Começam a valer os cursos de motoboy e mototáxi

A Res.350/10 do Contran já está em vigor e regulamenta o Curso para Motociclistas Profissionais. Este é um tema que está causando muitas dúvidas em motoboys, mototaxistas, instrutores e donos de Centros de Formação de Condutores.

Devido ao alto número de acidentes envolvendo motocicletas, o Contran optou por regulamentar um curso que garanta aos motociclistas conhecimentos necessários à função e promova atitudes de segurança no trânsito. Recentemente a Lei 12009/09 regulamentou o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros, “mototaxista”, em entrega de mercadorias e em serviço comunitário de rua, “motoboy”, com o uso de motocicleta.

Como esse curso é uma especialização de condutores, a grande dúvida é se apenas o Sistema “S” poderá ministrá-lo. Segundo a especialista em trânsito Elaine Sizilo, uma das autoras do nosso blog, o artigo 2.º da resolução 350 diz que poderão ministrar o curso os órgãos estaduais executivos de trânsito – DETRANs, ou as instituições autorizadas por ele, no caso, costumam ser os CFCs. “A resolução 350, portanto, não exclui os CFCs de ministrar o curso e também não determina que seja apenas o sistema S, como faz resolução 168 para os outros cursos de especialização”, esclarece Elaine.

Neste curso serão abordados conteúdos sobre ética e cidadania, legislação básica e gestão do risco sobre duas rodas, mais conhecido como pilotagem defensiva. Terá ainda conteúdo específico sobre transporte de pessoas ou cargas e prática de pilotagem profissional para o transporte de cargas ou pessoas.

A resolução ainda deixa claro que qualquer instrutor, habilitado em curso de instrutor de trânsito, poderá ministrar as aulas. Da mesma forma que profissionais com formação técnica ou superior na área das disciplinas exigidas no curso.

Esperamos que os profissionais se interessem pelo curso e não o vejam apenas como mais uma obrigatoriedade imposta, mas como uma grande oportunidade de aprendizado.

Motociclista: pode ser que esse curso faça a diferença e que você seja um profissional mais valorizado e mais seguro a partir de agora.

E antes que eu me esqueça, um Feliz Natal a todos que nos acompanham!

18 respostas para “Começam a valer os cursos de motoboy e mototáxi”

  1. Mário Pedrosa escreveu:

    Eu gostaria de saber se vocês já tem apostilas para o referido curso.

  2. BENITO escreveu:

    como sera ministradas as aulas .q quantidade sera esse curso?e as apostilas estaram prontas at iniciar as aulas ?

  3. Lúcio Santos escreveu:

    Eu sou instrutor de trânsito teórico há dois anos, a partir de quando os CFC’s poderá ministrar o curso para mototaxista? Qual é o motivo que os CFC’s não pode da cursos especializados, exemplo, o MOPP?

  4. judson escreveu:

    sou instrutor de trânsito teórico e prático, mas também sou mototaxista.Sou obrigado a fazer o curso ou posso ministrar o curso para os mototaxistas?

  5. OSCAR DE OLIVEIRA RAMOS NETO escreveu:

    Boa noite!
    Os cursos de formação de instrutores de mototaxi e motofrete estão ocorrendo no SEST/SENAT de Porto Alege, como uma experencia piloto promovida pelo CONTRAN e o DETRAN-RS. Já foram formadas 3 turmas, entre instrutores de CFC e do Sistema S, alem de membros do proprio DETRAN-RS.
    Os alunos formados nestas turmas, já estao ministrando aulas a motofretistas da grande Porto Alegre e outras cidades onde já está regulada a atividade pelo poder municipal, se preparam para inciar este trabalho, como Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo e Caxias do Sul.
    No meu site (www.netophd.com) podem ser vistas as fotos dos cursos e das pistas, além do treinamento dos instrutores para o trabalho de mototaxistas, realizando a apista do carona.
    Espero ter ajudado aos interessados a compreender um pouco mais a respeito de tudo o que se está fazendo no sentido de levar a técnica da condução segura, a revisão de conhecimentos e a criação de um novo padrão profissional para a categoria dos motofretistas e mototaxistas.
    Tudo o que temos trabalhado em sala de aula e nas pistas, está voltado para a preservação do bem maior, que é a VIDA!
    Um forte abraço
    Saudações motociclisticas
    NETO

  6. Elaine Sizilo escreveu:

    Peço licença à Mariana para responder os questionamentos.

