Contran atualiza normas de credenciamento de autoescolas e instrutores

O Conselho Nacional de Trânsito publicou no dia 19, a Resolução 358, que trata do credenciamento de instituições destinadas ao processo de capacitação de candidatos, condutores e profissionais. A norma também atualiza as exigências para o exercício da atividade de instrutor, conforme regulamentou a Lei 12.302/2010.

Segundo a Lei 12.302, publicada em 2 de agosto, o instrutor de trânsito deve ter no mínimo 21 anos de idade, dois anos de habilitação e um ano na categoria “D” – o que tem provocado bastante polêmica-, ter concluído o ensino médio, não ter sofrido penalidade de cassação de CNH, não ter cometido nenhuma infração gravíssima nos últimos 60 dias e realizar curso de capacitação, de direção defensiva e primeiros socorros.

Em relação aos cursos de capacitação de diretor-geral, de diretor de ensino, examinador e instrutores, a Resolução 358 estabelece nova carga horária, com o objetivo de melhorar a formação desses profissionais. Segundo a Resolução, além do curso de capacitação, a cada cinco anos eles deverão realizar curso de atualização com carga horária de 20 horas aula.

Dentre as novidades para o credenciamento de profissionais e instituições está a exigência de nível superior para os examinadores e a apresentação de índice mínimo de 60% de aprovação dos candidatos, nos últimos doze meses, para a renovação do credenciamento do CFC.

Segundo a Resolução 358, o examinador de trânsito, credenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que não possuir formação de nível superior poderá ainda exercer a atividade pelo prazo de dois anos. As instituições ou entidades já credenciadas terão um ano para se adequarem as exigências de infraestrutura.

Já ouvi muitos instrutores reclamando das novas exigências, porém acredito que estas regras vêm para modernizar e aperfeiçoar o processo de formação de condutores. O Contran começou mexendo na base que são as autoescolas, os instrutores e os examinadores, porém acredito que muitas mudanças devem vir por aí. Não adianta mudar a autoescola e não mudar o funcionamento dos Detrans. Não adianta exigir e não fiscalizar.

Não podemos generalizar, pois existem muitos instrutores sérios e autoescolas corretas por aí. Percebe-se pelos comentários neste Blog que muitos estão mesmo preocupados em ensinar. Porém o que vemos também são pessoas que querem lucrar acima de tudo e de qualquer coisa, passando por cima de obediência a legislação, de respeito aos instrutores e da proposta de ensinar. É isso que tem que acabar.

44 respostas para “Contran atualiza normas de credenciamento de autoescolas e instrutores”

  1. Artur Martins escreveu:

    Encaminhamos e-mail ao Contran, informando que a Portaria 358 é ótima, entretanto, deveriam prever maior prazo para que a referida Portaria entrasse em vigor, para adequação das escolas e dos DETRAN´S. Poderiam voces fazer o mesmo. Agradecido

  2. Ricardo Reinoso escreveu:

    O CONTRAN deveria se preocupar em implementar uma poítica de salário digno para esses profissionais também, há que se valorizar o profissional, pois sem esta valorização fica impossível alguém permanecer nesta profissão, na verdade toda área de educação no Brasil deveria ser melhor valorizada.

  3. Amanda escreveu:

    Eu li a Portaria 358, e vi algumas contradições no que se diz respeito ao curso de Instrutor, onde nao se exige categoria D e sim no minimo 02 anos de habilitação e para exercer a profissao aí sim, fala-se na exigencia da categoria D. Fiz o curso de Instrutor em abril/10 e Diretor de Ensino em agosto/10 fui fazer o cadastro no Detran e nao aceitaram ja exigindo o curso de 180 horas !! isso é um absurdo como é que o DETRAN quer cobrar um curso que ainda nao foi nem adequado nos centros onde formam e capacitam os instrutores. Como colocam uma Resolução ja exigindo que o instrutor tenha a carga nova, se as entidatdes credenciadas juntos a eles mesmo nao foram avisadas da mudança e continuaram a ministrarem o curso de 120 h fiz um investimento de 1.000,00 e estou impossibilitada de exercer o cargo por causa disso ja estao querendo um curso que ainda nao tem aqui na bahia!!! é um absurso!!!

  4. AUGUSTO escreveu:

    para mim eu acho muito bom, só assim vamos ser mais valorizado e reconhecido, eu só acho que diviamos ter periculozidade.

