Carga horária definida para aulas noturnas

De acordo com a Lei n° 12.217/2010, que tornou obrigatória a realização de parte da aprendizagem de direção veicular durante o período noturno, a norma entra em vigor no dia 17 de maio de 2010, 60 dias após a publicação da Lei.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou hoje (12/05) a Resolução que define a carga horária de aulas noturnas. Segundo a Resolução 347, 20% das aulas práticas de direção veicular serão realizadas no período noturno. A Resolução do Contran não traz acréscimo na carga horária de prática de direção. Das 20 horas/aula já exigidas para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quatro serão realizadas à noite. Nos casos de adição ou mudança de categoria, serão três horas/aula das 15 exigidas.

Segundo a Resolução, a comprovação da realização de parte da prática de direção veicular à noite será realizada pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal. A norma, baseada no anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), define como período noturno aquele compreendido entre o pôr-do-sol e nascer do sol, cabendo a esses órgãos definir o horário das aulas dentro desse período.

Agora, vamos ver no que vai dar! Esperamos que não fique só no papel!

9 respostas para “Carga horária definida para aulas noturnas”

  1. Bianca Fransoine escreveu:

    Segundo mensagem do REFOR…o horario das aulas notornas, será compreendico entre 20:00 e 22:00…esse é o problema…p mim noite é a partir de 18:00…

  2. Renato escreveu:

    Boa tarde a todos,
    Eu ainda não estou convicto de que esta mudança trará significativa melhora em nosso trânsito ou mesmo que ela possa ser cumprida à risca como se espera. Queria ser convencido disto.
    Ressalto agora depois da manifestação do Contran, que o “período compreendido entre o por do sol e o nascer do sol”, exclusos os horários em que ninguém trabalhará, e já excetuando também o horário brasileiro de verão nesta conta, temos de sobra, no máximo, 03 ou 04 horas livres para toda a demanda de candidatos que recebemos em nossos CFCs… dá?
    Eu realmente ainda não me convenci da eficácia desta nova regra não, seja do ponto de vista prático ou do psicológico (behaviorismo).

    Um abraço a todos,
    _____________________________________________________________
    Renato da Silveira Ribeiro
    Pós-graduado em Educação,
    Gestão e Segurança em Trânsito
    (31) 9627 7476

  3. Carlos A. Baccarin escreveu:

    Amigos,

    Essa é mais uma lei que não irá funcionar. A solução dos problemas não será através de meia dúzia de aulas noturnas. Eles (CONTRAN) e Cia., deveriam desencentivar a direção noturna que envolve um enorme risco. A formação realizada durante o dia já é de péssima qualidade. O sistema não consegue formar condutores com qualificação para dirigir com um mínimo de segurança e respeito à Cidadania. E, ainda, vai tentar aprimorar a direção noturna???? É muita petulância… É mais uma grande hipocrisia!!! Um grande faz-de-conta!!!!

    Um grande abraço.

  4. Adalto Noventa Medeiros escreveu:

    Sou a favor de mudanças e acho que é nossa obrigação ensinar o máximo aos nossos alunos, mais sei também que esta obrigação de aulas noturnas trará sérios problemas, principalmente aos Instrutores de moto, pois os mesmos ficam a mercê da própria sorte em áreas de treinamento sem nenhuma segurança, já é perigoso durante o dia, como será a noite?
    Tomara Deus que tenhamos a proteção divina.

    Adalto Noventa Medeiros
    Instrutor – Presidente – SIEAERJ

  5. Ronaldo de Oliveira escreveu:

    Bom dia a todos, acredito que, assim como a lei que aumentou a carga horaria do curso teórico e das aulas práticas de direção não refletiram em nada no número de acidentes, essa nova lei também não irá resolver os problemas do nosso transito que entre nós, está cada dia pior.
    Tem coisas mais importantes para se mudar, o caminho não é esse.