    Olá Mário,

    Sim, a Tecnodata já possui apostila para o curso. Se preferir, entre em contato com a empresa para ter mais informações sobre o material.

    Olá Benito,

    O curso terá 30 horas/aula, sendo 25 teóricas e 5 práticas. Das aulas teóricas, 20 são de conteúdo comum às duas atividades e 5 específicas, assim como as 5 aulas práticas. O motociclista que optar por profissionalizar-se nas duas atividades fará o curso completo para uma e depois apenas as 5 aulas teóricas e 5 práticas específicas para a outra.

    Olá Lúcio,

    A Res. 350/10 está em vigor desde a segunda quinzena de dezembro, portanto a partir desta data o curso já pode ser ministrado pelos CFCs ou outra instituição autorizada pelo DETRAN. O ideal, no entanto, é se informar no DETRAN do seu estado sobre as exigências para se obter esta autorização. Quanto a segunda dúvida, a res. 285/08 alterou a res. 168/04 (que regulamenta o curso de formação e especialização de condutores), determinando que apenas o sistema S poderia ministrar os cursos de especialização (Mopp, escolar, coletivo, cargas indivisíveis, transporte de emergência), diferente da res. 350/10 que NÃO especifica isso em seu texto para os cursos de mototaxista e motofretista.

    Olá Judson,

    Se vc pretende continuar atuando como mototaxista deverá sim realizar o curso. Mas para ministrá-lo apenas, basta ser instrutor formado e credenciado, segundo a res. 350/10.

    Olá Oscar,

    Apesar de interessantes e importantíssimos os cursos de preparação de instrutores para a profissionalização dos motociclistas, a res. 350/10 não faz esta exigência ao instrutor que pretenda ministrar o curso. Pode ser que após esta experiência honrosa dos gauchos e a análise dos seus resultados haja até alguma alteração na legislação a respeito do curso de mototaxista e motofretista, até lá fica valendo o que a resolução 350 diz.

    Espero ter ajudado, obrigada e continuem participando. Elaine Sizilo

  7. Júnior escreveu:

    Olá, sou instrutor de trânsito teórico e prático e gostaria que vcs ou o proprio DENATRAN disponibilizasse material (vídeos, apostilas,…) no site (GRATUITAMENTE) atendento a todas as necessidades basicas da legislação, especialmente para quem atua na respectiva área. Como por exemplo: apostilas do curso de moto taxi, MOPE, Escolar,…

  8. Antonio Silveste Junior escreveu:

    Sou instrutor téorico à dez anos, pergunto :P or que o Denatran demora tanto a por em pratica as resoluções? E por que não disponibiliza material, veja, aumentou a carga horaria mais não teu matérial ditadico para preencher esse horario temos que nos vira pela internete a procura de material.

  9. robson escreveu:

    ola amigo boa tarde sou instrutor pratico e teórico aqui em minha cidade gostaria de ministrar esse curso para o pessoal aqui ,gostaria de saber qual lugar mais próximo de mim aqui na cidade de botucatu interior de são paulo temos bauru aqui nossa vizinha também

  10. jorge barbosa barreto escreveu:

    Ja existe apostilas para curso da moto taxi ou moto frete.

  11. jorge barbosa barreto escreveu:

    ja existe apostila para moto taxi e moto fretre.

  12. amex escreveu:

    Como posso conseguir apostila do curso Mototaxistas gratuito?

  13. josias escreveu:

    Como posso conseguir apostila do curso Mototaxistas gratuito?

    josias

  14. josias escreveu:

    Como posso conseguir apostila do curso Mototaxistas gratuito? e fazer o curso no estado de alagoas, ou via online.

    josias

  15. josias s escreveu:

    gostaria de fazer o curso de mototaxi e motoboy online
    josias

  16. levy duarte ribeiro escreveu:

    gostaria de fazer o curso para instrutor de motoboy e mototaxistas, que saber onde posso fazer e quanto é o curso

  17. Mariana Czerwonka escreveu:

    Josias

    Entre em contato com o Detran/AL, eles poderão te informar as entidades credenciadas a ministrar o curso.

    Mariana Czerwonka

  18. Mariana Czerwonka escreveu:

    Levy

    Entre em contato com o Detran de seu estado, eles poderão te informar entidades credenciadas a ministrar este curso.

    Mariana Czerwonka

Deixe uma resposta