Permissão para Dirigir
Muita confusão em relação a Permissão Para Dirigir (PPD) está rondando os Centros de Formação de Condutores e os novos motoristas. Desde janeiro algumas mudanças aconteceram no Curso de Primeira Habilitação, mas nada mudou no que diz respeito as regras para a Permissão Para Dirigir.
Por enquanto, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não restringe a PPD. O condutor pode dirigir como se fosse a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), até mesmo em rodovias. A única diferença é que ao final de um ano, o condutor receberá a CNH, desde que não tenha, neste período, sido multado por qualquer infração gravíssima ou grave, nem seja reincidente em multa por infração média. Se incorrer em um destes casos, o candidato terá que reiniciar todo o processo de habilitação.
A confusão foi feita porque na mesma época das mudanças da Res.285/08, os veículos de comunicação divulgaram um Projeto de Lei que está em tramitação no Congresso e que prevê a proibição de se transitar com a PPD em rodovias, exceto em perímetro urbano, e também aumenta o prazo da Permissão para dois anos. Vale ressaltar que este Projeto ainda não foi aprovado e por isso não está em vigor.
Acredito que muito em breve essas regras mudem e se torne um pouco mais difícil obter a CNH permanente, mas que fique claro por enquanto nada mudou em relação a PPD.
março 5th, 2009 às 10:48
Concordo que os condutores sejam mais fiscalizados, mas acho que a carteira provisória dá o mesmo direito de ir e vir.
Cézar
Dirigindo Seguro
março 5th, 2009 às 17:53
Enquanto não houver consciência que veículos são armas para determinadas pessoas, o trânsito continuará matando inocentes.
março 6th, 2009 às 7:52
Gostaria de ratificar o Cézar em que o direito de ir e vir em hipótese alguma pode ser violado. Mas acredito, que neste caso, não tem ligação direta com a expedição de autorização para conduzir veículos em vias públicas (PPD ou CNH). Agora, para você pilotar um helicóptero, você precisa de 500 horas no mínimo, de prática para poder trabalhar comercialmente. Você consegue isso, pagando a hora/aula ou trabalhando para um particular. O mesmo acontece com os aviões, sendo que, com mais rigor. Portanto acho muito certo proibir o condutor recém formado, o uso de rodovias, sem experiência, somente portanto a PPD. Lembro que nas rodovias, mesmo para os mais experientes que conhecem ou deveriam conhecer os perigos e surpresas das rodovias, vivem se acidentando e morrendo, imagina então uma pessoa que sabe fazer o básico no automóvel. O que fazer numa aquaplanagem, como se comportar numa mudança de tempo repentina, uma carreta desgorvenada a sua frente, uma curva acentuada (perigosa) não sinalizada, entre outros? Claro que para tudo isso a solução é e sempre será educação.
Marcos Carvalheira
Instrutor Direção Segura e Econômica
Extra-Pesados
março 7th, 2009 às 22:15
não concordo com marcos não. tirei a minha ppd esse mês e sei muito bem o que fazer na estrada. claro que não tenho experiencia mais não sou louco de pegar estradas sozinho.tenho o meu pai que tem 30 anos de carteira e meu cunhado que tem 25 anos de pura experiencia, mas se nunca encarar a estrada nunca terei experiencia;digamos que eu não pudesse dirigir em estradas. depois de 1 ano quando eu tivesse acesso a ela seria igual a hoje sem experiencia do mesmo jeito então me diga como adquiria experiencia em estradas???????
março 9th, 2009 às 11:55
Rodrigo, concordo com você que muitos têm condições de pegar a estrada já de imediato. Muitos viajam com parentes e conhecem, pelo menos de ver, as armadilhas das estradas, das manias de alguns maus profissionais e outras intempéries. Como eu disse, na aviação você pega experiência voando. Mas para a grande maioria, acredito que seria bem válido ganhar experiência na cidade. Evidentemente que a dirigir na cidade não chega nem perto da maneira de dirigir na estrada, mas ganha-se muita experiência. Agora, com relação a aumentar para dois anos, acho exagerado… Mas lembrem-se todos, que a minha opinião ou seja de quem for é a preocupação com a segurança de nós mesmos.
março 9th, 2009 às 12:31
detalhe como moro em salvador onde eu quero ir só são 100 km de estradas duplicadas pela br 324, e tambem nunca irei sozinho. meu cunhado viaja frequentemente pela 324 a trabalho, como ele não gosta de ir sozinho ele mim chama pra viajar com ele; e tambem acabei de tirar a ppd estou louco pra dirigir.. a demora so e a ppd ser emitida porque com a transporsição da binco para bca teve atrasos na emissão de cnhs de todo o brasil. já espero a 02 semanas e nada toda vez que ligo pra diz que não foi emitida. tudo que e do governo não presta..obs.. so tive 17 aulas práticas e nunca dirigir em outro carro sem ser a da auto escola e passei tudo de 1ª.. realmente preciso de muita experiencia porque tem muito maluco por ai….
março 9th, 2009 às 14:42
Nova campanha de trânsito do Ministério da Saúde, traz um site onde a gente pode se relacionar, postar matérias sobre o trânsito, deixar mensagens e depoimentos.
Ah… e pra se interagir… é só se cadastrar como voluntário!
Eu fiz meu perfil lá!
Vamos lá gente por um trânsito melhor. Abraços
http://www.voluntariosdotransito.com.br
março 10th, 2009 às 13:55
Saudações!
Bem, gostaria de me reportar aos nobres leitores deste blog, que há sim, uma grande preocupação quanto aos novos condutores habilitados com a PPD, pois os mesmos não tem experiências satisfatória para conduzirem seus veículos ou em suas responsabilidades nas rodovias, mas, gostaria de fazer uma grande ressalva quanto aos mesmos e ao trânsito em nosso país (BRASIL), observe-se que o maior indíce de acidentes automobilisticos principalmente ocasionados nas rodovias estaduais ou federais ocorrem em sua maioria de vezes com os “motoristas profissionais” vitimando os usuarios das vias.
Faço agora uma pausa de observação, os condutores com PPD que conduzem seus veículos em perímetros urbanos e são potênciais alvos de irresponsabilidades dos motoristas que se dizem conhecedoes do trânsito, mas, não conhecem nem mesmo as “Regras de Circulação” do CTB (Art. 26 ao 67), bem como as sinalizações (vertical, Horizontal, Dispositivos Auxiliares, Luminosa, Sonora e Gestual), mas, dirigem embriagados cometendo infrações de trânsito com seus delítos e até homicidios negligênciando com impêrícias surreais.
farei um comentário diferênciando o motorista e o condutor:
Motoristas: são todos os que forão habilitados num período anterior ao novo “CTB” (1998), porém, muitos sem generalizar não tem o compromisso e responsabilidade com a sociedade.
condutores: são todos os que foram habilitados no período pós Jan/98, com aulas teóricas técnica e práticas de direção veícular.
