Processo de habilitação pode ter prazo aumentado

Notícia veiculada hoje relata que está em estudo na Câmara Temática de Formação e Habilitação de Condutores do Contran o aumento do prazo para os candidatos concluírem o processo de primeira habilitação.

A Res.168/04 estabeleceu o período de 12 meses para que o candidato consiga fazer os exames médicos, aulas e prova teórica e aulas e prova prática. Se o candidato não conseguir terminar o curso, deve reiniciar o processo (leia-se: fazer tudo novamente). Muitos Detrans não exigem todo o processo novamente, mas é o que está previsto na Resolução.

A nova proposta, que ainda não foi aprovada, quer aumentar este prazo para 24 meses. Esse novo prazo leva em consideração a demanda dos Detrans, que a cada dia aumenta mais e alguns problemas não previstos pelos CFCs (Centros de Formação de Condutores).

Pelas dúvidas que surgem no Portal do Trânsito tenho certeza que muita gente vai comemorar esta notícia!!!! Até breve!

91 respostas para “Processo de habilitação pode ter prazo aumentado”

  1. marcos escreveu:

    Na minha opinião eu não concordo 2 anos para tirar uma habilitação, na minha época nem auto escola frequentavamos e o pior e que qprendiamos a dirigir e bem, não e o que vemos hoje, tem cidades que não tem um local alto para arrancar com o veiculo e acontece o que ví em um jornal, uma mulher comentando que tirou a habilitação em brasilia, porque não tem morro para arrancar..

  2. geovany escreveu:

    Bom respeito a opinião de todos,mas não concordo com o que disse o marcos aí em cima;vejamos,quando tirei minha habilitação não precisavamos de carro de auto escola,os tempos mudam,tudo mudou!o transito de hoje não é o mesmo de anos atrás,o prazo de 01 ano para se habilitar é muito curto,02 anos é razoavel,assim não teremos alunos em salas de aulas querendo terminar a carga horaria em quatro dias,acho razoavel.o que precisamos é mudar a maneira de se avaliar um candidato a primeira habilitação,auto escola não ensina ninguem a dirigir,ensina a tirar a carteira,mas para que isso ocorra temos que mudar o processo de avaliação;meu pai tirou carteira nos ano 70 e avaliação aquela época era a mesma de hoje,um absurdo!outra coisa muito importante é tirar os detrans da mão da secretaria de segurança publica,aprendizagem não tem nada a ver com poder de policia,acorda brasil,acorda minas gerais.

  3. Josenilda Freitas escreveu:

    Maravilhosa notícia, porque a demanda no Detran – PB esta muito grande para a prova de psicotécnico no entanto acaba o candidato levando 2 meses se for reprovado mais dois meses, fica complicado o resto do processo!

  4. Rildo Nascimento escreveu:

    Concordo com o aumento do prazo,pois o processo de habilitação tem várias fazes, deste o psicotécnico que o candidato pode ficar inapto por 1 dia ou até quando o pisicólogo achar necessário, quando da reprovação do exame teórico ou prático o mínimo é 15 dias para refazer. E principalmente a falta de vagas nos Detrans para exames. Também não tem um motivo para ser apenas um ano. Sendo que o exame médico e psicotécnico tem validade de cinco anos. Não é justo para o cidadão ficar apenas recolhendo taxas para os Detrans!!!!!

  5. George escreveu:

    Acredito que esse grupo de especialistas em trânsito que compõem a Câmara Temática irá tomar a decisão certa, aumentando o prazo para o processo de habilitação. A exemplo do Dentran-Alagoas, atualmente o candidato após concluir as aulas de prática de direção veicular no Centro de Formação de Condutores, tem que esperar em média 03(três) meses para poder agendar o exame prático no Detran. Diante dessa realidade muitos alunos estão sendo prejudicados, em muitos casos tendo até que reativar o processo de habilitação.

  6. Olga escreveu:

    Concordo plenamente com o Geovany, é um absurdo o aluno ser avaliado pela polícia civil, sendo que estes não tem ligação direta com as auto escolas. Os alunos ficam sempre reféns das auto escolas que ao meu ver não estão preocupadas em ensinar ao aluno a se tornar um condutor apto e sim se preocupa em vender mais e mais aulas e da polícia civil que não sabe como o aluno foi em seu período de treinamento, já dando o veredito de apto ou não a um candidado que ele nem olha nos olhos. Lembrando que uma volta no quarteirão não diz nem um pouco se o aluno sabe ou não dirigir. E outro coisa, se o instrutor da auto escola permitiu que o aluno vá para área de exame é porque ele que ficou inúmeras aulas com aluno o julga apto para dirigir. O fator nervocismo também não é contato pelos policiais civis na hora do exame, ou seja, abuso de poder!!

  7. wagner escreveu:

    Sou Diretor de Ensino de um CFC em minha cidade, e ja vi varios casos de alunos perderem seu processo por conta deste prazo de 01 ano, acho que 02 anos sera razoavel e será muito bem vindo pela nossa classe, quanto ao comentario do Marcos, discordo completamente se hoje o trânsito chegou ao ponto que chegou e porque esses motorista como eu fui forfmado tambem são motoristas que acha que dirigir bem e saber fazer rampa, o importante e respeitar e conhecer regras, o problema não esta na formação hoje existe outra classe de pessoas que estão tirando habilitação, e mais facilde comprar um veiculo hoje em dia, e antes não tinha fiscalização, pegava o carro do pai e dirigia por ai e era poucos que tinha esse acesso, hoje temos que achar um meio de se adequar a essa nova realidade para resolver o problema relatado ai pelo nossa colega Marcos.

  8. Elielzo escreveu:

    Não concordo, pois no estado de pernambuco leva em media 90 dias no maximo pra concluir o processo, então com o almento do praso os canditatos relaxariam mais, em vez de si esforçar para aprender e concluir dentro do praso, poderiam deixar a critério de cada estado cada um sabe sua demanda.