    Ronaldo de Oliveira
    Diretor de Ensino

  6. ADEMIR TOANI escreveu:

    QUE AS MUDANÇAS DE 20% DAS AULAS PRATICAS PARA O HORARIO NOTURNO É SEM DUVIDA MUITO BOM,MAS NÃO DAS 20HS A 23,30,SERIA OTIMO DAS 18,00 ATÉ AS 22 HORAS,UNICO INCONVINIENTE É A SEGURANÇA DOS INSTRUTORES E SEUS ALUNOS, SENDO QUE NESTE HORARIO NÃO TEM MUITO TRANSITOS DE VEICULOS.
    ADEMIR TOANI DIRETOR DE CFCB
    BOTUCATU 15 DE MAIO DE 2010

  7. geovane carvalho escreveu:

    Daqui a pouco o CONTRAN vai pôr aulas na madrugada, que é para o cara aprender a não dormir quando dirige, e quem vai pagar o pato somos nós instrutores.
    É desumano dar aulas práticas de 08 hs às 22 hs. Que atenção vou dar a minha família?
    Dividir o horário não é solução. Até às 20 hs ainda aguentamos, e dá pra ganhar um salário digno. Mas daí em diante já é exploração.
    E a quantidade de alunos para fazer aulas neste curto espaço de tempo. Horário noturno é a partir das 18 hs, e não das 20 hs. Desse jeito em quanto tempo o aluno poderá marcar sua aula noturna. Vale lembrar que o prazo de validade do processo é de 01 ano.
    Vai dar tempo. Ou o Contran vai recorrer a velha frase do Detran: ” As autoescolas que se virem e comprem mais carros”.
    Melhor abrir uma Rent a car.

  8. Tiago Barreto Romeiro escreveu:

    Obrigado Detran, Contran e a quem servir, pois não tenho mais vida social.
    MInha namorada não acredita mais em mim, acha que tenho outra, realmente tenho, uma merda de programa que se chama (www.e-cnhsp.sp.gov.br).

    Estou muito feliz em poder trabalhar das 6:00 as 23:00 de segunda a sabado.

    OBRIGADO DETRAN E AOS CRIADORES DESSE NOVO PROGRAMA!

  9. Rodrigo Gomes escreveu:

    É impressionante a capacidade de nossos legisladores de sentar (de vez em quando) em uma cadeira em seu gabinete e propor mudanças em uma Resolução Federal que regulamenta o trabalho de toda uma categoria profissional sem ter qualquer conhecimento dessa atividade como realizou o Excelentíssimo Deputado Federal – SP, Sr. Celso Russomano, onde esse belíssimo animador de auditório, reporter e, talvez representante dos cidadãos que o elegeu, Deputado.
    Espero que essa situação seja revertida o mais breve possível, pois acredito que como profissional da área, creio que tornará inviável a conclusão de processo de 1ª habilitação no prazo de um ano.
    Pois bem, o DETRAN RJ agenda nossos alunos para o cadastramento em 1 semana. Os medicos que realizam exames clinicos, oftalmológicos e psicológicos agendam com cerca de 10 dias, o curso teórico tem duração média de 5 semanas (somos limitados até 25 alunos por turma e um maximo de 10 horas diárias). a partir daí aulas práticas . . . T udo bem, se tenho 25 alunos inscritos em cada turno (manhã, tarde e noite) são, então 75 alunos para as aulas práticas. Precisamos de 4 aulas noturnas, então para esses alunos de cursaram nestas 5 semanas precisarei de 300 horas. Lembro que aqui no RJ o Detran entende horário noturno é o compreendido ente 20 h. e 22 h., ou seja precisarei de 150 dias para atender à uma única turma de cada turno. São 4 meses!!!! E as outras turmas que virão a seguir??????
    Deveria ter havido uma discussão com os diversos Sindicatos Patronais e de instrutores em nosso País para analisar a questão!
    Lembro ainda que a Resolução 168 do CONTRAN já previa aulas em condições adversas de LUZ NATURAL e ARTIFICIAL.
    Vemos no entanto que o Deputado Supra citado não conhece nada…

    Fazer o quê então temos que cumprir . . .
    Instrutores que me perdoem, ou vão perder sua vida social, familiar em face à esta regulamentação ou vão perder salário, pois teremos que dividir o turno, pois isso é desumano.
    Eu estarei sentado vendo TV em casa ou até mesmo dormindo, enquanto meus funcionários estarão sendo escravizados por essa Lei . . . Vou cobrar mais, receber mais e gastar mais, mas tudo bem, sobreviveremos!

    Abçs
    Rodrigo Gomes

Deixe uma resposta