Dirigir sem habilitação: um perigo sem tamanho!!!!

Hoje li uma matéria na Gazeta do Povo, jornal de Curitiba, que me deixou muito preocupada, porém não trouxe nenhuma surpresa: a quantidade de jovens que pegam o veículo sem habilitação e causam acidentes é cada vez maior no estado do Paraná.  E me arrisco a completar, em todo Brasil.

Um ato extremamente preocupante, mais que isso, um crime de trânsito que muitas vezes é cometido com a anuência dos pais. E isto não quer dizer apenas “liberar” o carro para o filho, mas o simples fato de ensinar um filho menor a dirigir, antes da autoescola, pode dar essa “permissão” mesmo que velada, segundo psicólogos.

Acredito que todos conhecemos casos como esse de filhos que aprendem a dirigir com os pais, e muitos até se orgulham disso, desconhecendo que essa prática criminosa pode causar tragédias como a que aconteceu na região metropolitana de Curitiba no fim de semana passado, matando mãe e filha de apenas 11 meses.

Por mais que nosso processo de formação de condutores tenha muito que melhorar, não passar por ele e sair dirigindo por aí é uma temeridade. É lá na autoescola- até mesmo no curso teórico e não só no prático- que muitos conceitos são ensinados e que são muito importantes para a segurança no trânsito. Desconhecimento da legislação pode causar acidentes. Desconhecimento de preceitos da Direção Defensiva também. E outras coisas que são ensinadas só lá. Não é apenas a prática que faz um bom motorista, ou que o prepara. Todo o processo é importante e deve ser respeitado.

Dirigir sem ser habilitado, segundo o Art.309 do CTB é crime de trânsito e a pena prevista é detenção de seis meses a um ano, ou multa. Além de Art. 162. Dirigir veículo: I – sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir: Infração – gravíssima e – multa (três vezes) e apreensão do veículo.  E ainda segundo o Art. 293 a penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou a habilitação, para dirigir veículo automotor, tem a duração de dois meses a cinco anos.  Além de tudo isso, segundo o Art. 163 do CTB, se você entregar o veículo a pessoa sem habilitação, as punições são as seguintes: multa, apreensão do veículo (ele será levado para o pátio do Detran) e recolhimento da CNH do proprietário do veículo.

Pais, por mais que os filhos peçam, e quando chega nessa idade eles pedem mesmo- principalmente os meninos- não deem o braço a torcer. “Meu amigo pega o carro, por que eu não posso?” “Fulano já sabe dirigir e eu não…” Essas frases vão aparecer, mas devemos nos conscientizar de que estamos em primeiro lugar zelando pelos nossos filhos e depois também pelos filhos de outras pessoas que estão nas ruas. Vamos respeitar as leis, elas não estão aí por acaso…

12 respostas para “Dirigir sem habilitação: um perigo sem tamanho!!!!”

  1. Dileval Francisco Cambui escreveu:

    O cumprimento da lei gera bem está, protege a vida e traz sensação de seguraça.

  2. marcos escreveu:

    Tem muitos, muitos mesmo que mesmo com habilitação já é um perigo terrível, imagine sem…

  3. benedito peixoto da silva escreveu:

    boa tarde a todos. na minha opinião esse pai deve todos os pais que ensinarem seus filhos a dirigirveiculos de 4 ou 2 rodas que se envolverem em acidentes de transito com vitimais fatais ou não tem que ser preso em flagrante delito por crime doloso.custumo sempre diser que se o pai ensinar seus filhos a fazerem o errado esses filhos vão creser fazendo sempre o errado,e quando o pai tentar corregir seu filho,a resposta e foi o senhor que me ensinou o errado,por que soagora me manda fazer o certo.

  4. carlos berg escreveu:

    Uma pena de seis meses de detenção não dá nada, quando muito uma cesta básica. e, no caso dos menores apenas uma repreensão. Pura perda de tempo ficar discutindo esse artigo de lei. poderíamos, sim, contrariar a pena e pedir que seja majorada. Mas, de qualquer forma, não adiantará aumentar a pena, já que em nosso país qualquer nota de 50 resolve o problema e tudo ficará como antes.

  5. franklim pereira escreveu:

    achei a matéria interessante, porem me lembrei do processo de habilitação em pernambuco, que concede carteira de habilitação a pessoas totalmente despreparadas,para vc ter ideia o teste de rua que deixou de ser feito aqui a bastante tempo que seria primordial para determinarmos a qualidade tecníca dos nossos condutores,(pernambuco) aqui depois da baliza garragem e rampa o condutor sai habilitado, e depois que deus nos livre de cruzar com um condutor desses.
    Vide estatisticas de açidentes em PE e compare.