  9. ANTONIO CARLOS escreveu:

    Respeitando as opiniões das pessoas acima eu concordo com o aumento do prazo para 24 meses, porque temos alunos que estudam, trabalham, etc… enfim todos nos temos alguma difilculdade muitas vezes para frequentar aulas, e quanto ao processo de aulas práticas depende do instrutor saber quando o aluno esta pronto para fazer o exame; o que nos precisamos e de um concurso para examinador que deverá ser de âmbito Estadual ou Federal onde deverá ser exigido no minimo (20) vinte anos de habilitação e reciclagem uma vez por ano porque muitos hoje nao sabe o que e resolução, como ja vi examinador errando no transito mais do que um principiante não dando respeito, cidadania, no transito que cada dia fica mais dificil sem organização e policiamento ostensivo de transito (Exclusivo) porque hoje a policia tem que fazer as duas coisas as vezes multam so para cumprir com a obrigação de cobrir a cota de multas que devem ser estabelecidas pelos orgãos. me desculpem … obrigado pela oportunidade de expressar o que penso, Antonio Carlos.

  10. Gleico escreveu:

    deveria sim aumentar o prazo em Rondônia o candidato demora 4 meses para concluir o processo digamos que uma moça engravide e tenha uma gravides de risco e não pode nesse período de nove meses concluir, ela irra perde o processo por isso que deve ser estudado com cautela. Se for motivo de doença deveria ter uma flexibilidade.

  11. Lislaine Bockorny escreveu:

    Acho muito boa a idéia do aumento do prazo,pois dentro da correria do dia a dia temos que nos ajustar entre horário de trabalho,estudo e processo de habilitação…eu mesma pude me sentir bem tranquila no volante quando já estava no meu terceiro teste. Então, só ajudará as pessoas a pegarem o jeito de dirigir dentro desse prazo. Também concordo com a opnião de Antônio Carlos a respeito de um concurso para examinador que deverá ser de âmbito Estadual ou Federal onde deverá ser exigido no minimo (20) vinte anos de habilitação e reciclagem uma vez por ano. Também presenciei examinador cometendo erro e no meu 1° dia de teste…que exemplo…complementando e apoiando a opnião de
    Olga…que uma volta no quarteirão não diz nem um pouco se o aluno sabe ou não dirigir. E outro coisa, se o instrutor da auto escola permitiu que o aluno vá para área de exame é porque ele que ficou inúmeras aulas com aluno o julga apto para dirigir. O fator nervocismo também não é contato na hora do exame, ou seja, abuso de poder!!Ou um modo bem fácil de tirar dinheiro do povo…

  12. leonny escreveu:

    Respeitando a opniao de todos acima pois cada um tem o direito de opinar. Eu nao concordo pois hoje em dia pessoas estao começando a vida cada vez mais cedo ,ou seja, trabalhar ,levar filhos pra escola e outras coisas.
    As vezes a pessoa trabalha longe e tem que acorda muito cedo e pegar na maioria das vezes conduçoes lotadas,com isso ao completar 18 anos a pessoa provavel mente pra facilitar a vida dela vai tirar a habilitaçao e se esse prazo almentar vai so prejudicar e nao ajudar!.

  13. lucia escreveu:

    com serteza esse prazo tem que ser de no minimo de dois anos,
    pois o detram esta sendo muito demorado pra marcar os testes,isso deve até ser meio que proposital, pra pessoa ñ ter muito tempo e pagar novamente!!

  14. lenita escreveu:

    que bom que isso pode aumentar pois as pessoasm pagamcom o seu dinheiro suado e pelo um simples toque no chao ta reprovado.sem contar com as enrrolacoes na auto escola .que enrrola o aluno ate honde poder.sem contar q seu dinheiro e suado muitas vezes vc tira esse dinheiro q era para uma nessecidade para aplicar em augo de presizao e entao dar para auto escolas gente um mandamento certo e quando o senhor disse ama teu proximo como a ti mesmo se vcs consseguirao tirar em pouco tempo parabens mais se seu proximo tem uma certa dificuldade vamos ficar feliz por essas pessoas de ter mais tempo para consseguirem chegar la

  15. valdemir escreveu:

    acho um absurdo a gente ter que pagar pela prova teorica quando reprova e ainda muito caro,acreditamos que eles,

  16. vanderlei escreveu:

    eu acho isso um verdadeiro roubo, eu sou a favor
    sim almentar o prazo para 2 anos, a meu ver
    o politico que fizer isso se preocupa com o
    povo …

  17. Mila escreveu:

    Acho essa notícia maravilhosa.Meu processo vence mês que vem e já fui reprovada 4 vezes…creio eu q não vai dar tempo pq preciso esperar 15 dias para esperar a nova data de marcação da prova.

  18. Mila escreveu:

    Bate um desespero,desde de a última reprovação fico ansiosa e falho em bobeiras.Não estou justificando minhas falhas e sim o prazo para nova marcação do detran da banca do fundão.Logo esperarei 15 dias para fazer a outro….logo caso n passe terei q passar mais 15 dias esperando para a outra prova.Lembrando que fevereiro temos o carnaval,ou seja,terei só 1 chance em fevereiro para fazer a prova.

