Como traçar rotas no Google Maps

Olá leitores do Blog do Trânsito, começaremos agora a mostrar algumas das muitas funcionalidades do sistema de Mapas do Google, o Google Maps, hoje iremos mostrar como traçar uma simples rota de um ponto A, para um ponto B, artifício muito importante e que muitas pessoas utilizam para descobrir como chegar, e em que “mão” das ruas e avenidas utilizar para chegar em locais desconhecidos.

Isso mesmo o Google Maps é capaz de mostrar com clareza e eficácia os caminhos seguindo as direções e as vias corretas para locomoção e transporte, para isso bastam apenas poucos procedimentos que iremos visualizar agora:

Primeiramente quando acessamos pela primeira vez o endereço do Google Maps: http://maps.google.com.br/ é possivel escolher um local padrão para acessar o sistema, ou seja, é possível escolher um local de origem, o local que você deseja vasculhar toda vez que acessa o endereço, no meu caso como moro em Curitiba, o meu local padrão é a Cidade de Curitiba no Paraná, portanto, irei mostrar uma simples rota usando como base a cidade de Curitiba.

Caso você já tenha escolhido um local padrão e queira por ventura alterá-lo, é só clicar no link no canto superior esquerdo, exatamente aqui:

Alterando localização Google Maps

Agora como já comentei traçaremos uma simples rota na cidade de Curitiba, primeiramente temos que procurar um endereço, para isso é só usar a barra de texto localizada ao lado da logomarca do Google, e digitar um endereço.

No meu caso eu digitei: “Pc Tiradentes” (praça tiradentes).

Para quem não conhece Curitiba é uma praça clássica da cidade onde está localizada a Catedral, o resultado foi esse:

Praça Tiradentes, no Google MAps

Na imagem acima podemos identificar o endereço e a visualização no mapa, agora temos um endereço de partida e para traçar a rota precisamos de um endereço de chegada, portando é só clicar no balão branco do mapa no link escrito: “Daqui”.

Use esse link caso queira traçar  a rota partindo desse local, caso você não conheça o local pesquisado e queria saber como chegar até ele pode clicar no link escrito “Para cá”, o processo é o mesmo a diferença é que você deverá necessariamente conhecer um dos pontos, ou o de partida ou o de chegada.

Eu escolhi traçar uma rota partindo da Praça Tiradentes, então cliquei em “Daqui”, logo após isso, no mesmo balão aparece um local para digitarmos o endereço de destino como podemos visualizar abaixo:

Balão para digitar destino

Escolherei como destino mais uma praça, a Praça Santos Andrade, que para quem não conhece é a praça do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, portanto eu digitei “Pc Santos Andrade” (praça santos andrade), e cliquei em “Ir”.

Az vezes pode acontecer de o Google Maps não encontrar o endereço com precisão, sendo assim aparecerá várias opções ao lado do mapa no canto esquerdo, clique no resultado mais relevante para concluir o traçado da rota.

Com o traçado concluído poderemos visualizar dois tipos de rota, a visual no mapa, e a escrita no canto esquerdo, veja nas figuras:

Rota visual:

rota traçada

(as linhas azuis são o caminho em que se deve percorrer).

Rota Escrita:

rota escrita

Na rota escrita temos uma explicação detalhada com nome de ruas, conversões, e até kilometragem percorrida no percurso. O sistema oferece também a opção de alternar entre os pontos, o de partida e o de chegada traçando assim a rota inversa e a opção de escolher rota de Carro ou rota A pé.

Fantástico não?

Bom pessoal, por hoje é só, no próximo artigo veremos como salvar seus mapas, como obter mais informações de locais e como incluir empresas no Google Maps, fiquem atentos. Se tiverem dúvidas sobre este artigo comuniquem aguardo comentários, mais uma vez obrigado.

Até.

8 respostas para “Como traçar rotas no Google Maps”

  1. Blog do Trânsito » Blog Archive » Explorando melhor o Google Maps escreveu:

    [...] pessoal, estou de volta com mais um artigo no nosso querido Blog do Trânsito. No artigo anterior, eu havia prometido ensinar como obter mais informações de locais e como incluir empresas no [...]

  2. Blog do Trânsito » Blog Archive » Salvando, ou enviando mapas no Google Maps escreveu:

    [...] utilizar o nosso famoso exemplo, nossa primeira rota traçada, o caminho entre as Praças Tiradentes e Santos Andrade aqui em Curitiba, partindo do principio que [...]

  3. Bruno escreveu:

    ele bem q marca a rota certinha mais certas ruas estao na contra mao e tal!
    como configuar certinho pra ele me dizer a rota certinho e por onde ir certinho?
    valew!

  4. Fábio Brandão escreveu:

    Bacana, mais ainda prefiro contiuar usando o http://www.sptransito.com.br, onde eu posso me cadastrar, cadastrar uma rota minha e depois visualizar o trânsito das vias daquela minha determinada rota.

  5. Robson escreveu:

    Encontrei um post interessante que fala:
    Novidades do Google Maps Brasil para a Cidade de Curitiba, agora podemos saber em tempo real as informações do trânsito para a capital paranaense.

    Segue Link: http://www.leiturageral.com/google-maps-transito-curitiba/

    Abraço Robson

  6. ELIO escreveu:

    como traçar rotas intinerantes com varias cidades ou varios endereços de uma só vez é possivel?

  7. Eliana escreveu:

    Como traçar rotas intinerantes com uma cidade e varios endereços de uma só vez, é possivel?

    Grata.

  8. Jobard Jr escreveu:

    Vc conhece algum site em que eu possa traçar minha rota (viagens) e seja
    apresentado as condições das rodovias?

    abs

    .

Deixe uma resposta