  5. marcos escreveu:

    Lí no jornal aqui na cidade que 60% dos candidatos tem que ser aprovados, por isso que acho que o país sempre será 3º mundo.. Já está insuportavel as ruas que dirá com mais 60%, acho que deveria ser 100%. Tambem acho que deveriam aprovar na prova da oab,, porqie aqui ninguem passa;;;
    Infelizmente tem alguns ou varios individuos que até no vizinho precisam ir de carro…

  6. waldir escreveu:

    e quanto a categoria necessária para ser diretor de ensino e/ou geral, a resoluçao nao fala nada.
    sobre quem já fez o curso, porém nao protocolou na Maria Cecilia, estes já não tem direito adiquirido.
    mudanças boas, porém um pouco confusas.
    gostaria de respostas…….

  7. Eneas Formiga dos Santos escreveu:

    Olá gente, acho que foi uma medida importantíssima porém precipitada pelo motivo do DETRAN não ter uma fiscalização rigorosa nos autoescolas de todo estado, não generalizando qual profissional ou qual entidade, raciocine comigo por ex: eu fiz um infestimento de esforço, curso de emergência – escolar – passageiro – mopp, de primeiro socorros pra aperfeiçoamento – de examinador de transito, de diretor de ensino faço outro em outubro de prod. perig. aperfeiçoamento, e você vê pessoas por ai dando aula sem ter nenhuma carteira de credencial… mas você que empenha todo seu tempo e o seu mixo salário pra que possa valorizar a profissão e aquele que aprende com você, é desses que as autoridades da área de transito persegue cada vez mais, e os que antes não tinha credencial continua não tendo vão continuar exercendo a profissão? até quando?… é revoltante isso.

  8. marcelo escreveu:

    ESTAO COMPLICANDO A VIDA DAS AUTO ESCOLAS, DEVIDO A MEIA DUZIA QUE LEVA A VIDA NO ARAME, TODOS ESTAO SENDO PUNIDOS, TRATADOS COMO BANDIDOS, MONITORADOS E OBRIGADOS A TRABALHAR DAS SETE DA MANHA AS 11.00 DA NOITE, O DINHEIRO GANHO E USADO PARA ATUALIZAR OS VEICULOS DE SERVIÇO, CARROS MOTOS ETC…, ALEM DE TER DE ENFRENTAR A CONCORRENCIA DESLEAL DE AUTO ESCOLAS DUVIDOSAS, TEMOS QUE ENFRENTAR A FURIA DO GOVERNO CONTRA NOS, JA CHEGA, QUANDO TRABALHAVA EM DESPACHANTE TIVE MINHA PROFISSAO ACABADA PELO PSDB, FUI PRA AUTO ESCOLA E AGORA ESTAO NOS PERSEGUINDO, UM DIA ELES ACABAM COM A NOSSA PROFISSAO TAMBEM, POREM SO SEI FAZER ISSO, E TENHO FAMILIA PRA TRATAR, COMO MUITOS.

  9. ROSELI escreveu:

    Acho q dificultando o acesso para abrir uma auto escola ,com tantas exigencias fica melhor para nos q já estamos estabelecidos,mas poderiam ter mais respeito conosco ,poderiam dar prazo para cumprir as novas exigencias .E não simplesmente nop dia seguinte vc está bloqueado .

  10. marcio escreveu:

    isso é um absurdo, não concordo e nunca vou concordar com essa nova resolução, pelo contrario é hora de nos darmos a resposta no dia 03 de outubro a esses politicos sem vergonha e mal carater.