  19. Érika escreveu:

    Acabei de perder a minha pauta, pois tive problemas ao longo do ano que me impossibilitaram por um período de 5 meses a dar continuidade ao processo… Acho absurdo o prazo para perda da pauta… Se a pessoa frequentou as aulas teóricas, fez as aulas práticas e tem um exame médico e psicotécnico válido por 5 anos, por que ter de fazer tudo de novo? A legislação do trânsito não sofreu alteração, salvo o novo rigor da “lei seca”… e eu nem bebo… Fica evidente o interesse do DETRAN em recolher cada vez mais em vez de realmente avaliar se a pessoa está apta ou não para dirigir… O que eu vejo no trânsito de Belo Horizonte é um bando de “boyzinhos”, que rebaixam seus carros, que andam em alta velocidade, que não respeitam as leis nem ninguém e que, ainda assim, foram habilitados… Está TUDO errado em nosso país… ABSURDA A FORMA COMO OS EXAMES PRÁTICOS SÃO REALIZADOS… ABSURDAS AS TAXAS COBRADAS… ABSURDO O PRAZO DAS PAUTAS…

  20. Maria Aparecida escreveu:

    Entrei em uma autoescola,pagando tudo a vista, tive 17 aulas prática das quais não aprendi nada. Na décima oitava aula trocaram meu professor e ai aprendi em um dia o que não havia aprendido nas aulas anteriores. Na época o professor sequer me levou até o local onde se realiza as provas. Foi me cobrado mais 8 aulas, paguei. Senti-me indignada e roubada. Meu processo já venceu, vou trocar de autoescola, pagarei tudo de novo, faria de novo na mesma autoescola, só não o faço pela falta de respeito que tiveram comigo. Além da raiva, sinto que devo alertar pessoas sobre tal episódio. Moro em Vitória, e a autoescola da qual fui lesada fica na Avenida Maruípe. Seria melhor realmente esse processo de aprendizagem em autoescola se estender. Há pessoas que por motivos pessoais precisam parar e continuar só depois. E l

  21. Sheila escreveu:

    Reprovei no psicotecnico,ja tem 50 dias e a auto escola não remarcou ainda.ja esta tudo pago.paguei para refazer um dia apos a data que reprovei.ligo na auto escola e eles nem falam qnd vão agendar.O que devo fazer.

  22. cristiane escreveu:

    se aumentar o prazo será ótimo,mas eu já tô no meio do processo..já voltei 3 vezes e toda vez q volto encontro um carrasco,mau educado pra me deixar mais nervosa ainda…não concordo com a atuação de policiais como examinadores,eles abusam do poder q eles têm..a última vez q fui lá o examinador já ficava com o pé em cima do freio..na hora de parar o carro pra estacionar ele me mandou parar o carro ali mesmo no meio da rua e disse:pode descer ,puxa o freio de mão,ele mesmo se corrigiu ,oh o freio de mão já tá puxado…tô mais horrorizada com a atitude deles do q com o pau q tomei..tô indignada eles nos humilham demais..

  23. Marlene escreveu:

    Continuo na duvida , meu laudo vence em 05/05/13, ainda vou iniciar as aulas praticas, se não der para concluir todo o processo nesta data, tenho que reiniciar tudo novamente! É isso?

  24. joao baitsita escreveu:

    meu processo venceu eu tenho que fazer tudo de novo,pagar tudo de novo

  25. zilmara escreveu:

    Boa tarde, Meu processo ja se venceu em janeiro 2013, o que fazer?Estou na auto escola essa a qual disse não ter nenhum problema que vai dar tudo certo mas estou desconfiada o que fasso?

  26. Vanda escreveu:

    Eu fiz td o processo, só falta passar na prova prática. E meu prazo vence agora em março. Eu reprovei hj pela segunda vez na prova prática. Significa então q eu tenho de fazer a prova em 21 de março impreterivelmente pra não perder o prazo de um ano? Aí se eu não passar na prova prática eu tenho de fazer tudo de novo? Exames, prova teórica, pagar td de novo???

  27. otimo escreveu:

    otimoeles tem muitas pessoas para serem habilitados. e muita e muitas demora.

  28. Fernanda escreveu:

    A partir de quando o prazo será de 2 anos?

  29. Fernanda escreveu:

    Em junho de 2012 fiz meus exames de vista, psicologico e curso teorico, eu só consegui fazer a prova teórica do detran em setembro de 2012, depois que saiu o resultado da prova, só marcaram minhas aulas praticas de moto em novembro, conclui em 05 de dezembro, e só conseguiram marcar minhas aulas praticas de carro, agora dia 04 de março de 2013, e o dono da auto escola disse que meu prazo vence em junho deste ano, estou preocupada se caso reprovar e tiver que fazer a prova de novo e nesse tempo meu prazo acabar, gostaria de saber se esse prazo de 2 anos estará valendo até lá…

  30. jonas escreveu:

    Um ano e curto tempo para tantos problemas que nos brasileiros temos no dia a dia, sera de grande valia esta nova data de 2 anos…a partir de quando?
    pois acabei de perder um processo, e vou ter que fazer tudo de novo…

  31. Rose escreveu:

    Espero sinceramente que este prazode dois anos venha vigorar.Até porque agora com o simulador de direção obrigatorio, vai ficar mais dificil ainda concluir um porcesso a curto prazo.Ao meu ver quem cria essas leis absurdas que podemos obersar e somos obrigados a cumpriri nunca vivenciou um dia de um instrutor de trânsito. porque não aumentar mais 5 aulas praticas de dreção no lugar de 5 aulas de 30 minutos de simulador. O contran exige, o governo cobra, mas nunca facilitaram em nada a vida dos centros de formação de condutores .Nunca ouviram os cfcs, para saber a real dificuldade que enfretam. Cobram indice de reprovação dos cfcs.Mas nunca fizeram nada para mudar a forma de examinar pelos funcionarios dos detrans. Infelizmente podemos observar muitas crueldades dda parte de examinadores e o pior é que os funcionarios dos detran nunca são unidos e estão sempre certos. Os cfcs nunca tiveram autonomia para preparar um aluno.A população não sabe, mas todos cfcs tem que seguir a risca as regras dos detrans. Fica complicado, porque tudo de errado que existe no trânsito brasileiro a culpa é dos cfcs.Eu tenho plena certeza que existe muita gente com ideias boas e objetivas dentro de muitos cfcs afora pelo Brasil que iria contribuir muito para melhoria do nosso trânsito.Mas os doudores das leis em Brasilila que estudam somente a téoria e nunca estudaram a pratica se acham acima da lei e da verdade. E com isso quem paga somos nos contribuintes que somos obrigados a pagar altas taxas para detrans.Diga-se de passagem que todo cuso para o aluno obter uma CNH, é arcado pelo CFCs.O detran so arrecada com as taxas e cobranças dos cfcs e alunos.Mas infelizmente isso é Brasil.

