Que medo…aulas teóricas à distância para Primeira Habilitação!
Notícia veiculada hoje me deixou extremamente assustada.
Segundo a Agência Câmara, a Comissão de Viação e Transportes aprovou o projeto de lei 6.506/09 que permite que, nos cursos de formação de condutores, as aulas de direção defensiva, de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito e de legislação de trânsito sejam realizados em modalidade não presencial, pela internet.
O objetivo, segundo o autor da proposta é a facilidade de acesso e os custos reduzidos.
Custos???????? Educação de trânsito, que pena que nem todos pensam assim, não é custo, é investimento. Investimento no indivíduo, na coletividade, na saúde, na sociedade, na prevenção, etc.
Sem falar no papel do instrutor. Eu aposto que bons instrutores, e já vi muitos por aí, não dão apenas aulas, não repassam apenas conteúdo, mas fazem o aluno refletir e se conscientizar dos perigos enfrentados nas ruas brasileiras. E isso não se aprende apenas nas aulas práticas, as aulas teóricas são muito importantes para a formação de cidadãos cada vez mais capacitados para enfrentar o trânsito. Tirar este facilitador do processo de habilitação não é apenas um perigo, é uma liberação para que os candidatos pensem apenas em passar na prova, mas não em realmente aprender.
O aperfeiçoamento no processo de formação de condutores não é somente um passo importante para a redução no número de acidentes e de mortos no trânsito brasileiro, é a aposta de muitos, que infelizmente, só tem contato com a educação de trânsito no Centro de Formação de Condutores.
Quero deixar claro, não sou contra a modernização deste processo, acredito que uma carga horária adicional complementar pela internet, poderia, inclusive forçar o candidato a estudar fora da sala de aula, o que seria positivo, mas para termos um curso inteiro à distância, precisaríamos primeiro mudar muito a mentalidade e a cultura do nosso povo. Até o próximo post!
julho 5th, 2012 às 19:15
Que triste ler um post como este em épocas de EAD em crescimento alguém ser tão preconceituosa. Hoje se formam profissionais de quase todas as profissões pela internet, até pos graduação se faz pela internet e alguém achar que um simples aula teórica de trânsito não poder ser cursada por esse sistema. Deixo claro que o que tem que ser rigoroso é a prova como o aluno aprendeu pouco importa o que importa é aprender e praticar o aprendizado.
julho 6th, 2012 às 14:55
Victor
Não é preconceito, porém existe uma grande diferença entre os cursos e Pós-graduações pela internet e o curso de formação de condutores. Quando alguém se inscreve numa Pós-graduação, presencial ou não, parte-se do princípio que a pessoa tem interesse naquele curso e que deseja tirar o melhor que ele possa oferecer.
No caso do curso teórico para CNH, é bem diferente. O candidato matriculado vê este curso como um empecilho, uma dificuldade a mais, para chegar na tão sonhada CNH. Se, mesmo em sala de aula, muitos não se importam nem um pouco com o conteúdo ensinado, quem dirá à distância, onde o comprometimento da pessoa deve ser maior ainda…
Porém, cada um tem o seu ponto de vista. Vamos ver o que acha o resto do pessoal!
Mariana.
julho 6th, 2012 às 16:12
Concordo com você Mariana. Não é preconceito, não sou contra o ensino a distância, mas não dessa forma, para curso de primeira habilitação. O Governo Federal há décadas age com descaso no ensino de educação de trânsito e de profissionais para atuar área. É determinado tanto na legislação antiga de trânsito (CNT de 1966 e na atual CTB 1997) o ensino de educação de trânsito como disciplina nas escolas. No entanto o que vemos é um absurdo desses. É importante lembrar que os cursos disponibilizados de graduação e pós-graduação são áreas estudas com base científica, que não o caso do trânsito. Pois, no Brasil só agora está havendo interesse em realizar esses estudos. Formar condutores de veículos vai muito além do que uma simples palestra/aula, é necessário reflexão, consciência, cooperação, tolerância, responsabilidade, cidadania, etc… é necessário a aprovação urgente do Projeto de Lei 2742/2008 do Deputado Lázaro Botelho do Tocantis.( ensino da disciplina de educação para o trânsito nas escolas de ensino fundamental, médio e profissionalizantes). Observe, só agora estamos tendo pouquíssimas universidades que ofertam o curso de graduação de trânsito; ou seja à um longo caminho pela frente. Parabéns a você e ao Eduardo pelas palavras. Abraços. Barueri/SP
julho 6th, 2012 às 18:00
Pedro
Agradeço pelo apoio e concordo com você.