  11. JOse Roberto Marques escreveu:

    A Constituição Federal neste país nada vale, vejamos , um orgão do estado, do governo federal, credencia escolas para formação de profissionais do trânsito , Instrutores, Examinadores , Diretores etc… Cobram por um curso de MOPP média 280,00 reais, os outros em média 220,00 , você vai paga e consegue a muito custo uma credencial por tempo indetermindado. Tempo indetermindado? O que será que quer dizer essa palavra? Indeterminado quer dizer até que o Bam…bam…bammm, resolva que o prazo terminou, no dicionário (pai dos burro) diz; INDETERMINAVEL- Que não se pode determinar , indefinivel ou INDETERMINADO-Que não é determinado , que não é fixo, indefinido , indistinto…CARAMBA!!! Minha professora de português é uma ignorante, filha da mãe , me enganou, se a encontrar vou dar um pau nela.
    Senhores, o sistema é corrompido , não adianta ficar arrumando processos paliativos , jogando nas costas do trabalhador o resultado da corrupção em todos os setores do governo para que alguem pague. Me lembro de uma história de um cara que queria ajudar duas meninas de 18 e 19 anos , cada uma tinha duas filhas , moravam com o Pai , por que a mãe fugiu com outro. Certo dia o Pai chegando do bar (para variar) perguntou ao meu amigo , qual é a sua, fiquei sabendo que vc é cascateiro, nisso o cara ja havia comprado 4 cesta básica , ja havia comprado remedios para as crianças e levantou-se da cadeira , estava na sala conversando, olhou para Pai e disse: Meu caro, você deveria dar uma de moralista enquanto suas filhas eram virgens , agora cada uma tem filhos de pais diferentes e moram com vc nos fundos de sua casa , não é meio tarde ou no minimo estranho esta falsa moralidade?

    PARA QUEM ENTENDE UM PINGO É LETRA!!!!!!!!!!!

  12. Glaucia escreveu:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber como posso ser legalmente credenciada pelo Detran, como instrutora de cursos de Transporte Coletivo??

    Aguardo resposta!!

  13. carlos eduardo escreveu:

    gostaria de saber de posso execer a profissão de instrutor quando me inscrevi no curso não exigia a categoria D que não tenho,o detran vai me credenciar?

  14. Alessandra Leal escreveu:

    Olá!
    Gostaria de saber detalhadamente essas novas mudanças, eu fiz o curso de instrutor apenas para obter os demais cursos, examinador, diretor de ensino e diretor geral, pois pretendo abrir uma auto escola, já estou credenciada como instrutor, os demais não posso, porque não tenho ensino superior. Perguntei ao meu professor qual deveria ser feito, administração, pedagogia.. ele disse que qualquer um, basta você ter ensino superior, que lei é essa?? Se deve ter ensino superior para concluir esses cursos, deveria ter algo especifico relacionado ao transito, discordo plenamente com isso, se fosse algo relacionado ao meio, mais não, isso tudo para dificultar e sem obvio.

  15. marcio escreveu:

    sobre as exigencias para o credenciameto de instrutores entendo que são bem apropriadas, porém aqueles que já dizerao o curso em conformidade com as antigas regras deveriam ter assegurado o direito ao execicio da profissão independente de estar credenciado junto ao orgão de transito, uma vez que o curso feito anteriormente é reconhecido pelo detran que a instituição a ministrá-lo ou melho o proprio certificado emitido por empresa autorizada deveria ser aceito como credenciamento.

  16. Examinador escreveu:

    Concordo que mudanças devem ocorrer, mas vejam só, já trabalhei como examinador de trânsito sendo credenciado pelo detran, minha duvida é será que aquelas pessoas que fizeram o exame de direção e passaram vão ter que devolver a carteira de habilitação, tendo em vista que para ser examinador de trânsito será obrigatório curso superior, e se o curso de examinador não ter mais validade então estas carteiras emitidas não terão também, com certeza esta resolução terá que ser retificada.

  17. Daniel detran-df escreveu:

    Nível superior para ser examinador de trânsito?!
    Onde está a proporcionalidade na Adm Pública?
    Não vejo a necessidade de se ter nível superior para avaliar candidatos a obtenção da cnh. O necessário é treinamento, prática de direção e maior remuneração para o servidor.
    Será possível que o contran não vê que essa resolução é totalmente inviável para algumas regiões do país onde não há acesso à faculdade.
    Se esse requisito continuar existindo, as bancas examinadoras do detran vão parar.

  18. Leidiane escreveu:

    Gostaria de saber de quem já trabalha como instrutor e não tem a categoria D.

  19. Examinador PR escreveu:

    Achei muito autoritário essa resolução do CONTRAN, deveria
    ter um prazo de no mínimo 4 anos para o examinadores se adequarem.