  32. Ana Paula Costa escreveu:

    nossa seria a melhor decisão a ser tomada,pagar tudo novamente ninguém merece,a gente já faz sacríficio para conseguir um valor que não é barato,ainda assim ter que pagar tudo novamente,fica dificil, por exemplo eu por questões de saude eu não pude retirar a carta dentro de 01 ano,vai vencer agora dia 24/04/13,eu vou ter que fazer todo o processo novamente,inclusive o cfc,estou indiguinada,que para mim não teria a necessidade de fazer o cfc,novamente por ter feito já.apenas faria a prova no detran e pronto.minha amiga Rose,Brasil é isso aaí.

  33. Tiago escreveu:

    Essa sim é uma ótima iniciativa..

    Muito bom ..

    Eu estou enfrentando um problema, fiz todas as aulas teóricas Porém o Detran de algum jeito travou e não esta liberando a minha digital para fazer a prova teórica e o tempo esta passando ..

    estou ficando sem opções.

  34. ROSANIA escreveu:

    Estou de pleno acordo com as amigas Ana Paua e Rose , pois eu tbm acho um absurdo ter que pagar tudo novamente. Temos que lembrar que nem todo mundo tem condições. Eu vou fazer minha prova agora terça -feira e não tive condição de fazer antes por motivos de saúde.
    Se eu não passar vou ter pagar tudo de novo sem ter condições pois estou desempregada.

  35. fernanda escreveu:

    eu tirei a minha carteira em março deste ano,mas ela nunca chegou ainda,gostaria de saber porque,se a gente tira é porque esta realmente precisando,se mudar a lei para 2 anos,provavelmente ira pegar a carteira com 1 ano,quando ela estiver vencendo a provosoria.Eu não concordo com essa lei

  36. luciana escreveu:

    o meu processo venceu e eu fui reprovada 2 vezes e agora vou ter que começar e pagar tudo de novo eu nao concordo com essa lei

  37. Maria Solange Martinez da Silva escreveu:

    Presciso tirar uma duvida se foi aprovado o processo de habilitação em 24 meses o sendo dois anos, se alguem souber me passa a lei e a resolução,

    Obrigado

  38. rafaela escreveu:

    adorei essa atitude prazo de 2 anos. eu estou tirando minha cateira de abilitaçao mais meu laudo vai vencer eu passei em tudo só fauta marca a pratica eu vou teque começa tudo novamente?

  39. Maria escreveu:

    Acho muito justo o aumento, o Detran de Minas Gerais esta demorando muito para marcar tanto exames teóricos quanto práticos, eu estudo e trabalho, e infelizmente só vou a alto aos sábados e me mato la o dia todo. No mês em que estive de férias morei na auto praticamente e agora estou por marcar minha prova, mas nessa brincadeira de falta de tempo associada as demoras do detran tenho apenas 3 meses para passar no exame de rua. E se não passar dentro deste tempo, vou ter que fazer outra prova teórica, R$ 50,00 + R$ 600,00 por mais 20 aulas prática desnecessárias.

  40. Edilene escreveu:

    Muito bom, 12 meses é muito pouco, se vc tiver qq intercorrência perde tudo, eu mesma quebrei o braço durante meu processo de habilitação e tive que ficar 3 meses sem poder fazer aula de direção, daí fiz cirurgia para retirada dos pinos e acabou vencendo minha pauta, agora tive que começar tudo de novo.

  41. Angela Cristina escreveu:

    Bom, tenho so tristesa nessa parte de minha vida, pois comelei a tirar carteira agosto de 2008 fiz tudo bunitinho. Ali estava eu ja na rua para tirar carteira de abilitação não consigui passar pois nunca tinha pegado um carro para dirigir e so tinha as 15 aulas, entao paguei novamente e tentei de novo fui reprovada novamente e minha pauta venceu. Entao em seguida engravidei fiquei parada por um periodo voltei e tentei novamente tive que começar de novo 45 aulas de legislação fazer prova de novo e em seguida na rua de novo tentei e não consegui ai minha psicoteco venceu e agora ak estou tenho que começar tudo de novo como se fosse minha primeira vez psicoteco legislação, Isto é uma sacanagem tenho filhos, trabalho fora nem tenho tempo de ir mais msm assim sai mais cedo do serviço perdi cartao de alimentação por ter de ir fazer a prova de manha e chegar atrasado estou pagando horas ja tem 3 meses saindo do meu serviço mais tarde pois tive que sair mais cedo pois não é a hora que da para mim e sim a hora que eles trabalham e a gente como fica
    alem de tudo um monte de gente, ja teve vez de ir mais nem da para assistir as aulas pois o numero de gente na sala não dava.Deveria ser igual antigamente 5 anos pois imprevistos acontece e é dificil pra gente. alem de tudo não é so o tempo as taxas toda hora pra pagar. to individada pela 3 vez e sem carteira.

  42. Rosangela escreveu:

    Realmente,essa questao da prova teorica tem q ser revista.Simplesmente e.
    um absurdo seu processo vencer e vc ser obrigada a fazer tudo novdamenete.
    Na verdade esse processo ja virou um comercio,quanto mais vezes vc for reprivada e seu processo vencer,mais dinheiro estara entrando nos cofres do DETRAN. A Hora e essa de acabar com essa fabrica de dinheiro. O povo nao aguenta mais tanta roubaleira.

  43. Ari escreveu:

    Lógico que eu nao concordo com esse prazo absurdo de 24 meses, isso torna mais burocrático ainda tirar uma cnh, e aí vai mais tempo consumido e gastos pra ferrar o brasileiro. Tudo era pra ser mais prático, vivemos numa sociedade corriqueira onde tempo é ouro.