Mariana.
julho 9th, 2012 às 18:10
Como faço para receber as notícias desse maravilhoso blog? Solicito informações. Fiquei bastante interessado, sou Coordenador de Trânsito na minha cidade e acompanho diáriamente as informações deste
Grato,
Argôlo
julho 10th, 2012 às 15:38
Clovis
Já cadastrei o seu e-mail em nosso banco de dados.
Mariana Czerwonka
julho 13th, 2012 às 11:26
Eu na qualidade de instrutor de direção veicular fico muito preocupado em ler uma matéria dessas, não pelo meu emprego, mas sim pela qualificação desses futuros permissionários, que, muitas vezes não sabem onde estão se enfiando, pois a probabilidade de se morrer no trânsito, infelizmente, é maior do que morrer “brincando” de roleta russa.
julho 13th, 2012 às 11:29
Concordo em genero, numer e grau com a Mariana, antes de começar o processo de habilitação, ao saber sobre as aulas teoricas, senti um grande desanimo, pois achava que seria muito cansativo, mas ao começar o curso, minha ideia sobre ele mudou completamente. No caso eu tive um professor incrivel que tentava de todo modo fazer os alunos entenderem a importancia de sabermos dirigir conforme as leis. Acredito que um curso pela internet, o aluno vai procurar saber o que mais cai em uma prova, e não vai se preocupar com um aprofundamento da teoria.
julho 16th, 2012 às 12:40
Concordo plenamente com a divulgação, não se trata de perconceito com EAD e sim com o prendizado do aluno de primeira habilitação, dentro de sala de aula, os instrutores passam experiência vivenciada pelos proprios alunos e instrutor, em sala de aula já é monotono as aulas de legislação de trânsito imagine a distância, deveria ser repensado essa decisão,como pode aprender direção defensiva pela ead, sinto muito essa lei só vem para piorar a formação de novos condutores. se fosse de mecanica ate admitiria que nada trás presencialmente , como por exmplo saber qual a parte do motor mais pesada, o pensar que o condutor vai consertar em carro via publica uma vez que os carros são eletronicos!
julho 16th, 2012 às 13:16
Mariana, bom dia!
Não sou contra a este tipo de modalidade de ensino de transito, não há problemas nenhum, pois, se isso fosse aprovado, penso que deveria ser bem consistente, claro. Ou seja, o aluno estudaria todo o conteúdo das matérias por um provedor, de maneira que iria ter disponível simulados de provas e etc, como é feito hoje com os condutores infratores, que estudam pela web e etc.
Quando o autor do projeto se refere a custos, ele deve estar mencionando sobre os custos que os CFC´s “A” tem, como aquisição de apostilas, CTB, simulados de provas e pagamento do instrutor que é de R$ 1.305,00 mensais, fora os encargos.
Quanto à dedicação do aluno, cada um deve saber da sua responsabilidade, ora uma vez que o candidato não se dedicar aos estudos, sofrerá as consequências que é a reprovação no exame teórico oficial do DETRAN.
Outrossim. creio que os CFC´s ficariam responsáveis por criar o acesso para o aluno num provedor de estudos, bem como, manter um pólo de encontros pelo menos 2 vezes por semana para tirar dúvidas dos alunos, já que a carga horária total do curso teórico é igual a 45 horas.
julho 16th, 2012 às 13:54
quero deixar claro o curso teórico de trânsito não é “um simples aula teórica de trânsito” como escreveu o amigo Vitor, é muito mais, porque envolve outros aspectos que somente no sistema presencialaparecerão. Afirmo que tem que melhorar mais essa modalidade, formar melhor os instrutores teóricos, etc.