Atenciosamente, profº UBIRATÃ BORGES
Contato: prubiratanborges@yahoo.com.br
Tel: (18) 9702-1690
março 10th, 2009 às 17:09
trabalho com transito desde 1970 em todas as áreas já passei, hoje sou responçavel pelo planejamento, estatística e sinalização da cidade de Petrolina-PE, e acho que a medida só vem a ajudar a diminuir os nossos índices de acidentes, pois com mais um ano se adiquire mais experiencia e maturidade isso é inquestionável.
março 10th, 2009 às 20:27
COM RELAÇÃO À AUTORIZAÇÃO PARA DIRIGIR EM RODOVIAS, SOMENTE AQUELES QUE TIVEREM DOIS ANOS DE CNH, INFORMOA QUE CARTEIRA NÃO DIRIGE VEÍCULO E QUE SE O HABILITADO GUARDAR SUA CARETIRA PELO TEMPO EXIGIDO E SÓ DIRIGIR APÓS DOIS OU DEZ ANOS? SERÁ ELE TÃO COMPETENTE PARA DIRIGIR QUANTO UM OUTRO QUE DIRIGE HÁ VINTE ANOS SEM A CNH.
março 10th, 2009 às 20:32
É MUITA INOCÊNCIA ACHAR QUE QUEM ENGROSSA AS ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO É O RECÉM HABILITADO. ESTA PESSOA QUE ELABOROU O PROJETO, CERTAMENTE NÃO FOI INFORMADO DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO EM RODOVIAS.
março 11th, 2009 às 8:04
toda lei que é elaborada, entendo eu que é para uma só finalidade: a diminuiçao ou a extinçao de um problema, no caso em questao a violencia no transito que ja atinje pontos preocupantes e absurdos, porem a lei é valida mas com alguns reajuste, nao precisa ser tao radical!!!!!!
!!!!!!
março 13th, 2009 às 14:12
Bom, vimos que o assunto é bem abrangente. Verdadeiramente não é uma CNH que dirige o veículo. Podemos hoje, guardar a PPD na gaveta. Depois de 1 ano, troco por uma CNH e vou para a estrada feliz e tranquilo. Acredito que a idéia aqui, não é discutir isso. Estamos falando da própria segurança, da manutenção da vida. Faz agora 30 horas que perdi o meu melhor amigo com 30 anos de CNH na estrada RIO X CAMPOS embaixo de uma carreta. Inexperiência, não. Imprudência, negligência, talvez não. Muitos fatores podem ter levado ao acidente. Sono, velocidade, de um ou do outro motorista. Um dos dois motoristas, o da carreta ou o meu amigo, cometeram um erro e foram inábeis em evitar. Se na cidade, embriagado você terá um percentual muito baixo de chance de chegar em casa ileso. Na estrada essa chance chegará próximo a zero. E por aí em diante. Em vez de acharmos que as leis estão sendo criadas para nos prejudicar ou aumentar a arrecadação, vamos nos conscientizar de que morrem todos os dias 150 pessoas no trânsito. 1 avião todo dia. Vamos brigar com o Contram para diminuir o tempo de curso para adquirir a CNH ou diminuir o tempo de Permissão? Ou vamos tentar diminuir o número de filhos, amigos, parentes, colegas de trabalho, vizinhos, que perdemos nas estradas diariamente?
março 16th, 2009 às 13:51
Entendo a preocupação dos órgãoes responsáveis pelo trânsito em nosso país. Mas, o problema não se resolve apenas em dificultar o processo de habilitação e aumentando o tempo da PPD. Teriamos mais resultado, com uma fiscalização intensiva à todos os motoristas, pois o acidente não acontece somente com “inexperientes”, todos os usuários da via estão vulneráveis. Um exemplo da fiscalização ineficiente em nosso país e a “Tolerância Zero”. Alguém está ouvindo falar?
Daniel Carlos
Instrutor de Trânsito
março 18th, 2009 às 19:48
deveria ser assim mesmo,tolerância zerrrrrrrrrrooooooooooooooooooooooo..
março 24th, 2009 às 13:17
Vejo toda essa discussão sobre trânsito de um modo positivo. Quanto mais se pensa, mais soluções se apresentam e automaticamente a melhor poderá ser encontrada. De minha parte, entendo que não há lei que substitua educação. Nosso trânsito precisa de respeito e educação para utilizá-lo e isso nada tem a ver com tempo de carteira ou experiência ou onde se dirige mas sim com que tipo de pessoa você é e qual o seu caráter. Uma pessoa de cárater bem formada jamais irá dirigir em altíssima velocidade ou embriagado sabendo que poderá ser responsál por tirar a vida de uma outra pessoa. A melhor solução certamente é a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres. Porque ao invés de aumentar o tempo de PPD ou restringir seu uso, não se inclui edução para o trânsito como disciplina constante e obrigatória desde a pré escola? O candidato quando atingir a maioridade, já tem que saber como atravessar uma via, respeitar o semáforo, como circular de bicicleta, seu papel como pedestre…. não será na auto escola que ele será conscientizado em apenas 45 horas/aulas normalmente dividadas em 9 dias e com 20 aulas práticas!!!! Nem que fosse em mais dias. Pois aos 18 anos a opinião já foi (mal) formada. EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO!!!
Obrigada.
Jucélia Pimenta
Instrutora de trânsito
março 24th, 2009 às 17:06
Olá estou aqui para fazer uma pergunta a quem puder responder:
Moro em Contagem região metropolitana de Contagem e tenho a PPD categoria (A), dia 09 de março de 2009 tirei a (B), hoje já é 24 de março ou seja, 15 dias e no site do detran consta sempre a mesma mensagem, CNH SOLICITADA.
Alguém sabe mim informar qual o prazo para a entrega ???