  44. Diego escreveu:

    Eu nao concordo cm nada q esta ai em cima .se vc pago vc teria q ter o direito de tirar. A cnh em quanto for peecisso ..eu axo q soh seria abito a pessoa fazer só o curso novamente ..isso nao é justo …

  45. Andréa ferreira escreveu:

    Concordo correndo e urgentimente é pra ontem poxa veja meu caso engravidei durante o processo e descobri ter um gravidez de risco aonde não poderia terminar as aulas e depois meu filho quando nasceu teve um problema de saúde … enfim acabou passando 1 ano e eu perdi todo o meu dinheiro envestido!!!! Poís é gente cada caso é um caso!!!!!!

  46. sandrina Duarte Leal escreveu:

    meu processo venceu quando eu for abrir outro vou asistir aula teórica novamente.

  47. Luzia Maria Guimarães escreveu:

    Adorei a proposta e torço pra ser voada o mais rápido possível. Pois trabalho fora de 2ª a 6ª das 7 às 17h, contando com o percurso e fica difícil fazer tudo ao mesmo tempo quando tenho também que deslocar para fazer as aulas. Que Deus ilumine os responsáveis pois essa votação para que eu e muita gente possa se benefiaciar.

  48. Luzia Maria Guimarães escreveu:

    Sugiro também que se reflitam sobre a prova de direção. pois acho que é uma tortura. Quando fui fazer fiquei tão nervosa que não dei conta nem de soltar o feio de mão, uma facilidade, mas que a tensão tomou conta de mim, não de dirigir, mas de estar com alguém do lado e que a qualquer momento por uma coisinha qualquer já podi me reprovar. Minha sugestão é que após um número mínimo de aula, se avisar um dia o instrutor dá seu aval sobre o desempenho do aluno dizendo que já está apto para receber sua primeira habilitação.

  49. jonathan vieira escreveu:

    Realmente ,com o atual prazo de doze meses está I-M-P-O-S-SÍ-V-E-L se tirar uma carteira aqui no Rio de Janeiro, as auto escolas só vivem lotadas e fazem questão de enrolar todo o seu processo,no fim das contas marcam nossa prova uma semana antes de vencer o RENACH.Deveria ao aluno ser permitido marcar junto ao detran a prova prática .Sem contar que é tanto DUDA que nós pagamos , se eu conhecer esse duda eu caso com ele .

  50. edineia aparecida severino escreveu:

    acho bom que seja 2 anos porque o detran e as auto escolas so querem pegar nosso dinheiro, eu começei em março e reprovei 2 x no teste psicotecnico….já perdi tempo ai quando passei, a auto escola levou 1mes para marcar o teste no detran ….me enrolavam e não me davam nenhuma explicação p tanta enrolação… agora vou fazer o teste no detran e continuar o processo o pior é que por p problemas pessoais só vou fazer as praticas em janeiro,ou seja tenho só 2 meses p terminar tudo senão eu perco o processo não é justo comigo, e com outras pessoas que são lesadas todos os dias.

  51. Maria Aparecida dos Santos escreveu:

    Li praticamente todos os comentários e se alguém puder me informar se de fato foi aumentado o prazo para conclusão do processo de Permissão para Dirigir. Acho um verdadeiro absurdo toda essa parafernalha,um verdadeiro abuso de poder,pois o aluno na prova de direção está sujeito a algumas pegadinhas de muito mal gosto já não falando sobre a pressão do nervosismo com uma pessoa estranha ao seu lado e uma porção companheiros no mesmo barco que abre o bico para azarar só porque teve o agrado do examinador.Olha estou pasma com tanta falta de respeito.Será que acreditam que avaliar um cidadão por cinco ou dez minutos no trânsito é o suficiente para dizer se está apto ? Uma vida inteira já não é prova bastante? Então responda-me por que acidentes com motoristas com carga de trinta ou mais anos? Não quero com isso justificar minha inabilidade,mas convenhamos isso de doze meses para caducar todo um processo é fazer de pessoas capazes troça.Arranjem um novo meio de arrancar dinheiro do povo,aliás das pessoas que precisam de um meio de transporte sem ter que perder metade do dia nos pontos dos transportes coletivos.Aí sim poderiam produzir mais e modificar os IPIS<ICMSCOFINS>>>>>>>>>>>E tudo o mais.

  52. aline caparelli escreveu:

    eu acho otimo di aumenta se pra dois anos to fazendo o cursinho ainda si não passar vai só enrolando ja faz 5 meses que estou nessa peleja!!! e quando vai ser isso

  53. Max Welber escreveu:

    Se o alunos já comprovaram através da prova teórica que entenderam a matéria tirando boas notas, e também passaram nos exames médicos (oftalmológico e psicotécnico), não é justo ter que começar tudo de novo porque o prazo expirou devido a não terem conseguido passar na prova prática. Então, como todos (auto escola e Detran) lucram com os alunos terem que pagar tudo de novo, não há muito interesse em se fazer o correto, cobrar somente pelo que falta.

  54. Jul C escreveu:

    O problema é que os próprios funcionários do Detran reprovam os alunos de propósito só pra receber um por fora para que eles percam a paciência e paguem as provas. Já soube de muitos casos ridículos de gente que reprovou por nada e teve que fazer a prova prática de novo, perdeu a paciência de ser reprovada e pagou. Uma moça de S. Paulo pagou 1000 reais porque não conseguia passar na prova. Gente, mil reais??? Como assim. Eu faço 10 vezes pagando 100 até passar,mas n dou dinheiro a esse povo.Se os próprios funcionários do Órgão responsável agem assim, nada podemos fazer. Esse é o Brasil corrupto e ladrão que nós temos.

  55. monica ribeiro escreveu:

    Muito legal se tivermos

    mais tempo para tirarmos a habilitaçao doze meses é um prazo muito curto.

  56. Vinicius escreveu:

    O que acontece se vencer meu processo no PARANA? Já fiz tudo mas reprovei no pratico e acabou o processo.
    E agora? o que diz o Detran/pr, alguem sabe?