  6. Givannildo escreveu:

    Um pai desce que entrega seu carro para seu filho, sabendo que no momento que vc entra em um carro esta correndo risco de vida à toda hora, não pode ter um pingo de responsabilidade. Ou então ele nem passou pela uma auto-escola, porque um senhor deste nem deve nem conhecer as leis de trânsito, e se conhece não cumpre.Obs: Não basta só conhecé-las tem que praticá-las.

  7. Paulo Roberto Cavalheiro da Silva escreveu:

    Sou Instrutor de Transito. Durante o período de aula envolvendo a matéria de Cidadania deixo esclarecido para os candidatos a (PPD-Permissão para Dirigir) que, 50% da características herdadas do cidadão vem dos ancestrais (AVÓS) e os 50% restantes do meio em que vivem e, para que não tornem o transito agressivo peço que controlem a parte emocional mais agressiva.

  8. Eliete Rocha escreveu:

    Necessito saber qual a legislação vigente que torna legar, que servidores concursados lotados em varios orgão do executivo estadual possam examinar alunos na prova de 1ª habilitação veicular.

  9. ELICEIA VALIGURA escreveu:

    EU SOU MÃE E ACHO QUE NÃO É SÓ POR ESTAR COM A HABILITAÇÃO EM MÃOS QUE VAI EVITAR ACIDENTES POIS UM PAPEL NÃO RESOLVE AS VEZES ATÉ PIORA POIS A AUTO CONFIANÇA FAZ CORRER RISCOS PORQUE ELES DIZEM ASSIM ; A EU TENHO CARTEIRA CARA , NÃO DA NADA E FAZEM MANOBRAS ARISCADAS EU MESMA JÁ VI MUITO ISSO ACONTECENDO EM FRENTE DA MINHA CASA E UM JOVEM QUE AINDA NÃO TEM IDADE PARA TER O PAPEL MAS TEM A CABEÇA NO LUGAR , NÃO BEBE E É RESPONSAVEL TEM UM BOM RELACIONAMENTO EM CASA NÃO VAI QUERER FAZER ISSO COM OS PAIS ELES TOMAM O MAIOR CUIDADO NO VOLANTE : UM EXEMPLO , UM DIA DESSES SAIMOS EU MEU FILHO E UM AMIGO DE MAIS DE 40 ANOS HABILITADO E PASSANDO POR UM SEMAFARO MEU FILHO GRITOU AO AMIGO , PARA OLHA O SINAL VERMELHO!!! E AÍ ? O QUE PENSAR ? POIS ACIDENTES ACONTECEM COM TODOS , NÃO É UM PAPEL QUE VAI EVITAR E SIM A RESPONSABILIDADE E O AMOR A VIDA E A FAMILIA.

  10. marcia escreveu:

    aqui na minha cidade ha um cidadao que possui um carro mas nao tem a habilitaçao , e alem de tudo bebe muito e a policia da qui nao faz nada . hoje nos vemos perdido ,pois ha leis mas nem a propria policia as cumprem.

  11. ROGERIO DO CARMO escreveu:

    EM ANGRA DOS REIS NO BAIRRO FRADE O VC VER É MAIS PESSOAS DIRIGINDO ALCOOLIZADO E AS POLICIAS NÃO FAZEM NADA A MAIORIA BEBEM E SAI DE CARRO OU SAI DA BOATE MUITO BÊBADO E É DIFÍCIL VER UMA BLITZ QUANDO TEM A SUBORNO!

  12. geovany escreveu:

    Em países como EUA e outros o jovem de 16 anos pode conduzir veiculo automotor desde que obedecido as regras impostas por aquele estado,mas a legislção desses países são rigorosas ,diferente do nosso país que posue uma legislação capenga e interesseira, votar aos 16 anos não é amesma coisa que ir pra cadeia aomatar umpai de familia,discordo completamente de alguns aqui que deram sua opinião na questão de ser habilitado ou não,ser habilitado é de suam importancia sim!se alguns estados são omissos é porque nossa legislção é interesseira, sou instrutor de legislação e sempre digo aos meus alunos a importancia de serem habilitados com responsabilidade,daí a educação de cada um vem do berço.

Deixe uma resposta