Estou precisando da carteira PPD com urgencia !!!!!!!
abril 1st, 2009 às 2:29
de forma alguma, nao será desta maneira que eles irão ensinar para os permissionarios como se portar em rodovias… acredito que além de tirar o direito do cidadão do ir e vir, eles erraram feio em aumentar a PpD em mais 1 ano, pois existe varios fatores adversos de profissionais que trabalham usando rodovias e precisam daquele sustento para seus pobres filhos não morrerem de fome…
conclusão: deve-se obrigar as auto – escolas a ensinarem aos seus alunos aulas práticas em rodovias e alguns sinais de comunicação pessoal como ex: o piscar de luzes quando a luz do condutor adiante encontra-se lhe ofuscando ou até mesmo a simples ajuda dos veículos de maior porte que nos ajudam bastante com o simples piscar de setas indicadoras informando-nos se podemos realizar uma ultrapassagem segura.
essa lei aí, só vai aumentar a revolta dos jovens que terá consequências muito piores pois quando se é um jovem, o mesmo tem vontade de utilizar rodovias para viagens em grupo com amigos ou namorada para eventos no interior do estado etc.
Creio que tenha contribuído para que nosso país avance cada vez mais.
abril 1st, 2009 às 9:31
gostaria de saber se quem esta com a permissão pode ou não dirigir em rodovia se as novas regras ja estão em vigor
obrigada
abril 2nd, 2009 às 9:49
Gostaria de saber se esta nova regra ja está em vigor ?
abril 2nd, 2009 às 9:49
e a Mesma pergunta da maria.
Obrigado !
abril 4th, 2009 às 14:31
cara…acho o seguinte…q quem tem a PPD tem tanto medo d perde-la q dirige com a maior prudência possivel, tanto q a maioria dos acidentes acontecem com pessoas “experientes”; o problema eh q por essas pessoas se acharem tao experiente elas tomam mt menos precauçoes do q uma pesssoa q tem noçao d q sabe pouco sobre dirigir
abril 11th, 2009 às 17:33
Cara..Bem antes de tirar minha ppd ja transitava em rodovias.
portanto isso nunca pode ser aprovado pois trabalho em outro município e tenho que pegar uma rodovia por media de 30 minutos por dia e ai vem esses bostas e querem aprovar uma lei absurda dessas pq eles não se preocupa em cuidar dessas tal rodovias na qual eles prezam tanto..
abril 13th, 2009 às 20:42
quero saber se posso viajar com a cnh permissao eu tirei dia 03/04/09 mas o prosseso é de 2008 sera q posso viajar?obrigada
abril 15th, 2009 às 14:13
tenho a permissão para dirigir a quatro meses e uma coisa ja tenho certeza que so me falta a experiência porque dirijo melhor do que algumas pessoas que ja tem cartas a muito tempo e não respeitam nem as faixas de pedestres ,que dão ceta faltando dez quadras para poderem virar a rua isso é muito ruim pq nunca da pra saber o q a pessoa q esta dando ceta vai fazer ,por isso acho q temos direitos iguais de dirigir em qualquer sendo que, se sentir seguro no que esta fazendo.
abril 20th, 2009 às 14:39
Tirei a carteira recentemente e o que vêjo, sinceramente, é um monte de motoristas experiêntes fazendo um monte de merda (com o perdão da palavra ) então por que ao invés deles ficarem inventado um monte de leis ineficazes não fazem cumprir as que já existem!
abril 22nd, 2009 às 8:58
Creio eu Que isso sobre a PPD não ira mudar em nada visto que a maioria dos acidentes acontecem com pessoas com CNH isso implica a dizer que eles não tem coisa melhor para fazer e fica tentando tampar o SOL com a peneira e encher pneu de Metrô ….
abril 22nd, 2009 às 15:37
bem a Lei deve ser aplicada para todos , e se voce conseguiu sua PPD , deve ter o livre direito de dirigir , a gente pega a experiencia praticando , eles politicos num tem nada pra inventar e ficam inventado besteiras , kd que eles inventam Leis , pra eles mesmos se prejudicarem? , não e fogo ne…
eles deviam criar Leis pra multar o proprio Governo , para se não deixassem as Estradas e Rodovias em bom estado , eles mesmos pagarem multas a nós q pagamos impostos
abril 23rd, 2009 às 13:48
gostaria de dechar meu pensamento,discordando do nosso amigo Marcos.
como você pode comparar veiculos totalmente diferentes!!!!!
até a onde eu sei,avião não é igual a carro ou helicópitero..
De pegar a estrada,você portando a PPD ou o CNH os riscos são os mesmos!!!
Concordo que uma pessoa com mais experiencia tera mais facilidade para evitar algum incidente.
E como pegar experiencia se você não pode dirigir em estradas.Ruas e estradas são diferentes,você tem experiencia nas ruas,mais nunca pegou estrada,você tem experiencia do mesmo jeito concordão.
Então um caminhoneiro q vive nas rodovias quando querer dirigir na cidade não podera por que ele não tem experiencia na cidade???
O pensamento é o mesmo se você levar ao pé da letra.
De pegar ou não estradas,issu vai d cada um,quem te conhece melhor é você mesmo,então você sabera quando você irá pegar estrada,claro q com uma pessoa ao seu lado..
abraços a todos
maio 3rd, 2009 às 23:45
Acho isso um absurdo porque você dirigi em uma via urbana você não vai ganha pratinha para rodovia já que são diferente o certo era entra em vigor um lei que para prepararem o aluno para via urbana e rodovia.
maio 12th, 2009 às 10:14
posso ou nao dirigir em rodovias com a ppd?ja é lei ou nao ?
maio 13th, 2009 às 16:49
Por enquanto, o CTB não restringe a PPD. Você pode dirigir como se fosse a CNH, até mesmo em rodovias. A única diferença é que ao final de 1 ano, o condutor receberá a CNH, desde que não tenha, neste período, sido multado por qualquer infração gravíssima ou grave, nem seja reincidente em multa por infração média. Se incorrer em um destes casos, o candidato terá que reiniciar todo o processo de habilitação. Existe um projeto de Lei em tramitação no Congresso que prevê essa proibição de se transitar com a PPD em rodovias, exceto em perímetro urbano, mas este Projeto ainda não foi aprovado e não está em vigor.
junho 2nd, 2009 às 10:22
Ainda bem que ainda pode dirigir em rodovias tomare que essa lei não seja aprovada se isso acontecer eles vão prejudicar muita gente.
junho 2nd, 2009 às 11:25
Quem tirou habilitação em 2009 com o processo de 2008 pode andar em rodovias sem problema ne?
junho 10th, 2009 às 15:05
Se as autoescolas fizem direitinho sua parte, não tem a necessidade de proibirem a primeira Hailitação de transitarem na BR.
junho 10th, 2009 às 16:15
Concordo com o Fabio
eu tambem estou com a PPD desse ano mas com
o processo do ano passado é nao acho certo de nao poder
transitar em BR porque trabalho como promotora e tenho
que viajar direto… Tem motorista que tem 30 anos de carteira e nao
respeita a sinalização, nao dao cetas e etc…
Acho que todos da permissao tem direito de transitar na BR
pois sairam da auto escola a pouco tem que ja andam melhor que os
velhos condutores…ainda + quando o assunto e sinalização q os velhos ja nem sabe os nomes das placas…
junho 21st, 2009 às 17:23
e aí tirei minha ppd esse ano comecei em abril e terminei em junho 18/06/2009 posso ou nao dirigir em br?
favor me responder
junho 22nd, 2009 às 3:48
Parece que o projeto de lei foi retirado.