julho 16th, 2012 às 13:54
Muito feliz vc em escrever sobre esse assunto,eu mesmo mandei uma mensagem ao autor dessa proposta,infelizmente do meus estado(minas gerais).Eu não sei mais onde politicos descompromissados com a realidade do transito brasileiro apresentam uma proposta dessa,possivelmente a mando de empresas que lucram com acidentes no nosso país,como pode um internauta aí acima alegar que esse curso pode ser feito pela internet como outros que aí existem?É por isso que a qualidade do ensino superior em nosso país é muma “bosta”,principalmente nessas faculdades pagas a distancia,victor ,repense em sua opinião,moro em minas gerais e possuimos uma rodovia intitulada “rodovia da morte” onde a maioria dos acidentes ocorre com quem possui permissão para dirigir,e o sr ainda vem me dizer que esse curso teórico pode ser feito pela internet,ora,ora,onde estamos;essa atitude desse deputado só vai beneficiar aqueles di auto escalão que possuem poder,aí sim eles determinam que um funcionario faça o curso para ele,detestavel sua opinião!!!sou instrutor de legislação e de direção preventiva,muitos passam pelas minhas mãos,e garanto a sr que bem formados,inclusive politicos,empresarios etc…existe uma maxima em ensinamento de legislação…”teoria pratica”,as duas são presencial,viu,repense!a proposito o sr sabe em quantas partes se divide um motor?o que é faixa de trânsito?
geovany p….da vida.
julho 16th, 2012 às 13:57
Os instrutores teóricos deverão se organizar e levantar esta bandeira, abaixo o curso teórico à distância, pois é prejudicial ao trânsito, fazer um movimento junto ao legislativo e abortar este projeto maléfico de lei, feito por deputados desqualificados.
julho 16th, 2012 às 14:39
Estimada Mariana: Permita-me registrar a minha posição, afirmando que estou de pleno acordo com a sua opinião. O processo de Habilitação tem muito para evoluir e melhorar, situação que não é diferente, nos Partidos Políticos; na Administração Pública Executiva, Judiciária e Legislativa em todas as esferas inclusive; nos Serviços Públicos; na Imprensa; nas Instituições públicas e Privadas, as quais, na sua grande maioria dirigidas com propósitos pessoais. Portanto, só quem conhece com profunda acuidade o papel de um (CFC, Instrutores com POS Graduação, Estrutura Física / Veicular; Plano de Aula; Recursos Didáticos; com uma Administração voltada a verdadeira formação), sabe atribuir o valor, o diferencial do ótimo Estabelecimento, daquele que é um mero tomador de recursos e facilitador de entrega de habilitações. Se houve seriedade por parte dos Órgãos Normativos e Executivos de Trânsito, se houvesse Fiscalização, se as INSPETORIAS não ficassem apenas no papel, o processo seria muito mais valoroso. Retirar o candidato das aulas Teóricas, Técnicas e Práticas, seria adotarmos o mesmo procedimento, de que por questão de economia e segurança, a partir de hoje, ninguém mais necessitaria frequentar uma Sala de Aula. Mesmo diante dos inventos que certamente ainda virão, nenhum substituirá a figura física dos nossos abnegados Professores.
julho 16th, 2012 às 14:42
Pessoal
Fico feliz com a participação de todos!!! Este debate é muito enriquecedor para todos nós.
Mariana
julho 16th, 2012 às 14:57
É meu caro Victor, mais quem não aprender de verdade outros cursos o maximo q acontecerá é ele ser mal sucedido na sua carreira proficional, mais quem não aprender direito sobre trânsito ele ira morrer ou matar alguem no trânsito, só isso!!!
julho 16th, 2012 às 15:11
Sr. Victor
No CFC além de conhecimentos, tenta-se passar também algo chamado “coscientização”, o que a meu ver, não é possível no EAD.
No brasil, morre todo ano aproximadamente 60 mil pessôas e 300 mil ficam com alguma sequela permanente, vítimas do nosso trânsito, sem contar o prejuízo de bilhões de reais.
Se cara a cara com o aluno já é difícil conscientizar, imagine ele na frente de um monitor estando lá por “obrigação e muitas vezes contrariado”.
Apesar de não ser grande coisa, sou membro de uma equipe vencedora de um prêmio nacional de Educação para o Trânsito, e instrutor a mais de 20 anos. Posso dizer que sei o que estou “falando”.
Parabéns pela matéria, Mariana!
Uma boa tarde à todos!
julho 16th, 2012 às 17:42
É… dizer o que depois de mais esta?