  20. Gleidismar escreveu:

    MEU DEUS…COBRA SE TANTO E SE DA POUCO…AMIGOS DE CFCS”AMIGOS” ENTRE LINHAS É UM QUERENDO FURAR O OLHO DO OUTRO,ANDO INDGNADA…FALAM EM MIL LEIS,MAS A REALIDADE É OUTRA…COMO VAMOS TRABALHAR???? CADA DIA É UMA LEI… SOU DE ACORDO COM O DEPOIMENTO DO COLEGA ACIMA…É MUITA COISA …E PARA QUEM SABE LER…UM PINGO É UMA LETRA.È LAMENTAVÉL OS PESSÍMOS MOTORISTAS NÃO SÃO FORMADOS PELOS CFCS…JÁ VEM DA VIDA FEITA, LEI SÃO SÓ PARA OS CFCS E O RESTO????

  21. marcos escreveu:

    qual a carga horaria pra diretora de ensino e auto escola e minas gerais??????

  22. marcos escreveu:

    gual a carga horaria pra diretor de ensino de auto escola em minas gerais???????
    obrigado…

  23. Doofenshmirtz escreveu:

    Essa resolução 358 é uma verdadeira ignorância! Eu até entendo o porque da carga horária dos cursos tenha aumentado, mas por outro lado, qualquer curso desse campo, que já não é nada barato, fica mais salgado ainda, no caso do instrutor de trânsito, curso que me despertou interesse a um tempo, vai custar mais de 1.200 reais! Falando no curso de instrutor, o que me deixou puto da vida, foi a exigência de pelo menos um ano de categoria D para instrutor. Isso é uma exigência burra e desnecessária, pois raciocine comigo: Só porque a pessoa tem categoria D na carta, não
    significa que ela tenha experiência em veículos grandes, talvez essa pessoa não dirija um veículo grande há anos! Eu vejo quase que diariamente todo o tipo de motoristas amadores e profissionais (de Vans, taxis, caminhões) fazendo “cagadas” no trânsito. Estou longe de ser perfeito, mas dirijo muito bem, nunca me envolvi em acidentes, nunca ganhei pontos na minha carta e não posso exercer a profissão de instrutor pois não tenho categoria D? Eu não vou ensinar ninguém a dirigir ônibus! Isso não faz sentido! E curso superior para examinador? Eu conheço pessoas que se formaram em universidades e ainda cometem erros bossais de português! Que pessoa passaria 3,4 anos numa faculdade, gastaria uma fortuna em mensalidade para acabar ganhando uma merreca como examinador? Alguém me diga se isso faz sentido! Diploma universitário não é garantia de inteligência, vai por mim. Vamos torcer para que essas e outras exigências mudem em breve ou muita gente vai ficar sem trabalho em breve.

  24. dimi escreveu:

    VEJAM SÓ AGORA QUEREM CURSO SUPERIOR, , 60 POR CENTO DE APROVAÇÃO DOS INSTRUTORES, MAS NAO FALAM EM PAGAR MELHOR QUEM REALMENTE TRABALHA NA FORMAÇÃO DESTES USUARIOS. POIS O MEDICO É FEITO DENTRO DAS DEPENDENCIAS DOS CFCS O EXAME PSICOLOGICO TAMBEM, ESTAS PESSOAS TEM AFINIDADES COM OS PROPRIETARIOS DESTES CENTRO, POIS SÃO PAGOS PELOS DONOS DAS EMPRESAS. E AI MANDAM PRA RUA PESSOAS QUE NÃO É PRECISO SER MÉDICO OU PSICOLOGO PARA VER QUE REALMENTE ESTAS PESSOAS NAO PUSSUEM NEM UMA CAPACIDADE PARA CONDUZIR UM VEICULO. ISTO É SO PERGUNTAR PARA QUEM TRABALHA COMO INSTRUTO A BASTANTE TEMPO, QUE A RESPOSTA É A MESMA

  25. Patricia escreveu:

    Realmente, algo precisa ser feito, é um absurdo colocarem um sistema,cujo não dão nenhum suporte. Onde se trabalha comedo de tudo e todos..imagina aula noturna???Quem aprende dirigindo a noite?????? E o risco de assalto , de morte..ninguem fala?? Ou simplesmente fecharam o olhos, para ignorar o assunto??!!!!!!!!!!

  26. osmar escreveu:

    estranho, criam uma resolução dizendo ter no minímo 01 ano de carteira D para credenciar na atividade, mas na realidade, a exigência são 2 anos de carteira D, obtive essa informação diretamente no DETRAN de minha cidade, engraçado que essa informação não está escrita na resolução, a não ser que foi alterada e não estou sabendo, abram o olho pessoal senão vão gastar grana pra nada. abraços

  27. jose antonio escreveu:

    olá, gostaria de saber onde consigo a nova resolução sobre a abertura das auto escolas em minas gerais. obrigado!