Deem uma olhada nesse link.
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=56500
junho 22nd, 2009 às 4:14
Olhem esse link também.
REQUERIMENTO 698.
http://www.senado.gov.br/sf/publicacoes/diarios/pdf/sf/2009/06/08062009/22687.pdf
junho 22nd, 2009 às 18:01
Seria muito mais prático, permitir que as auto-escolas deem aulas práticas também em Rodovias. Acompanhado de um profissional que garantirá a segurança, a experiência será válida e legal!!
Valdenir
Instrutor de trânsito
junho 25th, 2009 às 16:27
Caro amigo Valdir Fereira de Almeida , você escreveu uma verdade , em que as autos escolas deveriam dar aulas práticas nas rodovias . Na apostilha da TECNODATA pequena nas página 13 ou na grande página 12 , esta escrito que o trajeto das aulas devrá ser vias urbanas e rurais , (veja em classificação de vias Art 60 e anexo l do CTB ) isso quer dizer que as autos escolas poderão fazer esse trabalho, é claro que isso será repasado ao aluno , pois terá mas gastos em combustiveis e componetes do veiculo , mas assim será treinado o aluno como se comportar em situaçoes de riscos assim como os fatores de adversidades .
junho 26th, 2009 às 17:41
Não há qualquer proibição de direção em relação a PPD. Essa lei não foi aprovada, o que eu acho muito justo. MInha PPD chega nesta segunda-feira (26/06/2008) Estou louco pra que chegue logo.
Abraços @
julho 1st, 2009 às 11:28
Parece que o autor do projeto o senador resolveu retirar o projeto de lei da camara .
julho 1st, 2009 às 11:39
Duvidas clique no link que Leonel deixou ai eu ouvi falando que a presindencia do senado que mandou retirar o projeto.
julho 7th, 2009 às 22:52
Enquanto a população não se conscientizar de que no trânsito morre-se por descuido de todos envolvidos nele, as leis ficarão cada vez mais rígidas, os impostos cada vez mais caros (DPVAT) e a fiscalização aumentará a cada dia. Com certeza não é a única saída para minimizar este problema, pois falta muita infraestrututa e principalmente educação. Esta, o brasileiro não anda recebendo nem em casa.
julho 7th, 2009 às 22:57
Ah, quanto à aulas em rodovias discordo plenamente. Imagine aquele que nunca dirigiu (porque respeitou as leis de trânsito) e não tem total controle sobre o veículo, fazendo aula em uma rodovia onde outros veículos trafegam em velocidades altas. Seria um risco, talvez muitos nem conquistassem o sonho da primeira habillitação!
julho 12th, 2009 às 13:20
Muito obrigado pelo post esclarecedor, eu sempre me envolvo em discussões em que eu sempre defendo q nao foi aprovada ainda e sou bombardeado por ignorantes q nao sabem q essa lei ainda nao foi aprovada,
imprimi e vou guardar dentro da carteira pra proxima vez q um BURRO falar q PPD nao pode dirigir em estrada.
julho 13th, 2009 às 16:08
Prezados, amigos. Sou de Belo Horizonte MG e gostaria de saber se é permitido ou não o condutor da PPD dirigir em rodovias?
Grande abraço a todos.
Marcelo.
julho 14th, 2009 às 14:32
acredito que a maioria dos acidentes acontece por inprudencia dos motorista e a maioria dos imprudentes sao pessoas que possuem a CNH a mais de um ano, pois tem alto confiaça, concordo que as pessoas que possuem a PPD possam dirigir em rodovias, apessar da impericia todos conhece bem as leis do CTB, se forem prudentes vao conduzir seus veiculos com seguraça, quem nao tem experiencia nao arriscaria tanto, naquilo que nao conhece.
julho 26th, 2009 às 12:15
olha eu n acho q deva proibir n
pq como q os condutores q ainda possuem ppd irão ganhar experiencia nas rodovias??
e qnd eles ganharem a cnh permanente eles irão as rodovias sem experiencia do mesmo jeito…
intão acho q n deveria proibir n!!
julho 29th, 2009 às 12:07
Bom senso prevaleceu!
Situação:
17/06/2009 – RETIRADA PELO AUTOR
agosto 12th, 2009 às 23:26
trabalho com transito a mais de vinte anos e acho que um ano de ppd seria suficiente se o permissionario utilizace mais a sua ppd, ou seja aproveitar que lhe concederam uma confiança e convidacem uma pessoa experiênte para lhes acompanhar e orientar em suas viagens assim poderiam adiquirir experiência e habilidade. Logico que o orientador deve ser uma pessoa conhecedora de trânsito ( mot. profissional ou instrutor).
agosto 18th, 2009 às 11:09
Tirei minha CNH à pouco tempo, e quero dirigir nas brs, gostaria de receber a resposta de vocês, pois estou em duvida, obrigado, pois estou em duvida.
agosto 31st, 2009 às 11:58
Olá, Amigos…. não acredito que tem gente que ainda pensa somente em causa propria, sem conhecimento do que acontece nas estradas… essas pessoas que não concordam com a experiencia para dirigir nas rodovias, deveriam ver ou presenciar algum acidente, as pessoas jovens são imaturas, se acham super herois, que conseguem ir e vir e manipulam uma maquina apenas olhando, coitados nos mais experientes sabemos que eles mudarão de ideia com o passar dos anos…. mas creio que essa lei é sim válida, os sem experiencia que me perdoem mas a vida é fundamental…. quem voce escolheria para comandar uma cirurgia no seu coração? um medico com 2 anos de experiencia…. ou … um medico formado agora…. se fosse para ir a auto mar….. voce gostaria de um pescador experiente ou um de primeira viagem… criançada param de opinar em benficio proprio e sem responsabilidade… deixem que os mais experientes façam isso…. um abraço
agosto 31st, 2009 às 17:51
Não cheguei a ler os comentarios de todos, pode ser que tenham disto isso, se tiver vou repetir:
Eu acho que os acidentes de carros acontece com as pessoas que tem tempo de carteira, não os que estão começando… Os iniciantes não iriam abusar nos trãnsito quanto os mais experientes, já que se tem mais auto-confiança.
setembro 2nd, 2009 às 15:50
Major Freitas,
Você fala como se os jovens fossem os únicos causadores de acidentes, descordo totalmente. Experiência se adquiri, ninguém nasce com ela. Além do mais, não são todos os jovens que se acham super-heróis, não se pode unificar isso, existem muitos jovens conscientes no trânsito. Você mesmo, quando aprendeu a dirigir, com certeza não tinha experiência nas rodovias, adquiriu com o tempo, e com certeza tinha consciência do que podia e não fazer…Acha mesmo que guardar a permissão em uma gaveta, não dirigir e esperar dois anos para ir as rodovias fará um excelente motorista???