Eu sou Bacharel em Direito e tenho também curso de especialização em Trânsito; sou, com muito orgulho, Instrutor de Prática de Direção (com prática em todos os tipos de veículo) e Instrutor Teórico (dos melhores da minha cidade – sem falsa modéstia); sou Professor de uma Controladoria de Trânsito (hoje denominada Entidade) na cidade de Manhuaçu (MG), em 03 matérias; atuo em órgão municipal de trânsito desde 2005 (como Autoridade de Trânsito ou como Chefe de Departamento); enfim…
Muito embora, depois de tanto trabalho nesta seara eu possa pensar que estou ficando obsoleto, e apesar de meus anos de estudo e de dedicação parecerem não valer nada para este novo modelo de sistema… estou aqui! Pronto para tentar fazer um mundo melhor!
Devo ressaltar (e ressalto) que não desisto não! Se este “tal” Lincoln Portela (que infelizmente, Geovany, é do nosso Estado) pensa que eu desanimo fácil ele está enganado!
Naquilo que depender de mim o “meu trânsito” vai melhorar! Quer queiram os nossos nobres Deputados, ou não! Estou aqui é para isso! É o que sei fazer! É no que trabalhei nos últimos 12 anos de minha vida. Não tenho escolha! Agora é questão de honra! (rsrsrs)
“Que medo”, Mariana, que medo! Medo por sentir que estão em extinção as pessoas compromissadas, sérias, de boas intenções. Queria 195.000.000 pensando como eu… bom, aqui já somamos 13!
Parabéns àqueles que se propõem a discutir questões como esta. Sobre o projeto do nobre Deputado, o que dizer depois de mais esta? Eu lamento muito!
Um abraço a todos,
_______________________
Renato da Silveira Ribeiro
Pós-graduado em Educação,
Gestão e Segurança em Trânsito
(31) 9627 7476
julho 16th, 2012 às 20:19
Olá, fiquei estarrecido com a notícia quando li a proposta aprovada pela Comissão de Viação e Transportes. Sou profissional da área do trânsito desde de 1996, formado em transportes pelo IFG-GO e pós-graduando em perícia de trânsito, fui instrutor no tempo do CNT (Código Nacional de Trânsito) e ministrei aulas práticas de direção veicular antes e depois do Código de Trânsito Brasileiro que instituiu o curso teórico para formação de condutores e sei da importância do “curso para permissão”. Atualmente o candidato chega as aulas práticas melhor preparado e com uma CONSCIÊNCIA maior do que nos tempos do CNT. Abraços
julho 17th, 2012 às 9:36
Bom dia a todos,
Permitam-me emitir uma opinião sobre este tema com o propósito único e exclusivo de enriquecer a discussão. De forma alguma podemos menosprezar as facilidades propiciadas pelo EAD, em especial em um país com dimensões continentais e com tantas dificuldades de acesso, embora o acesso de comunicações também seja precário. Mas gostaria de colocar uma pergunta ao nosso nobre parlamentar que idealizou essa proposta: Porque não encontramos entre os políticos quem veja com bons olhos o voto facultativo? Seria porque nossa população não detêm um poder de conscientização capaz de suprir essa obrigatoriedade? Porque, apesar das grandes campanhas e “rigores” da lei, ainda vemos condutores dirigindo após a ingestão de bebidas alcoolicas?
Sou bacharelando em direito, instrutor e examinador de trânsito, além de proprietário de um CFC e me deparo diariamente com as mais absurdas propostas, inclusive de pais que, teoricamente, deveriam zelar pela seguranca de seus rebentos, objetivando “facilitar” as coisas para suas crianças. Chega a ser revoltante que colegas de CFC cedam a essas propostas e, mais absurdo ainda, que o órgão executivo de trânsito disponibilize, através de seus servidores, essas facilidades.
Como vemos, apesar de não devermos generalizar o assunto, o nível de conscientização e cidadania de nossos candidatos está muito longe de um padrão que nos garanta uma segurança na dispensa de uma participação presencial de um profissional qualificado, outro problema a ser enfrentado.
Lembramos também que os serviços prestados por um CFC não são mercadoria que pode ser colocada a venda inclusive em sites de compras coletivas, deturpando o valor de uma formação qualificada aos nossos futuros condutores.
Como vemos temos muitos problemas a serem pensados e resolvidos e, certamente se criarmos uma unidade de pensamento crítico, poderemos concretizar um mundo melhor onde não tenhamos mais que encontrar políticos mais comprometidos em atender a lobbys de determinados grupos do que servir a sociedade.