  28. Mariana Czerwonka escreveu:

    José

    A Res.358/10 do Contran você encontra no link http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_358_10_RET.pdf

    Mariana Czerwonka

  29. Heleusa Aguiar escreveu:

    Boa noite….gente,como pode Lula sancionar ma lei obrigando a possuir carteira D? Possuo a B há 11 anos e com a tal lei me proibiu de concluir meu curso de instrutor de trânsito….é uma vergonha esse País…tanta lei pra ser modificada para melhorar e Lula faz uma coisa dessa. O Senado coloca o pl em relatoria para ser aprovado pela câmara ,vetar o artigo IV,inciso II,de possuir a categoria D.Desde 18 de abril de 2011?
    E eu com marido doente,desempregada….professora,possuo há 20 anos a didática de ministrar aulas.O que fará um trânsito melhor ñ é um instrutor possuir essa ou aquela categoria.Oque importa é o amor a à profissão.Professoras e professores de alta qualidade , de responsabilidade sem emprego por causa de um artigo da lei que foi mal colocado.E tb a conscientização dos motoristas,o que tem que ser passado constantemente nas Auto escolas. E os senadores ficam empurrando com a barriga.Oiiii.minhas dívidas ñ esperam.a doença de meu marido tb ñ….meus filhos tb ñ….Há prioridades…..Sou brasileira ..quero concluir meu curso.Meu emprego me esperando,pois com esse artigo da lei 12.302,muitas Auto Escolas diminuiram turmas por falta de professores,.Pelo menos aki em Sete Lagoas tenho visto muito isso.Ajudem ai,pois todos na minha situação precisam trabalhar.Já cansei de escrever para a câmara dos deputados,pedindo o veto desse artigo…… Concordo com o Doofenshmirtz com seu relato……Ele está certíssimo.Tb conheço pessoas que possuem categoria D e ñ dirigem há anos.Elas vão ensinar o que???? Grata…Por um trânsito mais seguro????Então deem chance de grandes profissionais na área trabalhar. Grata…..

  30. Emerson da Silva Rodrigues escreveu:

    acho valido,mas teria que ter um piso salarial maior, porque somos mal pagos perto doque fazemos, damos valor a essa profissao e sabemos da responsabelidades que é einstruir uma pessoa no volante.

  31. carlos alberto da silva escreveu:

    acho que deveria legalizar a profissão e criar um piso salarial para poder exigir tanto.

  32. edevaldo dias souza escreveu:

    queria saber se o detran aceita funcionario criminoso no quadro de examinador,pois o francisco teles de lima junior e apadrinhado do pedro do ovo
    para conseguir cargo de examidor e alem disso responde processo por homicidio e esta preso e mesmo assim esta no quadro de examinador do detran do df isto é uma vergonha para o detran do distrito federal.

  33. edevaldo dias souza escreveu:

    queria saber se o detran aceita funcionario criminoso no quadro de examinador,pois o francisco teles de lima junior e apadrinhado do pedro do ovo
    para conseguir cargo de examidor e alem disso responde processo por homicidio e esta preso e mesmo assim esta no quadro de examinador do detran do df isto é uma vergonha para o detran do distrito federal.sera que alguem pode tomar alguma atitude.

  34. edevaldo dias souza escreveu:

    gostaria de informar ao diretor do detran que o sr francisco teles de lima junior é criminoso e esta preso na papuda conseguiu vaga de examinador com peixada do ex deputado pedro do ovo e nao tem cargo publico nenhum gostaria de pedir que este criminoso fosse exonerado do quadro de examinadores do detran antes que alguem lhe denucie na corregedoria do detran df.