São as pessoas que fazem o trânsito, experiência vem com a prática, quem não pratica nunca saberá nada.
A educação é que deveria ser mais adotada na hora de formar condutores, pois educação é tudo. Já soube de casos de acidentes horríveis com pessoas que dirigem há anos, porque dirigiam embriagadas, ou corriam além do permitido.
Acho que deveria haver maior fiscalização, punição mais severa ( o que, pelas leis, já era pra estar acontecendo e não acontece) naqueles que não respeitam as leis de trânsito.
setembro 2nd, 2009 às 17:44
E concordo com o Thiago Barbosa, os experientes, alguns, se acham muito confiantes, e acabam fazendo as besteiras que fazem.
setembro 6th, 2009 às 9:06
Pessoal, poderei dirigir em rodovias????
Há alguma vedação legal?
setembro 22nd, 2009 às 11:07
Marcos Carvalheira e outros: WTF??
Primeiramente, gostaria de indagar sobre os comentários ignóbeis, que na tentativa de reforçar o argumento, acabaram por deixá-lo ainda mais parvo. Soa ao meu falível entendimento, portanto, que o senhor afirmou serem iguais os níveis de dificuldade para uma completa perícia do meio de locomoção. Podemos dizer então que pilotar um avião e dirigir um carro são atividades muito semelhantes, certo? Ainda, prezado Instrutor Direção Segura e Econômica quem sou eu para questioná-lo quando não passo de um mero jurista. Mas estou certo de que a maioria dos acidentes são causados pela imprudência e não pela imperícia. Se um novo condutor não adquirir experiência em rodovias, nunca será um perito, afinal existe um abismo de diferença entre dirigir em vias urbanas quando comparadas com rodovias. Ressalto com a mesma importância os absurdos da lei brasileira, como, por exemplo, a lei seca. Que os agentes responsáveis pela fiscalização penalizem aqueles que realmente oferecem riscos à integridade física de outrem. Entrementes, o que ocorre é uma completa banalização, afinal, parece ser lucrativo sair por aí multando todos que apresentem níveis ridículos de álcool nos pulmões. Verdade, reparem no meu comentário anterior, os bafômetros medem a quantidade de ÁLCOOL NOS PULMÕES, QUANDO PARA CERTIFICAÇÃO LEGAL O CORRETO SERIA MEDIR OS NÍVEIS DE ÁLCOOL PRESENTES NO SANGUE. A lei brasileira não penaliza aqueles que merecem determinada sanção, além de privar a liberdade daqueles que não a merecem. É muito provável que vocês, isso, vocês aí dos comentários acima, que apoiam a aprovação do projeto de lei, já possuam a CNH definitiva. Parem de altruísmo e egocentrismo. Comecem a procurar os verdadeiros culpados pelos acidentes. Ademais, reclamações deveriam ser realizadas contra o governo que corrupto, procura soluções lucrativas para os diversos problemas do país. E.g (exempli gratia – por exemplo): Se ocorre um acidente em uma rua, avenida ou rodovia, a solução do governo é colocar um quebra-mola, ou, lombada. Pagamos impostos caríssimos, aliás, um dos mais caros do mundo, e em troca somos obrigados a dirigir por rodovias mal pavimentadas, esburacadas e mal conservadas. Somos obrigados a escutar de um país que não investe na educação, diversas lições moralizantes que mais desmoralizam do que conscientizam.
Flávio.
setembro 22nd, 2009 às 18:22
Vou ser direto, pelo o que eu li ai , a lei e a opinião de cada um, uns falam que seria otimo porque vai acabar com acidente e abuso de velocidade, uns fala que vai da na mesma e não muda nada, outras eoutras opiniões.
Eu vou fala a minha e é verdadeira resposta para essa lei e para o futuros condutores, NNNNÃÃÃÃÃOOOOO vai adiantar essa lei, funcionando ou não essa lei, vai fica na mesma, primeiro quanto mais a lei é “apertada” mais o pessoal vai desobedecer, e outra, primeiramente o que faz o transito são os motorista e as pessoas, O motorista tem que ter a conciência em que esta fazendo em tal ato, tem motorista “antigos” e bem experientes desobedece mais a lei do que aqueles que são recém, e tem recém que tem como objetivo de “ABUSA” da velocidade por exemplo… Então na minha opinião deveria autoriza sim o pessoal em geral dirigir em rodovias sem esperar “2 anos ou 1 ano”, vai da na mesma , o que eu acho é que tem que tem PM’s na área para ver os abusadores, não cobra multas, e sim tira os abusados, ai sim que o transito seria outra história no Brasil. Pessoal o que vcs acham disso? Deveria ter lei , não para dar multa e outras mas sim para tirar os “abusados” do transito.
E esse negócio ai de avião, nada a ver estamos falando da lei, nao de experiencia ou forma de dirigir, vcs estão misturando tudo, não confunda Carro com avião, desse Jeito até a bicicleta e velotrol entra no meio, nada a ver mesmo, pode ate ser o exemplo mas mesmo assim tem nada a ver , entao pare de briga “aviãoxCarro”.
é isso ai ….
setembro 23rd, 2009 às 12:05
Concordo plenamente com você Flávio e você Diego.
Acredito que a verdade prevalece…
setembro 28th, 2009 às 10:41
Como se a lei fosse resolver o problema de acidentes no transito… como disse em seu comentário anterior, “Profº UBIRATÃ BORGES DA SILVA”, a maior parte dos acidentes são causados por pessoas irresponsaveis, que se acham super-herois…
quanto tempo de CNH o deputado (Fernando Ribas Carli Filho) tinha ? Será que com esta nova e absurda lei os dois jovens estariam vivos ? ou sera que se o deputado fosse responsavel os jovens estariam vivos ?