  57. GERCI escreveu:

    Acho muito bom, este prazo de dois anos, pois fui para tirar a CNH, paguei tudo adiantado, mas quando estava no meio das aulas teoricas me excluiram da turma, tive que esperar outra turma fazer as aulas até aonde eu tinha feito, para continuar, e foram me enrolando até que paguei mais aulas práticas, pois nunca tinha pegado no volante do carro,visto eu ser deficiente com o membro inferior mais curto, muitas vezes, faz algumas cansadinhas, pois fiz bastante aulas e dirijo até maisomeno mas não consegui passar na baliza, passei uma vez mas mereprovou por uma minima coisa, ao chegar na rua principal eu freiei e olhei para os lados visto que não estava vindo nem um carro entrei , ele me reprovou disse pode descer está reprovada, eu pedi por favor moço me dá uma chance, ele grosseiramente me respondeu, se não sabe dirigir não pode ter CNH, pois é uma coisa muito séria,e venceu meu processo paguei o dobro da carteira, eu preciso para ir ao trabalho mas mesmo assim não me deram chance, onde eu moro e uma cidadezinha pequena, do Paraná,.fui falar com a policia para eu poder me locomover até o trabalho me responderam, que se me pegar dirigindo o carro vai pro pátio, mas quando e os moleques travesso que vivem cantando pneu eles não estão nem ai>!

  58. alessandra cristina escreveu:

    essa lei foi aprovada…

  59. Jessica escreveu:

    Gostaria de saber se ja esta valendo esse novo prazo para tirar a habilitacao?????

  60. renata escreveu:

    Falto fazer o exame teórico e as aulas práticas. Estou com um mês e 15 dias p vencer minha matrícula na auto escola. Ainda da tempo de correr??

  61. Franciele escreveu:

    Bom dia,eu concordo pois cada vez o exames psicologicos estão reprovando mais pessoas,e quando vai remarcar uma aula está demorando muito praticamento 1 mês para fazer uma prova de 10 minutos,fora as outras provas o tempo que demora é muito,e seria justo 2 anos,até porque o numero de pessoas em auto escola está cada vez maior,e eles quere atender todos e isso acaba nos prejudicando pois é quando eles tem horário e não quando queremos.

  62. paulo escreveu:

    Queria saber se a lei foi aprovado para todo o brasil meu processo vence em janeiro de 2014 e nao tenho mais tempo pra marcar um reteste

  63. Margarida escreveu:

    Acho um roubo o algumas auto escola faz com o aluno, eles demoram muito tempo para marcar os exames, e outro absurdo é quando agente tem certeza que fez uma boa prova e eles dizem que fomos reprovados, então se pedimos um requerimento para ver o gabarito, o mesmo é indeferido pelo delegado, quer dizer é negado o nosso direito de ver se realmente fomos reprovados, acho que isso deveria ser configurado como abuso de poder, perdi meu processo porque durante um ano só consegui fazer apenas 2 provas práticas, na qual reprovei que é absolutamente normal por conta do nervosismo, quando consegui marcacar o próximo exame prático que seria minha ultima chance de conseguir a minha CNH pois meu prazo estava se esgotando, simplesmente o Sr. delegado mudou a data do exame no qual meu prazo já havia estourado, fui até a delegacia da minha cidade pedir para o delegado que me liberasse para fazer aquele exame, afinal não tinha era culpa minha, mas ele foi arrogante além de não me receber no seu gabinete, não permitiu que eu realizasse o tal exame sendo assim me negou a chance de eu tirar minha habilitação nem pagando todas as reprovas ele me deixou fazer, pensei até em entrar com um mandado de segurança contra ele, mas me aconselharam não fazer porque ai sim que eu seria mais prejudicada, penso seriamente em me matricular em uma outra cidade, mas não sei se isso é possível, já pensei até em comprar uma cnh, mas não quero me arriscar, o certo mesmo seria ele me dar uma permisão para dirigir e enquanto isso eu iria tentando fazer novamente todo o processo.

  64. Stephanie escreveu:

    Bem, até que enfim estão pensando em nós condutores, eles não pensam que 12 meses é pouco para quem trabalha, estuda e ainda tem que cuidar da casa etc… Eu comecei meu processo em Março do ano passado e Março desse ano ele venceu e não consegui concluir a auto-escola já estava na aula prática e no que deu??? Em Março mesmo paguei tudo de novo fiz TUDO DE NOVO, TUDO MESMO e estou esperando minha prova prática ser realizada… Acho isso palhaçada, tudo pra ganhar mais dinheiro dos bobões aqui!

  65. dario ferreira escreveu:

    Ola, meu nome e Dario , Estou tentando tirar MINHA CARTEIRA na categoria
    “B” ( CARRO), POREM PERDIR VARIAS VEZES NO TESTE PRATICO “DE RUA”
    PRECISAREI COMPRAR O RE-LAUDO . POREM NÃO QUERIA MAIS DE CARRO E SIM DE MOTO . SE EU COMPRAR O LAUDO NA CATEGORIA “A” (MOTO) PODEREI USAR O PSICOTESTE JÁ FEITO E O EXAME TEÓRICO , OU TEREI QUE , REFAZER TUDO NOVAMENTE ?

  66. carlos eduardo escreveu:

    o que tem ser feito é permitir a tirar CNH somente apos 21 anos de idade em
    diante como era antigamente. qualquer criança hoje tira uma carteira. Naõ remova os marcos antigos.

  67. luciano escreveu:

    uma excelente iniciativa! aqui no rio onde moro ainda continua com o prazo de doze meses. o problema: a demanda para a prova prática é muito grande, muitos candidatos ficam prejudicados porque as auto-escolas não marcam a prova no tempo previsto e responsabilizam o detran! e quem acaba arcando com o prejuízo são os próprios candidatos!