Um abraço a todos
Therezo
julho 18th, 2012 às 0:42
Absurdo esta lei e os comentários da página, ainda tem gente que apoia uma lei destas, o curso de legislação não pode ser comparado a outros cursos, daqui a pouco vão sugerir cursos de medicina a distância, trãnsito tem a ver com vidas humanas, deve ser estudado e orientado, pois trata-se de acidentes e mortes e como todos sabemos os problemas do nosso trânsito passam pela falta de educação, todos que são a favor devem ser muito desinformados e com muita preguiça para estudar, acorda Brsil, porque o deputado não tenta aprovar leis mais sérias e que estamos realmente precisando??????
julho 19th, 2012 às 12:38
OLA BOA TARDE.
O CTB DEIXA ALGUMAS DUVIDAS E ALGUNS AGENTES EXAMINADORES INTERPRETAM DE UM JEITO OUTRO DE OUTRO , MAS EM FIM TALVEZ VOCÊ POSSA ME AJUDAR..
DIZ QUE .. NUM CRUZAMENTO NÃO SINALIZADO A PREFERENCIA SERA..
RODOVIA , ROTATÓRIA E NOS DEMAIS CASO DE QUEM VIER PELA DIREITA, ENTÃO.
QUEM TEM PREFERENCIA NUMA VIA LATERAL A DIREITA, INTERSEÇÃO EM T E EM UMA BIRFUCAÇAO EM Y. PODE ME ESCLARECER FICAREI GRATO….
julho 19th, 2012 às 17:38
Flavio
O Art.29 do CTB diz:
“…III- quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:
a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;
b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;
c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor.”
Mariana Czerwonka
julho 20th, 2012 às 9:51
concordo plenamente com o relato de Mariana Czerwenek,
pois em sala de aula ja é dificil, o instrutor segurar o candidato, e tentar colacar a idea em sua cabeça, porque a maioria está intereçado apenas em ser aprovado e haver sua cnh, porem sem nenhum interesse em aprender e por em prática o que nos instrutores ensinamos. e nós que abraçamos a causa do transito agora somos tachados de que nao ensinamos direito aos candidatos à cnh, mas é enganos do sr seu deputado e senhores respnsavei da agencia camara a comissao de aviação e transportes, porque existem instrutores e diretores responsaveis sim isso ai é uma grande barbada, estao querendo é acabar de vez com a população brasileira no trnsito, voces deveriam elaborar e aprovar progetos que melhorassem a segurança no transito nao para piorar.
jorge.
julho 23rd, 2012 às 0:34
Olá!
Acho o EAD, interessantes em determinados cursos. Mas para trânsito, nem pensar!
O Vitor, imagine que você é um policial e está fazendo um curso no EAD, de técnicas de inserção em favelas em momentos de tiroteio.
Com toda DINÂMICA que lá existe, dá pra você descrever qual é a sensação de sentir um projétil passando de raspão em sua orelha???
E após ter concluÍdo o teórico de trânsito no EAD, quando estiver em uma rodovia,saindo de um posto de abastecimento e ao adentrar a faixa de rolamento a 20km/h e uma CARRETA passar desviando, lambendo toda lateral do seu lado do carro, fazendo você voltar para o acostamento, todo borrado e se beliscando pra saber se está vivo…
Você conseguiria descrever, QUAL É A SENSAÇÃO???
Dá pra sentir essa ENERGIA no EAD?!
julho 23rd, 2012 às 0:56
Mariana,
Parabéns pelo blog.
Adorei a sua colocação e opinião.
Apreciei os comentários, mas em especial o dos Srs. RENATO RIBEIRO e JOÃO F.P. THEREZO.
E concordo com tudo que disseram!
Mantenha-me informado!
Grande beijo!
julho 27th, 2012 às 13:46
OLÁ A TODOS!
Envie meu e-mail para o DEP. LINCON PORTELA OLHA A RESPOSTA
Prezado Irmão,
Graça e Paz!
A resolução do Contran, no anexo II da Resolução 169 de 2004, prevê a existência de cursos na modalidade não presencial.
Evidentemente que, para dispor dessa modalidade de treinamento, há de se desenvolver uma regulamentação específica. Nunca fui procurado por órgãos ligados às auto-escolas, senão por um representante de um Sindicato de MG, que não mais me retornou. Esse projeto tramita na Câmara desde 26/11/2009.