A tal lei seca no inicio obteve sucesso.. mas agora.. não faz nenhuma diferença … os indices voltaram a subir..
setembro 28th, 2009 às 10:48
detalhe, esta lei foi arquivada
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=56500
veja em “tramitação”:
17/06/2009
ATA-PLEN – SUBSECRETARIA DE ATA – PLENÁRIO
Situação:
RETIRADA PELO AUTOR
Ação:
Aprovado o Requerimento nº 698, de 2009.
O projeto vai ao Arquivo.
Ao PLEG, com destino ao Arquivo.
Publicação em 18/06/2009 no DSF Página(s): 24076 ( Ver Diário )
outubro 6th, 2009 às 12:47
Eu concordo com o Profº Obiratã, não são cnh que fazem um condutor , se vermos os indices de acidentes são os que acham que tem mais experiencias que provocam acidentes mesmo nas vias publicas, não respeitando as placas de limites de velocidades, voam com seus veiculos mesmo , nós que temos ppd , somos chingados por estarmos respeitando o limite de velocidades permitido acham que estamos indo devagar, o que está faltando neste BRASIL é concientização e respeito com seu proximo.
outubro 28th, 2009 às 0:07
Respondendo a pergunta no link, a PPD leva no maximo 5 dias úteis para ser entregue na sua residencia pelos correios.!!
novembro 26th, 2009 às 12:04
Olá a minha dica é:Isso não é nada v
dezembro 18th, 2009 às 22:54
Muito bom saber que esse projeto foi arquivado. vlw pela informação Alexandre Correa
dezembro 28th, 2009 às 17:45
Olá… minha prima me disse que quem tem permissão para dirigir não pode trafegar em rodovia por pelo menos um ano… isto é verdade ou mentira???
janeiro 25th, 2010 às 20:01
Gostaria d saber se a lei sobre não poder dirigir em rodovias com a permissão foi aprovada?
janeiro 31st, 2010 às 22:06
eu tenhu 4 meses de ppd seu eu naum dirigir em rodovia federal onde eu vou pega experiencia de transito? Hoje mesmo eu fui a outra cidade deixa um carro de um colega de trabalho viajei durante 3h e eu aprendi a dirigir na auto-escola agora pergunto por que as autos escolas não dao aula nas rodovias porque ali do lado do futuro condutor vai ter um profissional tirando todas as duvidas e ensinando o certo e o errado
Obrigado
chris
fevereiro 6th, 2010 às 18:56
ATENÇÃO VOCES POLITICOS DE TODO O BRASIL, EM ESPECIAL SEU FILHO DA PUTA SR:CARLOS MERCADANTE(PT):
POR QUE NÃO VAI OCULPAR O SEU TEMPO COM COISAS MAIS IMPORTANTES PARA VCS (COLOCAR DINHEIRO NA MEIA),AO INVÉIS DE TIRAR MAIS UM DIREITO QUE A NÓS PERTENCE, QUE É O DIREITO DE DIRIGIR.ESPERIENCIA,SÓ NA PRATICA…OU VC ESQUECE ESSA BESTEIRA DE PROIBIR A PPD NAS ESTRADAS E RODOVIAS OU ENTÃO VÁ E CRIE UMA ESTRADA OU RODOVIA DENTRO DA CIDADE,AI VAI FICAR TUDO BELEZA.
fevereiro 22nd, 2010 às 21:56
vamos dirigir com muita responsabilidade…acabei de tirar a minha ppd.;..
fevereiro 22nd, 2010 às 21:56
vamos dirigir com muita responsabilidade…acabei de tirar a minha ppd.;..;
junho 13th, 2010 às 7:41
acho que todos tem direito de ir e vim,então acho deveria continuar do jeito que tá,pois assim como todos inclusive os que já possuem a definitiva,nós tambem passamos pela mesma avaliação e fomos aprovados então porque nos tirar esse direito!!obrigado!!
junho 14th, 2010 às 17:00
Ok! Peguei minha ppd e coloquei no fundo do meu guarda roupas por 1 ano pra nao perder ela, maximo que faço é ir na padaria no meu bairro, depois de um ano tenho a experiencia? é impossivel. pensem bem! ainda bem que nao foi aprovado esta lei.
agosto 29th, 2010 às 12:21
acabei de pegar a PPD e trabalho viajando e tava em duvida se poderia pegar a rodovia pois necessito agora tirei a duvida
setembro 21st, 2010 às 15:53
paguei a taxa para pegqar minha cnh definitiva ,ate agora nao chegou.onde estas.
outubro 9th, 2010 às 17:29
nao sou contra a proibiçao,mas acho que um ano e suficiente para adquirir uma boa esperiencia no transito,pois por mais que vc dirija ou pilote bem,quando pegar uma br, vc vai sentir uma enorme diferença.pois vc nao vai ter esperiencia,em conduziir o seu veiculo sobre a mesma…um abrço….
março 14th, 2011 às 17:34
Concordo que a PPD dê o mesmo direito de dirigir aos condutores, porque eu creio que motoristas mais antigos são até mais fáceis de cometer infrações que um recém habilitado, devido sua auto-confiança na experiência, claro que toda regra tem excessões…
E quanto ao tempo de dois anos para pegar a CNH, acho muito, se dentro de um ano o motorista não tiver se conscientizado que carro mal dirigido é uma arma para a população, não será em dois anos que isso vai mudar.
março 15th, 2011 às 0:16
Estou precisando urgente de uma resposta,tenho certeza que aqui vou encontrar.Fiz a aula de legislaçao e fui aprovado com nota 23 pontos,ai fui pra aula de direçao fiz mais 30horas,só que nao fiz a prova de direçao porque a pauta venceu.Agora querem que faço novamente a prova de legislaçao sendo que eu nao fiz a prova de direçao.Eu penço seguinte eu ja paguei e vou ter que pagar novamente prova de legislaçao,sendo que nem fiz prova de direçao.Por favor preciso saber o que farei ok? Obrigado
abril 9th, 2011 às 19:03
Jucélia escreveu:
março 24th, 2009 às 13:17
“Vejo toda essa discussão sobre trânsito de um modo positivo. Quanto mais se pensa, mais soluções se apresentam e automaticamente a melhor poderá ser encontrada. De minha parte, entendo que não há lei que substitua educação. Nosso trânsito precisa de respeito e educação para utilizá-lo e isso nada tem a ver com tempo de carteira ou experiência ou onde se dirige mas sim com que tipo de pessoa você é e qual o seu caráter. Uma pessoa de cárater bem formada jamais irá dirigir em altíssima velocidade ou embriagado sabendo que poderá ser responsál por tirar a vida de uma outra pessoa. A melhor solução certamente é a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres. Porque ao invés de aumentar o tempo de PPD ou restringir seu uso, não se inclui edução para o trânsito como disciplina constante e obrigatória desde a pré escola? O candidato quando atingir a maioridade, já tem que saber como atravessar uma via, respeitar o semáforo, como circular de bicicleta, seu papel como pedestre…. não será na auto escola que ele será conscientizado em apenas 45 horas/aulas normalmente dividadas em 9 dias e com 20 aulas práticas!!!! Nem que fosse em mais dias. Pois aos 18 anos a opinião já foi (mal) formada. EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO!!!”