  35. francisco escreveu:

    Ola pessola eu sou instrutor de curitiba e eu concordo cm o colega de cima a resolusão diz que é 2 anos de cnh mais 1 ano de categoria D mais o detran de curitiba exije 2 anos de categoria D ??? sendo que eu não concordo cm essa exijencia acreditou eu que a exigencia deveria se conforme a categoria que vc fosse ensina se vai ensinar a categoria A, OU categoria B PRA que ter a categoria D ou E SE VC NÃO VAI ENSINAR ESSA CATEGORIA acho inutil essa resolução… abraço

  36. francisco escreveu:

    Ola pessoal eu sou instrutor de curitiba e eu concordo cm o colega de cima a resolusão diz que é 2 anos de cnh mais 1 ano de categoria D mais o detran de curitiba exije 2 anos de categoria D ??? sendo que eu não concordo cm essa exijencia acreditou eu que a exigencia deveria se conforme a categoria que vc fosse atuar se vai atuar na categoria A, OU categoria B PRA que ter a categoria D ou E SE VC NÃO VAI atuar ESSA CATEGORIA acho inutil essa resolução… abraço

  37. genair araujo escreveu:

    sou instrutor a 4 anos e ja penso em desistir da profissao. sao tantas exigencias e poucos beneficios.

  38. Jeśli ciekawią Cię szczegóły, wejdź na stronę internetową: escreveu:

    Supcio strona :D Odjazdowy artykuł, taki życiowy i w ogóle… Oby tak w dalszym ciągu, pozdrawiam autora!

  39. wagner ferreira da silva escreveu:

    peço ao contran e as autoridades q. atenda meu apelo:
    durante 15 anos fui instrutor na mesma auto escola na cidade de campinas sp me mudei agora p o rio de janeiro e o detran da mesma n me autoriza a exercer minha funçao alegando q. n tenho 2 grau ate correto
    mas como poderia estar exercendo a profissão em sp e no rio ñ posso,pois sei q. a ula clausula dizendo q. instrutores antigo tem o direito adquirido…. alguem pode me ajudar?

  40. Claudia Godoy escreveu:

    Boa tarde senhores,

    Ja trabalhei como instrutora de transito no estado de são Paulo no passado, e desde que cheguei aqui no Rio acabei mudando de profissão, mais se hoje eu quiser voltar a dar aula de carro e moto, categoria A/B, eu poderia, não não tenho a categoria D.

    Sds

  41. marcio escreveu:

    alguém sabe me dizer se algum estado credencia o instrutor teórico somente com a CAT A

  42. jonathan escreveu:

    Olá boa noite, acabei meu curso de instrutor so que tenho uma multa grave qro saber se posso procura um emprego no ramo de instrutor e me credenciar normalmente obrigado..

  43. jonathan escreveu:

    Olá boa noite, acabei meu curso de instrutor so que tenho uma multa grave qro saber se posso procura um emprego no ramo de instrutor e me credenciar normalmente sem problemas obrigado

  44. Paulo Roberto de Oliveira Saantos escreveu:

    olá bom dia, trabalhei diretamente no Trânsito por mais de 30 anos, tenho os cursos de Diretor Geral e de ensino, instrutor teórico e prático, já fui Despachante, trabalhei 3 anos como chefe do posto do Detran de Alto taquari,MT, ajudei montar um CFC em Rondonópolis,MT, como professor teórico coloquei esse CFC em primeiro lugar em 3 meses, onde existiam 12 CFCs, dei aula prática em Cuiabá,Mt, dei aula em caxias do sul,RS, tenho CNH AC, e não tenho como me credenciar porque tenho que ter CNH “D”, ao menos 1 ano, meus certificados de diretor geral e de ensino gastei um monte para fazer esses cursos, pois tenho segundo grau e na época poderia ser feito com este estudo, é direito adquirido, mas hoje tem que ter curso superior, e meus cursos quem vai me devolver o que gastei, e digo com vocês nessa área de trânsito, quero ver se esses formados em cursos superior, chegam aos meus pés em conhecimento, moro em Brusque SC, e desafio até os presidentes destes órgãos para ver quem sabe mais em qualquer setor de trânsito, pois tenho 33 anos de experiência nessa área, e estou fora por que exigem CNH “D”, e eu nem quero dar aula para essa categoria, pois 95% fazem a primeira habilitação que é A/B, ai digo por que nós temos que ter a “D”, isso é piada. eu não voto mais para fia da puta nenhum e vou fazer campanha para ninguém votar mais. só não fiquei desempregado por que sou um fantástico vendedor. mando um abraço a esses meus colegas que estão sofrendo, e digo briguem pelo que temos direito e se precisar temos que fazer greve, temos esses direitos, ou façam que nem eu façam curso de vendas e aprendam ganhar dinheiro, o mercado precisa e você faz teu salário.um abraço a todos

Deixe uma resposta