Em 04/07/12 foi aprovado por unanimidade na Comissão de Viação e Transporte, não tendo nenhuma emenda. Agora ele segue para a CCJ, onde o Deputado Laércio Oliveira, vai apresentar o seu relatório. O prazo para emendas é de até 05 sessões ordinárias a partir de 10/07/12. Laércio é do meu partido e está pronto para atender as reivindicações da categoria.
Em tempo: Não há de minha parte intenção em desempregar nenhum pai de família, pois o projeto não tem esse intuito.
Não me preocupei com isso, pois nenhum órgão representativo de sua categoria me procurou pessoalmente me alertando para tal.
Coloco-me à sua disposição e de toda a categoria para abrir diálogo.
Um abraço,
Lincoln Portela
Líder do PR
ELE FALOU QUE A CATEGORIA NENHUM MOMENTO QUESTIONOU ESSE PROJETO VAMOS SE MOBILIZAR PARA NÃO PERDEMOS NOSSO EMPREGO E O TRÂNSITO ACIMA DE TUDO NÃO FICAR MAIS PERIGOSO OBS: A CADA 15 MINUTOS UMA PESSOA PERDE A VIDA NO BRASIL SE ALGUNS CONDUTORES NÃO APRENDEM EM CURSO PRESENCIAL E PELA INTERNET COMO SERÁ?
julho 27th, 2012 às 16:06
Jorce
Obrigada! Continue participando.
Mariana.
julho 27th, 2012 às 23:29
Mariana
Obrigado à você, pela atenção!
Entrarei sempre que que o tema for interessante!
Grande Abraço!
Jorce Wilem
agosto 11th, 2012 às 19:18
Olá pessoal, infelizmente é por alguns motivos descritos aqui é que nosso país não evolui, vejo que as opiniões aqui não são técnicas e sim por interesses pessoais ja que os instrutores não teriam mais essa fonte de renda e teriam que se adaptar a outro trabalho. Não consigo ver onde a aula via ead seria pior que a presencial, isso iria depender do aluno. E não me digam que esse sistema é bom. Se fosse não teríamos essa carnificina que é os finais de semana e feriados prolongados. Não está funcionando essa metodologia, pois os acidentes não diminuem. E por último esperem um aluno pegar sua cnh provisória e saiam a viajar com ele e depois relatem aqui.
agosto 16th, 2012 às 19:01
Isso é vergonhoso para o nosso país, com um dos maiores indices de mortes no transito do mundo, ainda assim fazem uma palhaçada dessa.
Quero ver quando alguem da familia desses irresponsaveis que aprovaram isso, morrer no transito e eles falarem assim!!!… que tragedia, que morte brutal, porque conosco; eu sei o porque, por pura irresponsabilidade de pessoas que não sabem usar o poder em beneficio de todos, mas sim em beneficio de si proprios. hahahahahahahahasão uns brincalhão…
agosto 16th, 2012 às 19:01
Isso é vergonhoso para o nosso país, com um dos maiores indices de mortes no transito do mundo, ainda assim fazem uma palhaçada dessa.
Quero ver quando alguem da familia desses irresponsaveis que aprovaram isso, morrer no transito e eles falarem assim!!!… que tragedia, que morte brutal, porque conosco; eu sei o porque, por pura irresponsabilidade de pessoas que não sabem usar o poder em beneficio de todos, mas sim em beneficio de si proprios. hahahahahahahaha são uns brincalhão…
maio 15th, 2013 às 9:04
SOU INSTRUTOR TEORICO PRATICO DE UM CENTRO DE FORMACAO DE CONDUTORES. VOU DEIXAR UMA PERGUNTA PAR QUEM ACHA QUE NAO SE TEM PROBLEMAS EM TERMOS CURSOS DE FORMACAO DE CONDUTORES A DISTANCIA, VOCE ACEITARIA SER OPERADO POR UM MEDICO QUE SR FORMOU A DISTANCIA????? SE O NOSSO TRANSITO JA ESTA ESTA SELVA COM CURSOS PRESENCIAIS QUE JA DEIXAM A DESJAR, IMAGINEM A DISTANCIA, O BRASIL AINDA NAO TEM CULTURA PARA ISTO , INFELIZMENTE…………