Obrigada.
Jucélia Pimenta
Instrutora de trânsito
>> Concordo com o pensamento da Jucélia, não adianta promover leis q proíbem, é mto cômodo os Senhores Deputados redigirem de seus gabinetes PL’s que promovem o cerceamento da liberdade do cidadão em vez de cobrarem o estado, que na grande maioria das vezes é omisso na questão da fiscalização, o cumprimento do seu papel executor de normas que devem promover o bem estar do cidadão e a promoção da educação no trânsito?.
Ressalto que a educação é o pilar principal nessa questão, novamente me reportando ao que nossa amiga Jucélia postou:
“Porque ao invés de aumentar o tempo de PPD ou restringir seu uso, não se inclui edução para o trânsito como disciplina constante e obrigatória desde a pré escola? O candidato quando atingir a maioridade, já tem que saber como atravessar uma via, respeitar o semáforo, como circular de bicicleta, seu papel como pedestre…. não será na auto escola que ele será conscientizado em apenas 45 horas/aulas normalmente dividadas em 9 dias e com 20 aulas práticas!!!! Nem que fosse em mais dias. Pois aos 18 anos a opinião já foi (mal) formada. EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO!!!”
Senhores e Senhoras Deputados e Senadores constituintes, pensem a respeito…
dezembro 5th, 2011 às 8:57
Pessoal,
Comentários que possuam palavras de baixo calão, como palavrões, conteúdo obsceno ou discriminatório serão excluídos do Portal. Procurem emitir a opinião de vocês, mesmo aqueles indignados, sem proferir determinadas palavras.
Agradecemos a compreensão.
Equipe Blog do Trânsito.
dezembro 30th, 2011 às 7:52
uovi que a ppd iria, ser de dois anos para tentar reduzir os acidentes,gostaria que outros segurasem essa minha ideis, que todos abilitados deveriam fazer testes teoricos online,de ano em ano como no antigo sistema do CPF porem gratis ,intenção e faser que os antigos e novos abilitado esteja sempre ciete dos direitos e deveres,mesmo em lugares que a lei não possa punilos ,se alguem poder levar essa ideia mais a frente tenho serteza que vamos salvar muitas vidas,ajudi-nos por favor pense nisto
dezembro 31st, 2011 às 16:09
Eu poso levar multa com a permissão para dirigir?
janeiro 2nd, 2012 às 7:24
ACHO QUE OS COMENTÁRIOS DESTE SITE DEVERIAM ESTAR NO TOPO, OS COMENTÁRIOS MAIS RECENTES…E NÃO COMO VIGORA NO MOMENTO….OS COMENTÁRIOS ANTIGOS VEM EM, PRIMEIRO LUGAR….ISSO É ERRADO
janeiro 3rd, 2012 às 11:00
Edivan
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, ao final do prazo de um ano, o condutor receberá a CNH definitiva, desde que não tenha, neste período, sido multado por qualquer infração gravíssima ou grave, nem seja reincidente em multa por infração média. Se incorrer em um destes casos, o candidato terá que reiniciar todo o processo de habilitação.
Mariana.
janeiro 3rd, 2012 às 11:01
Angelo
Vou levar em consideração e tentar mudar. Agradeço pela sugestão.
Mariana.
janeiro 6th, 2012 às 17:41
Pessoal sera que alguem pode me ajudar, eu gostaria de saber se a legislação tem prazo de validade quando ja se é aprovado. Pque fui aprovada em 2009 so que so agora posso concluir, queria saber se ainda ela vale pque fui aprovada.
Cláudia
janeiro 30th, 2012 às 15:19
Boa tarde. Gostaria de saber se existe, recentemente, alguma lei que restringe o tráfego de permissinários, durante o período vigente de 12 meses, em rodovias do país?
Fico aguardo da resposta. Obrigado!
At.;
Cristiano Barcelos
janeiro 30th, 2012 às 16:46
Cristiano
Não existe isso. A PPD é válida em todo território nacional, inclusive em rodovias.
Mariana.
fevereiro 10th, 2012 às 1:01
sou totalmente contra esta lei eles deveriam criar vergonha na cara
e elaborar uma forma mais Barata para tirar CNH ou inves de criar problemas
o preço esta um absurdo totalmente vulgar no quesito Bulocratico
o governo arranca seu figado e depois lhe obriga a comer cru .
que esta lei nunca seja aprovada e qua as pessoas possam desfrutar de sues direitos com mais liberdade e livre da bulocracia
quem concorda com esta lei esta apoiando o governo para castigar ainda mais a sociedade com coisas que não ajudam em nada só nos ferra .
Quer alguma coisa que mude prenda os motoristas embriagados ( que não são novos ) estes marmanjos já estão com mais de 10 anos de CNH nas costas e nunca foram presos !!!
fevereiro 19th, 2012 às 1:24
Bom dia a todos! aqui na minha cidade nas barreiras apenas eles não me deixão passar com a ppd, é certo que não tenho muita experiência em rodovias, mas se pararmos na maioria dos acidetes causados nas rodovias são pelos “profisionais”. E outra coisa o fiscal ainda queria me multar porque tentei argumentar com ele e simplesmente voltei. O que devo fazer!
fevereiro 23rd, 2012 às 14:07
Deyvison
Não há nada no Código de Trânsito Brasileiro que proíba o condutor de transitar com a PPD em rodovias.
Mariana.
março 15th, 2012 às 14:18
Ë obvio que muita gente prefere o “disse me disse” em vez de procurar conhecer a legislação.
Concordo que a legislação Brasileira em geral ( CTB, CPP, CLT, ECA, EI, ETC…) está ultrapassada e obsoleta, fazendo com que muitos deixem de acraditar na lei e prefira perguntar a alguem.