  68. BRENO ABNER DE SOUZA PIO escreveu:

    CONCORDO EM AUMENTAR ATE MAIS POIS E MUITO POUCO TEMPO

  69. LUIZ Carlos Fabro escreveu:

    a melhor maneir de ser habilitado e estuar os sinais, sair aprendendo na pratica e não na teoria, similador, sera que ele conhece as atitudes dos outros motoriastas, seu estado de lucides, embriages, espirito de defenciva, e preventiva, o que se aprende na teoria, nao se esquese, a pratica e a melhor maneira de aprender, se repetir nos exames direirto de refaezer outra vez da graça, e acada aula extra uma preço aquecessivel e não este roubo de faer tudo de novo, teorico e pratico, sem prazo de validade.

  70. Stepheson Rosas Nascimento escreveu:

    Gostaria de saber se foi aprovada essa lei ?

  71. Zaira escreveu:

    Concordo com prazo maior, pois qd fiz exame médico tive um problema de saude e retomei o processo 4 meses depois, aí para sair o resultado do meu exame teórico levou quase tres meses, até fazer aulas praticas demora parea marcar exames pr[aticos, conclusão vou precisar fazer tudo de novo.Não acho justo, o proprio sistema é lento e nos atrasa.Não acho justo.É uma piada….

  72. marcos escreveu:

    concordo de aumenta o tempo de processo do detran. eu por ezemplo to fazendo moto e carro o meu processo ta terminando falta dois meses e ainda vou concluir aulas praticas de moto se termina eu passa na de carro e da moto vou ficar sem fazer a prova de percusso ,eu demorei esse tempo todo e ficou muito encima do processo por causa do meu trabalho . perdemos um dinheiro para tirar a carteira e o processo acabar depois tem que pagar tudo de novo 2 anos de processo ta muito bom e muito aluno tirando a primeira carteira de habilitaçao

  73. shirlene noronha escreveu:

    Concordo em termos, todo o processo é bem demorado. Depois da aula de legislação tem que se esperar quase um mês para iniciar as aulas práticas que deixam muito a desejar, alguns professores de autoescola não passam segurança para os alunos, e até causam um certo terrorismo. O local onde acontece o treinamento não adequado, não existem ladeiras, para aprender a estacionar passa-se muito tempo na fila de espera.

  74. Marlene Silva escreveu:

    Eu estou tirando a minha primeira habilitação ja estava fazendo direção , mas uma doença me fez parar com as aulas agora estou operada não podendo voltar as aulas e minha pauta vence dia 12 de abriu. Gostaria de saber se posso fazer alguma coisa para aumentar o meu prazo para não perder minha pauta. Alguém me ajude por favor. Muito grata.

  75. maria claret ferreira da silva escreveu:

    se eu ja fui aprovada porque minha abilitaçao nao vei so dis que ainda vai para grafica

  76. cileny freitas escreveu:

    tem que colocar em pratica ja, pois minha pauta esta vencendo nao sei, se serei aprovada. vou perde tudo que paguei e comecar do zero .E UM PECADO

  77. edineia aparecida severino escreveu:

    gente eu estou indignada….fiz auto escola aqui em curitiba no centro….nunca tive sorte com essa auto escola bello,quando passei na prova do detran eles levaram mais de 1 mes p marcar as aulas práticas, e p piorar a situação tive que pagar uma taxa de rematrícula no valor de 70 reais acreditem, se não pagasse não poderia fazer as práticas um absurdo….paguei e fiz as aulas praticas, troquei de instrutor 3 vezes…o 1 não tinha muita paciencia…o segundo razoavél e o 3 não quis me liberar tinha que comprar mais 6 aulas…como estava em cima do processo acabar e eu já estava sem grana, não tive nem oportunidade de tentar pelo menos 1 vez.E o pior está por vim p finalizar quando fui fazer a minha matricula em outra auto escola, tive uma surpresa… quando a moça puxou no sistema constou que eu tinha feito só 18 aulas praticas…como se eu passei as digitais certinho…ai fui na auto escola p ver o que estava errado, vces não sabem da maior….ela disse que foi o instrutor que não passou a digital dele, ai o detran não aceitou as minhas 20 aulas….to indiganada….não posso ser prejudicada…eu acho que o detran deveria rever melhor esse lance de digital que p mim é uma porcaria….sou mais do tempo antigo de apenas assinar e pronto, agora porque um erra o outro se ferra….estou esperando a resposta da auto escola…tomara que de certo…senão vou ter que correr atras dos meus direitos….ninguém mereçe…as auto escolas só querem saber de ganhar dinheiro…na hora de ajudar a gente eles não estão nem ai….fazem de próposito ficam enrolando p marcar as aulas,exames etc…fazem o aluno de palhaço…Não devemos ficar calados….porque tanto as auto escolas quanto ao detran só querem pegar o nosso dinheiro, um absurdo to indignadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  78. bruno escreveu:

    bom amigos todos nos temos uma opiniao sobre o assunto mais eu pessoalmente estou tentando adiquirir minha CNH eu paguei varias taxas passei em todos os processos e quando fui fazer a prova de direçao simplesmente fui reprovado de primeira eu nao achei justo pois meu dinheiro nao e capim pois capim tem um montao porai vc paga taxas e taxas vc paga empostos e sinplesmente uma falha de 1 segundo e vc nao tem chançe de tentar outra vez vou entrar na justiça contra o detran isso aconteceu com todos os alunos da mesma auto escola bom acho que 1 ou 2 tudo bem mais eles reprovarao todos nesse dia sera que vcs achao justo ficar pagando taxas e taxas pra tirar a CNH E andar correto com a porcaria da justiça do nosso brasil

  79. Tatiane Santos escreveu:

    Queria saber poque a demora na marcação do meu exame de escrita no Detran pois já terminei minhas aulas em em márcio e a auto escola que eu frequento marcou só para 18/junho/2014 são mais de três meses e ele falarão que não tinha vaga antes no Detran para poder fazer as provas mais isto pode me prejudicar pois ate eu fazer as aula de rua e se demorar para fazer o exame de rua como eu faço? vou perder tudo? pois tempo para tirar minha carteira termina em outubro e ai preciso de uma resposta por favor

