ESTA TODA EM DIAS ESTOU COM A PLACA EM MÃOS MAIS ELA CONTINUA APREENDIDA O QUE EU FAÇO.

  393. Hamilton escreveu:

    Em 2008 cometi quatro multas que totalizaram 20 pontos. Em fevereiro de 2014 tive que entregar minha Habilitação ao DETRAN e fazer curso de reciclagem. Como tenho multas em 2009 e 2010, gostaria de saber se, após fazer esse curso em 2014, poderão ser abertos processos sobres as multas de 2009 e 2010.

  394. Hamilton escreveu:

    Em 2008 cometi quatro multas que totalizaram 20 pontos. Em fevereiro de 2014 tive que entregar minha Habilitação ao DETRAN e fazer curso de reciclagem. Como tenho multas em 2009 e 2010, gostaria de saber se, após fazer esse curso em 2014, poderão ser abertos novos processos sobres as multas de 2009 e 2010, caso totalizem 20 pontos no período de 12 meses.

  395. Miguel escreveu:

    Estava saindo do estacionamento do meu prédio, em minha frente estava outro carro, quando foi subir a rampa observou que não seria possível foi quando freou o carro, quando eu observei, eu também freiei, mas só tive tempo de businar, pois a pessoa deu marcha re e colidiu no meu carro.
    O único ponto é que meu farol não estava acesso, mas acredito que isso não justifica a pessoa dar marcha sem se certificar no retrovisor até porque era 10 da manha.
    Outro ponto é que quando ela colidiu eu já estava com o carro parado.
    Ao tentar um acordo, a pessoa falou que os dois estão errados e q cada um fica com a sua despesa.
    Eu não concordo, pois não fui eu que bati no carro dela, mas sim ela que bateu no meu carro.
    Como devo conduzir?

  396. Sumaia Espindula escreveu:

    Queria saber se é capaz de estragar muita coisa na biz se estiver estacionada e baterem nela e ela cair em seco…Pois minha mae bateu na biz da vizinha e ela veio com um monte de cisa estragada é possivel ter estragado muita coisa?

  397. Giovanna emanoela escreveu:

    Ontem deixei o carro estacionado pegando um pouco da faixa de pedestre e eu estava na faculdade, mas o carro foi guinchado e não me deixaram nenhuma notificação, achei que o carro tinha sido roubado, eu so locaLizei o carro por causa do rastreador, isdo é absurdo, eu posso entrar com uma ação?

  398. andressa pereira escreveu:

    ola…
    a dois anos e seis meses levei uma ulta por n possuir cnh e documento n licenciado,a moto foi presa e paguei as multas.Posso retirar CNH agora sem nenhum problem,ou tenho q pagar as multas?

  399. andressa pereira escreveu:

    ola…
    a dois anos e seis meses levei uma ulta por n possuir cnh e documento n licenciado,a moto foi presa e nao paguei as multas.Posso retirar CNH agora sem nenhum problem,ou tenho q pagar as multas?

  400. Thais escreveu:

    Olá! Chegaram duas multas do meu carro: uma por dirigir sem cinto de segurança e outra por andar com veiculo sem estar devidamente licenciado. Mas eu e nem ninguém na minha casa fomos parados em nenhuma blitz nem nada. O carro está realmente sem os documentos e por isso nem andamos com ele, ainda mais numa rodovia estadual que é onde foi a autuação. Outra coisa é que NUNCA andamos sem o sinto de segurança aqui em casa, na rodovia estadual então nem se fala! Se ninguém nos parou essas multas procedem?

  401. Késia escreveu:

    se uma pessoa for pega sem habilitação, e chamar alguém com habilitação para pegar o veiculo, a pessoa habilitada leva pontos na carteira?

Deixe uma resposta