O problema é que ao perguntar a alguem sem informaçao correta vc está deixando de ter certeza e passa e ser mais um que “acha”.
É bom que fique bem claro:
NÃO É PROIBIDO AO CONDUTOR COM PPD (PERMISSÃO PARA DIRIGIR) CONDUZIR VEICULO AUTOMOTOR EM RODOVIAS.
NÃO É PROIBIDO A AUTO ESCOLA COM AUTORIZAÇÃO DO ORGÃO COMPETENTE COM JURISDIÇÃO SOBRE A VIA DE MINISTRAR AULAS DE DIREÇÃO A SEUS APRENDIZES EM RODOVIAS.
A CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO(CNH) LEGALIZA SEU DIREITO DE DIRIGIR MAS, NUNCA FARÁ DE VC UM BOM MOTORISTA NEM TE PROTEGERÁ DE ACIDENTE.
O TEMPO DE HABILITAÇÃO NUNCA FOI CRITÉRIO PRA DEFINIR RESPONSABILIDADES EM INFRAÇÕES NEM EM SINISTROS DE TRÂNSITO.
SE VC PRETENDE DIMUNUIR OS RISCOS DE ENVOLVER-SE EM SINISTROS, FAÇA UM CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA, ASSIM VC TERÁ CAPACIDADE DE PREVER A POSSIBILIDADE E DE ANTECIPAR-SE EM EVITAR UM ACIDENTE.
Se minha informação foi util, procure certificar-se dela.
essas informações estão disponíveis com facil acesso na internet é só procurar.
ESPECIALISTA EM TRÂNSITO.
março 15th, 2012 às 14:19
É obvio que muita gente prefere o “disse me disse” em vez de procurar conhecer a legislação.
Concordo que a legislação Brasileira em geral ( CTB, CPP, CLT, ECA, EI, ETC…) está ultrapassada e obsoleta, fazendo com que muitos deixem de acraditar na lei e prefira perguntar a alguem.
O problema é que ao perguntar a alguem sem informaçao correta vc está deixando de ter certeza e passa e ser mais um que “acha”.
É bom que fique bem claro:
NÃO É PROIBIDO AO CONDUTOR COM PPD (PERMISSÃO PARA DIRIGIR) CONDUZIR VEICULO AUTOMOTOR EM RODOVIAS.
NÃO É PROIBIDO A AUTO ESCOLA COM AUTORIZAÇÃO DO ORGÃO COMPETENTE COM JURISDIÇÃO SOBRE A VIA DE MINISTRAR AULAS DE DIREÇÃO A SEUS APRENDIZES EM RODOVIAS.
A CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO(CNH) LEGALIZA SEU DIREITO DE DIRIGIR MAS, NUNCA FARÁ DE VC UM BOM MOTORISTA NEM TE PROTEGERÁ DE ACIDENTE.
O TEMPO DE HABILITAÇÃO NUNCA FOI CRITÉRIO PRA DEFINIR RESPONSABILIDADES EM INFRAÇÕES NEM EM SINISTROS DE TRÂNSITO.
SE VC PRETENDE DIMUNUIR OS RISCOS DE ENVOLVER-SE EM SINISTROS, FAÇA UM CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA, ASSIM VC TERÁ CAPACIDADE DE PREVER A POSSIBILIDADE E DE ANTECIPAR-SE EM EVITAR UM ACIDENTE.
Se minha informação foi util, procure certificar-se dela.
essas informações estão disponíveis com facil acesso na internet é só procurar.
ESPECIALISTA EM TRÂNSITO.
abril 24th, 2012 às 17:20
Discordo disso aí. No geral, as pessoas que tão com a PPD são as mais responsáveis no trânsito. Isso porque acabaram de sair da escola e geralmente seguem todas as instruções de uma boa condução. Normalmente, quem causa os acidentes são os motoristas experientes, por excesso de confiança.
agosto 2nd, 2012 às 17:22
Por que não é implantado as aulas teóricas nas escolas? Reduziria pelo menos um pouco dos acidentes. Por que não fazer campanhas de conscientização nas escolas? Ahh!! Mas eles não têm CNH ainda!!! Mas é desde cedo que aprendemos. Mas talvez isso iria retirar algumas auto escolas do mercado…
Que pena…
Seria bom investir em uma matéria de Legislação de Transito nas Escolas, Direção defensiva, etc…
setembro 3rd, 2012 às 15:20
ola minha cnh venceu eu ja fis o pagamento,e nao chegou minha carteira ainda, posso dirigir com o comprovante de pagamento?
obrigado
setembro 12th, 2012 às 15:02
Elaine
Não pode. A CNH é documento de porte obrigatório.
Mariana Czerwonka
maio 15th, 2013 às 13:38
Interesante é que na realidade nem mesmo que é especialista pode dizer que realmente entende de trânsito….. A engenharia de tráfego faz uma confusão nas vias para tentar viabilizar o fluxo e acaba por comprometer pedestre e veículos …. Lembrando que o transito é composto não só por veículos e pessoas…. Mesmo se tratando de um perímetro urbano. Alguém aqui falou em EDUCAÇÃO. De fato é isso e apenas isso que poderá salvar vidas. Profissionais vivem a cometer infrações, inclusive quem deveria fiscalizar.. Quantas vezes em sites se vê carros de fiscalização cometendo infrações? Incrível, quem fiscaliza erra.
Portanto, a educação é o melhor caminho para uma sociedade saudável, o tempo de experiência de nada tem haver com respeito as pessoas e ambas estão longe de ser algo que possa ser comprovado com uma carteira. A vida é o nosso maior bem, e deve ser preservado. Não são normas, regras, leis, emendas que vão fazer um cidadão conciente, a paz no trânsito é uma condição de saúde mental e espiritual de quem faz o trânsito (Pessoas, automóveis, animais) e isso não se controla, não há regras… Mas podemos como uma sociedade afim de conviver harmonicamente cria-lás, sendo fator prepoderante não só conhecermos mas, aceitarmos e praticarmos ou seja, sermos cidadão de fato e de direito.
ônibus cortam carros, carros cortam carros, carros e onibus desrespeitam pedestres, e pasmem os corajosos de 2 rodas se jogam nos corredores das vias. Todos estão com pressa e são especialistas, experiêntes…. O tempo é insuficiênte só para vc, para os demais não?
O tempo em um momento já não será mais importante quando a vida for ceifada. Educar para viver melhor.
Isso é EDUCAÇÃO.
ACORDA BRASIL.