  80. MARLI escreveu:

    BOA TARDE ACHO MUITO BOM AUMENTAR O PRAZO POIS O DETRAN DA MINHA CIDADE DEMORA DEMAIS PARA MARCAR A A PROVA PRÁTICA DE VOLANTE AI SE TU RODAR 3 OU 4 VEXES VENCE O ANO A TU PERDE TODO DINHEIRO INVESTIDO E OLHE QUE NÃO É POUCO, FORA O ESTRES

  81. Victoria escreveu:

    Boa noite!
    O prazo do meu curso termina em setembro. Fiz a prova dia 30/05/2014 e rodei. Hoje, dia 04/06/2014 pedi para refazer a minha prova e me foi dito na recepção que eu devo esperar o Detran liberar vagas e só assim (sem nenhum prazo de tempo) posso fazer minha prova. Queria saber se isso é possível, pois eu já pedi para fazer a prova mas a atendente disse que tem que esperar pelo Dentran, e se demorar muito? Eu posso perder todo o meu curso! A pergunta é se nesse caso o meu prazo termina mesmo em setembro.

  82. Feernando escreveu:

    Boa tarde, sacanagen do sistema de de transito levei uma muita 3 dias apos o termino da permissao para vir a definitiva até ai normal, depois d 6 meses fui alterar para C
    Paguei tudo 780 na auteração me cobrarão 200 pra acrescentar a EAR fiz as aulas reprovei 4 vezes paguei 3 vezes de 80, consegui passar e dai nao veio a cnh. Diz que devo reiniciar o processo de primeira habilitaçao, eh uma pilantragen o sistema deveria ja ter barrado antes pramim nao pagar tudo isso e perder 4 meses de enrolaçao en auto escoola…

  83. freon auto escreveu:

    freon auto…

    Blog do Trânsito » Blog Archive » Processo de habilitação pode ter prazo aumentado…

  84. david nogueira de sales filho escreveu:

    terminou meu prazo e nao passei tenho que pagar de novo

  85. Leila escreveu:

    Boa tarde, estou tirando minha primeira habilitação, fiz as todas as aulas, curso, nas aulas pratica de carro trocaram de instrutor, trocaram de carro, me deixaram sem aulas durante um periodo muito grande antes de fazer o exame. Reclamei e falaram que a agora é lei. tudo bem aceitei por ser leiga e tomei bomba. Paguei mais uma aula e as taxas referentes compradas. Passei. Enquanto isso fazia aulas de moto. e aconteceu a mesma coisa e pior ainda, fiquei sem aulas praticas depois do termino de todas as contratadas, durante 36 dias. ligava e eles cancelavam o exame. Tomei pau na de moto também. Cheguei a conclusão que a auto escola esta agindo de má fé. quer ganhar dinheiro , fazendo isso ela nos obriga a pagar mais aulas , já que ficamos um prazo muito grande sem praticar. Estou me sentindo roubada. Não vou mais fazer o exame , não tenho como pagar mais 250 reais. A auto escola que para mim era considerada top na cidade, e de boa fama, agora não indico nem para meu inimigo. eles nunca me avisam sobre os dias do exame , sempre eu que tinha que ligar um dia antes se dava para agendar. Isso é ilegal. como posso recorrer ao meus direitos se é que tenho algum nesse país? Por favor me oriente.

  86. rafael schmitz escreveu:

    Eu fiz td o processo, só falta passar na prova prática. E meu prazo vence agora fim do ano. Eu reprovei hj pela segunda vez na prova prática. Significa então q eu tenho de fazer a prova antes do fim do ano pra não perder o prazo de um ano? Aí se eu não passar na prova prática eu tenho de fazer tudo de novo? Exames, prova teórica, pagar td de novo???

  87. guilherme augusto escreveu:

    Eu fiz a prova no detran e passei mais como chegou a permissão para dirigir na auto escola nao me ligaram e fui reclama porque nao avisaram mais pedir o processo agora tenho que fazer de novo mais como eu faço???

  88. PATRICIA escreveu:

    ACHO ÓTIMO….TEM QUE VIGORAR IMEDIATAMENTE ESSA NOVA LEI…É PRA ONTÉM….MARAVILHA!!!!!

  89. Patricia S. Nick escreveu:

    Credo!!! esta publicação é de julho 2nd, 2012, e até agora NADA!! VAMOS LOGO, APROVEM !!!!NÃO É TEMPO SUFICIENTE, OS CFCs NÃO TEM ESTRUTURA PRA TANTA GENTE!

  90. mel escreveu:

    mesmo com um ano pra se tirar a cnh ainda e muito pouco tempo,o problema e a auto escola que demora pra marcar seus exames e nao tem responsabilidade com o que fazem,recentemente minha namorada pode perder a cnh dela pór estar com o prazo esgotado,infelismente a nossa lei e um caos mas o prazo poderia ser aumentado ate pra dois anos.enfim se todo mundo tivesse a coinciencia e descencia de um ser humano e honesto e descente que mesmo depois da cnh paga nao se importa em acelerar o processo pra se cumprir com a demanda do tempo,e infelismente essee e o nosso BRASILLLL……uma boa tarde a todos

  91. mel escreveu:

    mesmo com um ano pra se tirar a cnh ainda e muito pouco tempo,o problema e a auto escola que demora pra marcar seus exames e nao tem responsabilidade com o que fazem,recentemente minha namorada pode perder a cnh dela pór estar com o prazo esgotado,infelismente a nossa lei e um caos mas o prazo poderia ser aumentado ate pra dois anos.enfim se todo mundo tivesse a coinciencia e descencia de um ser humano e honesto e descente que mesmo depois da cnh paga nao se importa em acelerar o processo pra se cumprir com a demanda do tempo,e infelismente esse e o nosso BRASILLLL……uma boa tarde a todos

Deixe uma resposta